Ao fotografar o carro na estrada, chamou a atenção do jornalista Rodrigo Ferreira uma tela elevada no painel frontal, dando a entender que o Tera poderá trazer, de forma inédita em um veículo da Volkswagen, uma central multimídia em uma nova posição. Atualmente, todos os carros da Volks têm a multimídia localizada onde tradicionalmente fica o rádio dos veículos mais antigos.
Não foi possível constatar, porém, se a tela será maior ou menor que as 10 polegadas da multimídia que hoje equipam Nivus e Polo, os futuros irmãos do Tera.
Apesar de um possível novo posicionamento da tela, a central multimídia continuará sendo a VW Play, desenvolvida localmente para os mercados da região da América Latina, e que estreou junto com o Nivus em 2020.
Ofertas de Volkswagen Nivus na Webmotors
Tera: o que já sabemos do novo SUV da Volkswagen?
O Volkswagen Tera será lançado no primeiro semestre de 2025. No entanto, de acordo com apuração da equipe de reportagem do WM1, a chegada do SUV de entrada da marca está projetada para abril. Sua fabricação será na planta de Taubaté, no interior de São Paulo, região onde flagramos o Tera camuflado.Suas medidas serão inferiores às do Nivus, estando muito mais próximas do Polo. Os dois modelos - e assim como será o Tera - são montados sobre a plataforma MQB-A0, e tem 2,56 metros de distância entre os eixos. A diferença, porém, é que o Nivus, por ter balanços dianteiro e traseiro maiores, acaba sendo mais comprido: 4,26 metros contra 4,07 metros.
O design é algo que é mantido em segredo, tanto que o flagra feito pelo WM1 é de um Tera ainda completamente camuflado. Apesar da maquiagem pesada, é possível analisar que as linhas do SUV estarão próximas às do novo Nivus, com uma dianteira com faróis afilados e grade inferior ampla.
Na traseira as lanternas também serão afiladas e interligadas por uma barra preta, como acontece com T-Cross e com o próprio Nivus. Pelas imagens uma leve queda cupê da coluna C é relevada, assim como um spoiler no topo do vidro traseiro. Também podemos esperar um para-choque grande com plástico imitando um difusor.
Na lateral, com a intenção de dar uma impressão de um carro de segmento superior, as rodas são grandes, a linha de cintura elevada, e a área envidraçada mais reduzida. Barras no teto também ajudam a deixar o Tera maior.
Os motores e câmbios que serão usados no novo SUV da Volkswagen não foram divulgados. Mas podemos especular que as opções seguirão as que o Polo oferece atualmente.
Então estamos falando de motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, com câmbio manual nas versões de entrada (foco total em vendas diretas, onde o Polo é muito forte atualmente com a versão Track); e motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, com câmbio automático de seis marchas.
A maior dúvida é em torno da possibilidade de o Volkswagen Tera ter uma configuração com motor 1.0 turbo de três cilindros, flex, mas com transmissão manual. Essa versão é oferecida no Polo, e poderia ser uma excelente opção para brigar diretamente com a versão de entrada do Renault Kardian, que tem exatamente a mesma configuração.
Aproveitando o Kardian, vale destacar que o Tera, além do Renault, terá como rivais diretos o Fiat Pulse e o Citroën Basalt.
Comentários