O canal de notícias da Webmotors

Novo SUV da Volkswagen tem item que chama atenção

Flagra feito pelo WM1 do novo Volkswagen Tera revela que tela da central multimídia pode ter novo posicionamento

por Marcelo Monegato

O flagra do Volkswagen Tera feito na terça-feira (17) pela equipe de reportagem do WM1 revelou algo a mais que poderá ser uma das grandes atrações do novo SUV de entrada da marca alemã, que será lançado oficialmente no Brasil no primeiro semestre de 2025 - provavelmente em abril.
Ao fotografar o carro na estrada, chamou a atenção do jornalista Rodrigo Ferreira uma tela elevada no painel frontal, dando a entender que o Tera poderá trazer, de forma inédita em um veículo da Volkswagen, uma central multimídia em uma nova posição. Atualmente, todos os carros da Volks têm a multimídia localizada onde tradicionalmente fica o rádio dos veículos mais antigos.
Não foi possível constatar, porém, se a tela será maior ou menor que as 10 polegadas da multimídia que hoje equipam Nivus e Polo, os futuros irmãos do Tera.

Apesar de um possível novo posicionamento da tela, a central multimídia continuará sendo a VW Play, desenvolvida localmente para os mercados da região da América Latina, e que estreou junto com o Nivus em 2020.
Ofertas de Volkswagen Nivus na Webmotors

Tera: o que já sabemos do novo SUV da Volkswagen?

O Volkswagen Tera será lançado no primeiro semestre de 2025. No entanto, de acordo com apuração da equipe de reportagem do WM1, a chegada do SUV de entrada da marca está projetada para abril. Sua fabricação será na planta de Taubaté, no interior de São Paulo, região onde flagramos o Tera camuflado.
Suas medidas serão inferiores às do Nivus, estando muito mais próximas do Polo. Os dois modelos - e assim como será o Tera - são montados sobre a plataforma MQB-A0, e tem 2,56 metros de distância entre os eixos. A diferença, porém, é que o Nivus, por ter balanços dianteiro e traseiro maiores, acaba sendo mais comprido: 4,26 metros contra 4,07 metros.
O design é algo que é mantido em segredo, tanto que o flagra feito pelo WM1 é de um Tera ainda completamente camuflado. Apesar da maquiagem pesada, é possível analisar que as linhas do SUV estarão próximas às do novo Nivus, com uma dianteira com faróis afilados e grade inferior ampla.

Na traseira as lanternas também serão afiladas e interligadas por uma barra preta, como acontece com T-Cross e com o próprio Nivus. Pelas imagens uma leve queda cupê da coluna C é relevada, assim como um spoiler no topo do vidro traseiro. Também podemos esperar um para-choque grande com plástico imitando um difusor.
Na lateral, com a intenção de dar uma impressão de um carro de segmento superior, as rodas são grandes, a linha de cintura elevada, e a área envidraçada mais reduzida. Barras no teto também ajudam a deixar o Tera maior.
Os motores e câmbios que serão usados no novo SUV da Volkswagen não foram divulgados. Mas podemos especular que as opções seguirão as que o Polo oferece atualmente.
Então estamos falando de motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, com câmbio manual nas versões de entrada (foco total em vendas diretas, onde o Polo é muito forte atualmente com a versão Track); e motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, com câmbio automático de seis marchas.

A maior dúvida é em torno da possibilidade de o Volkswagen Tera ter uma configuração com motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, mas com transmissão manual. Essa versão é oferecida no Polo, e poderia ser uma excelente opção para brigar diretamente com a versão de entrada do Renault Kardian, que tem exatamente a mesma configuração.
Aproveitando o Kardian, vale destacar que o Tera, além do Renault, terá como rivais diretos o Fiat Pulse e o Citroën Basalt.
Oferta Relacionada: Marca:VOLKSWAGEN Modelo:POLO

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas