O novo Kicks será lançado no primeiro trimestre de 2025 e a Nissan esconde - com muita competência, diga-se de passagem - as informações sobre qual motor irá equipar o SUV médio da marca.
Ao anunciar a produção do novo Nissan Kicks em Resende, no Rio de Janeiro, a marca também confirmou que o modelo terá um novo motor produzido localmente. Desde então, nenhuma outra informação sobre esse propulsor foi revelada oficialmente, abrindo as portas para uma série de especulações.
A que faz mais sentido até o momento é que o motor será baseado no 1.0 turbo de três cilindros, flex, que equipa o Renault Kardian. A diferença estará nos números de desempenho.
No Kardian, o motor desenvolvido pela Horse desenvolve 125 cv de potência. Para quem terá um porte similar aos de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, esse número é baixo. Vale destacar, porém, o torque. Este propulsor utilizado pelo Renault gera 22,5 kgf.m, que já é um pouco mais interessante.
Nos Estados Unidos, onde já foi lançado, o novo Kicks utiliza um bloco 2.0 de quatro cilindros, aspirado e somente a gasolina, que entrega 143 cv e 19,3 kgf.m de torque. Números que estão mais em linha com os concorrentes que o carro enfrentará no Brasil.
Por isso, imaginamos um motor 1.0 turbo baseado no do Kardian, mas completamente retrabalhado para gerar mais de 140 cv e um torque na casa dos 25 kgf.m, pelo menos.
Vale lembrar que a Nissan deverá adotar no novo Kicks um câmbio automático CVT, e não um automatizado de dupla embreagem como a Renault utiliza no Kardian.
A nova geração do Nissan Kicks é maior - já que a briga vai sair dos SUVs compactos para entrar no ringue dos SUVs médios. O Nissan tem 4,37 metros de comprimento (é 5,6 cm maior que o atual), 1,80 metro de largura (4 centímetros maior), 1,63 metro de altura (2 centímetros mais alto) e 2,66 metros de entre-eixos (4 centímetros maior).
Visualmente, assim como na parte externa, o interior promete abusar de linhas retas e geométricas. O volante tem base achatada e comandos multifuncionais. E, segundo a marca, a tecnologia "Zero Gravity" dos bancos dianteiros também estará presente nos traseiros.
Na cabine, tudo será novo. Atrás do volante, o futuro Kicks é outro carro. Será mais um lançamento com duas telas digitais integradas em uma mesma peça, como vemos em alguns modelos de marcas premium, como BMW e Mercedes.
Segundo a Nissan dos EUA, onde o carro já foi apresentado, a versão de entrada terá displays de sete polegadas, enquanto as mais caras terão telas de 12,3 polegadas. A promessa é de que CarPlay e Android Auto não precisem de fio, como acontece no modelo atual.
Nos EUA, ainda, a marca afirmou que o porta-malas terá 849 litros de capacidade, mas vale lembrar que na América do Norte o padrão de medição considera o volume até o teto.