Previsto para meados de 2020, o novo Peugeot 208 já roda em testes pelo Brasil. Dois exemplares da segunda geração do compacto foram fotografados camuflados pelo leitor Bruno Licarião, na rodovia Presidente Dutra. O hatch será produzido na Argentina, mas não matará a atual geração, que continuará sendo feita em Porto Real (RJ).
O novo 208 será baseado no que já roda na Europa e promete deixar o modelo que conhecemos bem para trás em termos de estilo. Chama a atenção pela carroceria repleta de vincos e superfícies talhadas. Na frente, destaque para o conjunto ótico: os faróis trazem três seções de luzes na diagonal e uma régua de LED invade a extremidade do para-choque, como se fosse uma luz contínua.
A grade escura forma um trapézio que se espalha pelo para-choque e traz o leão da marca francesa cromada. Acima, o número do modelo na ponta do capô, que tem caimento abaulado na ponta, com duas cavidades. Na traseira, a lógica do trio de luzes paralelas se mantém nas lanternas e a tampa do porta-malas é "quebrada" por um vinco.
Para o Brasil, o futuro 208 vai manter o motor 1.2 Pure Tech nas versões de entrada, mas a PSA Peugeot Citroën quebra a cabeça quanto à motorização para as configurações mais caras, que brigarão no tal segmento compacto premium.
Isso porque o 1.6 16V já está cansado e o 1.6 THP (turbo com injeção direta) é muito caro. Já o 208 brasileiro permanecerá no mercado em versões mais baratas e apenas com o propulsor 1.2.