Os Renault Sandero e Logan sairão de linha no Brasil até 2024 para dar lugar a modelos de categorias superiores (provavelmente SUVs compactos), mas a marca francesa tem testado a nova geração do hatch no Brasil. Um protótipo do novo Stepway (versão aventureira do Sandero) foi flagrado por um seguidor do perfil no Instagram Mentiras Automotivas (@mentirasautomotivas).
Embora a Renault tenha confirmado recentemente que investirá em modelos de maior valor agregado, existe a possibilidade de o Sandero sobreviver no Brasil somente na variante Stepway, que é tratada pela marca como um produto diferente, um crossover compacto.
Existe também a hipótese de o novo Stepway ser apenas uma “mula” para os futuros modelos que a Renault pretende vender no Brasil nos próximos anos. Usar um carro para testar componentes e sistemas que serão aplicados em outros modelos é uma prática comum entre os fabricantes.
Em novembro de 2021, o CEO do Renault Group, Luca de Meo, foi categórico ao dizer que a empresa desenvolve uma nova gama de veículos em nível mundial para se posicionar em segmentos mais altos “e o mesmo vai acontecer no Brasil”, afirmou.
De Meo chegou a confirmar que Sandero e Logan serão comercializados no mercado brasileiro por mais dois ou três anos, e sairão de cena para dar lugar a modelos mais caros. O executivo não deu detalhes sobre os novos carros, mas afirmou que serão produzidos a partir da plataforma modular CMF-B, que será a base da próxima geração dos SUVs Captur e Duster, adaptada para receber eletrificação.
Em 2022, após lançar o Duster com motor 1.3 turboflex, a Renault apresentará também a picape Oroch reestilizada e o Kiger, o pequeno crossover derivado do Kwid.
Além do visual mais moderno, o hatch aventureiro passou a ser feito a partir da plataforma do novo Renault Clio para atender aos requisitos dos testes de segurança europeus. Embora tenha uma proposta de carro barato para os padrões da Europa, o novo Stepway é equipado com central multimídia de 8 polegadas, ar-condicionado com comandos digitais, freio de estacionamento elétrico e pode até receber teto solar entre os opcionais.
O motor do novo Stepway é o SCe 1.0 turbo de três cilindros a gasolina, que entrega 90 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque. O propulsor pode ser combinado ao câmbio manual de seis marchas ou automático CVT.
A Dacia, marca romena pertencente à Renault, informa que o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos e atinge velocidade final de 163 km/h. O desempenho pode não ser dos mais animadores, mas o consumo médio de até 16,2 km/l é interessante.