O novo Tiguan Allspace será mostrado mundialmente no próximo dia 12, com o início da pré-venda em alguns mercados nas semanas seguintes. O SUV alongado vendido nas Américas e no Velho Continente é feito em Puebla, no México. Com isso, tudo leva a crer que a atualização não deverá demorar para chegar em solo brasileiro.
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Como será o novo Tiguan Allspace
O teaser revelado pela fabricante, que você confere nesta página, mostra que o SUV pouco muda na traseira. A maior concentração de alterações visuais está na dianteira, que será remodelada igual a versão do carro com cinco lugares. Segundo a Volks, atualmente a configuração alongada Allspace responde por 55% da procura global do modelo.Em termos de conteúdo, o novo Tiguan Allspace deve receber as mesmas novidades que o Tiguan de cinco lugares ganhou na metade do ano passado. Lá fora, o carro passou por uma reformulação e, resumidamente, ganhou reestilização visual baseada no desenho do Golf 8, versões com sistema híbrido e até uma configuração mais esportiva, que carrega o emblema "R" na carroceria.
Isso posto, uma das novidades por aqui pode ser a configuração híbrida plug-in (recarregável em tomada), batizado lá fora de eHybrid - para competir contra as novidades "sustentáveis" que ganham cada vez mais força no segmento de carros de luxo. Segundo a Volks, nessa versão, o Tiguan Allspace consegue acelerar até 130 km/h e rodar 50 km sem gastar combustível.
Seu conjunto é formado pelo motor 1.4 TSI de 150 cv combinado a outro elétrico, de 115 cv - que, juntos, rendem 245 cv (atenção: a potência final não é a soma das potências dos dois motores). Essa configuração também oferece um modo de condução mais esportivo, classificado como GTE.
Tiguan Allspace R?
Outra novidade do Tiguan 2022 que pode ser replicada no Allspace é a versão esportiva R, que troca o conjunto 1.4 pelo 2.0 TSI mais arretado do Golf R, preparado para chegar a 320 cv (contra 220 cv do atual R-Line). Nessa configuração, a tração integral tem diferencial central para distribuição e vetorização de torque. São seis modos de condução: Race, Sport, Comfort, Individual, Offroad e Snow.
Nessa opção, inclusive, o carro oferece controle dinâmico de chassi, suspensões mais baixas em 1 cm, rodas de 21" (nas outras variam de 17" a 20") e até um escapamento esportivo da Akrapovic como opcional lá fora. O câmbio é sempre automático de oito marchas - acreditamos que o valor dessa versão o colocaria fora do limite permitido para que o SUV mantivesse competitividade no nosso mercado.
E qual vem para cá?
Acreditamos que a configuração Allspace R-Line com o motor 350 TSI seja a que irá se manter no mercado brasileiro. Mas também apostamos que acima dessa versão a Volks possa trazer a variante híbrida do carro justamente para filar parte do mercado que demonstra grande interesse nos modelos sustentáveis.
Mas quando? As novidades podem começar a desembarcar por aqui ainda este ano, possivelmente no final do segundo semestre, mas o razoável número atual de vendas do Tiguan 350 TSI (que devem diminuir após a chegada do Taos) pode fazer com que isso demore mais um pouco - ou seja, ficar para o primeiro semestre do ano que vem.
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