Você já leu aqui no WM1 que a Toyota prepara uma ofensiva de SUVs compactos para o Brasil. Além do modelo baseado no Daihatsu Rocky, a marca japonesa também lançará o Yaris Cross no começo de 2024. Acontece que esse crossover baseado na reestilização de meia vida do hatch só será vendido com motor híbrido flex.
Isso porque o Toyota Yaris Cross chegará dentro do novo planejamento do fabricante para o mercado brasileiro. Até 2027, a marca quer ter apenas modelos eletrificados no país, conforme revelou Masahiro Inoue, presidente da montadora na América do Sul e Caribe, em entrevista ao site Autoindústria.
O futuro Toyota Yaris Cross brasileiro será produzido em Sorocaba (SP) e ficará posicionado entre o Daihatsu Rocky e o Corolla Cross. O modelo usará a plataforma TNGA-B, uma variante da arquitetura modular do Corolla para modelos compactos. O conjunto híbrido flex será o mesmo do sedã e do utilitário esportivo médios: motor 1.8 flex aspirado, propulsor elétrico e câmbio CVT que resultam em uma potência combinada de 123 cv.
O crossover compacto da Toyota deverá ter tamanho parecido com o modelo que circula por mercados asiáticos. São 4,19 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Se fosse lançado hoje, teria preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil para concorrer com Hyundai Creta, Jeep Renegade, Volkswagen Nivus, entre outros.