A Kia é outra marca que se prepara para responder aos recentes movimentos de montadoras aplicados sobre o segmento de sedãs médios. Só neste último mês, Honda Civic e Chevrolet Cruze foram atualizados para a linha 2020 com importantes novidades. Agora, no começo de setembro, é a vez do todo-poderoso líder Toyota Corolla receber uma nova geração, que promete revolucionar a categoria pela tecnologia híbrida de propulsão nas versões mais caras.
Vale ressaltar, nesse ponto, que os preços nesse segmento também são cada vez maiores. Enquanto Cruze e Civic começam perto dos R$ 100 mil e terminam nos R$ 130 mil (o Civic Touring, mais caro, chega a R$ 134.900), o Corolla deve custar entre R$ 100 mil e R$ 135 mil em um primeiro momento, mas ficar ainda mais salgado até o final do ano.
É aí que entra o Cerato. A ideia da Kia é oferecer a inédita geração, maior mais equipada, moderna e luxuosa que a anterior, por preços menores do que estes que são cobrados pela trinca de sedãs mais vendidos. Para se ter uma ideia, o Cerato atual, uma geração atrás dos atuais líderes, tem descontos de até R$ 8 mil e pode ser encontrado por R$ 72.990 - quase a metade do valor das versões mais caras dos rivais. A expectativa é que o valor inicial do novo fique entre R$ 90 mil e R$ 100 mil.
Calma, ainda não sabemos se o novo Cerato vai manter estratégia agressiva - na verdade, estimamos que pelo investimento em trazer a nova geração ao Brasil e pela tecnologia embarcada o preço do sedã irá subir se comparado ao atual. Só não temos, ainda, uma ideia de para quanto a etiqueta vai crescer. Até tentamos contato com algumas concessionárias para verificar, mas os vendedores ainda não têm ideia e nos disseram que ainda não passaram pelo treinamento para conhecer o novo produto.
O novo Cerato surgiu no Salão de Detroit do ano passado e ganhou visual mais esportivo, inspirado no esportivo Stinger. Por fora, faróis mais afilados e de LED, com lanternas com efeito 3D, além da silhueta mais alta e esportiva, deram um tom mais jovial ao modelo. As rodas são de liga leve aro 17", mas há uma versão GT-Line oferecida nos Estados Unidos que vem com rodas de 18 polegadas - como dissemos, ainda não sabemos como será definido o pacote de equipamentos do carro que a Kia do Brasil irá importar.
O carro também cresceu: agora são 4,64 m de comprimento (número 8,1 cm maior se comparado à medida do modelo atual). Já a distância entre os eixos e a largura seguem as mesmas: 2, 70 m e 1,80 m, respectivamente. Em altura, o carro está 3 cm mais baixo, caindo para 1,43 m. Mas é importante destacar que esse aumento no comprimento permitiu ao modelo ter maior espaço para os ocupantes e também no porta malas, que passou de 420 litros para 436 litros.
Por dentro também há importantes novidades. Arquitetura minimalista e mais moderna, como no Stinger, cria um novo conceito para a cabine. No carro norte-americano, além da forração em couro, há detalhes em plástico macio e acabamentos emborrachados e em alumínio. No centro do console o novo Cerato tem uma tela tátil de oito polegadas com navegador e conexão para Apple CarPlay e AndoidAuto. No quadro de instrumentos, ainda, existe um display digital central com informações do computador de bordo - mas não existe em nenhuma das versões dos EUA uma tela digital em TFT como a maioria dos rivais brasileiros possui.
Existem, no entanto, equipamentos e tecnologias de ponta no carro que conhecemos lá fora, como carregador de celular por indução; ar-condicionado digital de duas zonas; duas tomadas USB; teto solar elétrico; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; câmera-de-ré; sensor de chuva e faróis automáticos. No quesito segurança, sistema de frenagem de emergência, monitoramento de pontos cegos, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade e sensores e corretores automáticos de faixa.
Ainda não sabemos, embora tenhamos insistido com alguns vendedores da Kia, qual será o motor do novo Kia Cerato. Torcemos para que o carro receba o 1.6 turbo utilizado lá fora ou mesmo o 2.0 de do carro nos EUA. Por fazer parte do Grupo Hyundai, no entanto, a Kia do Brasil pode continuar utilizando, por questão de custos, o 1.6 de 128 cv que equipa a linha HB20. Desse modo, o câmbio automático de seis marchas também deve seguir o mesmo.
Uma fonte de concessionária, porém, nos avisou que o novo Cerato poderá oferecer o Theta II 2.0 aspirado de 147 cavalos e 19,4 kgf.m que equipa o carro nos EUA, que pode ser acoplado a um câmbio automático do tipo CVT.
Na Europa, importante ressaltar, o Cerato ainda tem motor com injeção direta de combustível (o GDi turbo) de 150 cavalos e 26 kgf.m de torque, que ainda pode ser ligado a uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem e sete marchas.