A nova geração do Mitsubishi ASX tem dado o que falar e já não é um grande mistério: a marca japonesa tem soltado teasers para criar expectativas e, agora, revelou algumas especificações do modelo - que será lançado na Europa no início do ano que vem.
A principal novidade é a chegada de inéditas versões híbridas com as mesmas tecnologias usadas nos modelos elétricos da Renault (a francesa é controladora da japonesa). Aliás, o novo ASX vai compartilhar plataforma e motores com o Renault Captur. O modelo será produzido pela própria Renault na fábrica de Valladolid, na Espanha.
Na versão equipada com o conjunto híbrido PHEV, que os franceses chamam de E-Tech, o motor será um 1.6 aspirado a gasolina, e trabalhará junto com um propulsor elétrico - a potência combinada será de 147 cv. Também haverá uma segunda versão, mais potente, com dois motores elétricos. Neste caso, a força combinada alcançará 162 cv. As baterias dos motores elétricos do novo ASX terão capacidade de 10,5 kWh, mas a marca não revelou a autonomia que serão capazes de proporcionar.
O ASX também terá, claro, versões com motorizações convencionais. Estão previstas opções 1.0 turbo com três cilindros, 92 cv e câmbio manual de seis marchas; 1.3 turbo com 142 cv e câmbio manual; e ainda uma topo de linha com 160 cv e transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem. Para o mercado europeu serão oferecidas versões com motores turbodiesel, mas as especificações não foram divulgadas.
Já o design do novo ASX promete entrar na onda do radicalismo - nem sempre bem-sucedida - que temos visto em muitos utilitários, como nas mais recentes gerações de Kia Sportage e Hyundai Creta. O modelo surgirá com frente agressiva, grade bem grande, luzes de rodagem diurna (DRLs) finíssimas junto ao capô e conjuntos óticos grandes nos cantos do para-choque.
Outros detalhes estpeticos que sobressaem são as caixas de roda bem arredondadas e o forte caimento do teto na parte traseira, conforme mostra bem a imagem publicada pelo site kolesa.ru que mostramos aqui. Por fim, lá atrás a inscrição "Mitsubishi" virá bem grande, na tampa do porta-malas.
A vinda deste novo ASX para o mercado brasileiro é incerta. Aqui o ASX original saiu de linha em 2021 e o Outlander Sport entrou em seu lugar. Só que o Outlander Sport é nada mais que o próprio ASX repaginado e poderia ser substituído, lá para 2024 ou 2025, por essa nova geração.