O novo Volkswagen Polo estreia em breve no mercado brasileiro. Mas as linhas definitivas do hatch reestilizado, que eram um mistério, acabaram reveladas de uma forma inusitada: pelas imagens de registro do desenho do modelo no Instituto Nacional de la Propiedad Industrial (INPI) da Argentina.
As imagens confirmam o que todo mundo esperava para a dianteira. O Polo brasileiro vai realmente seguir as linhas adotadas pela Volkswagen no carro europeu em 2021, com novos para-choque, grade frontal, e faróis principais (embora com arranjo de luzes distinto) e de neblina.
Já na traseira, as imagens de registro na Argentina mostram mudanças bem mais tímidas. Sem o prolongamento das lanternas na tampa do porta-malas do Polo europeu reestilizado, as única mudanças aparentam ser o arranjo interno de luzes e o novo para-choque, que tem desenho diferente do visto no modelo europeu e agrega a presença de elementos refletivos.
A Volkswagen vai aproveitar o lançamento do novo Polo para fazer também a mudança na gama de motores, com a chegada de uma nova especificação do motor 1.0 TSI (com 105 cv e câmbio manual) para ocupar o espaço deixado pela saída do motor 1.6 16V. Números oficiais do Inmetro botam o hatch com a nova motorização como um dos carros mais econômicos do Brasil.
A versão esportiva GTS será mantida com o motor 1.4 de 150 cv. A motorização 1.0 MPI, por sua vez, se tornará exclusiva do Polo Track, modelo que estreia em 2023 com produção em Taubaté (SP) e que terá um visual diferente das versões mais caras para roubar do Gol o posto de automóvel de entrada da Volkswagen no Brasil.