A segunda geração do Onix, o carro mais vendido do Brasil desde 2015, chega no final deste ano ao Brasil e promete ser uma das grandes estreias do ano. O lançamento começa nesta semana com a apresentação da configuração sedã, que vai se chamar Onix Plus - e não vai "matar" as configurações de entrada do atual Prisma, que seguirá sendo vendido na versão "Joy".
Mas como será o desenho desse "novo Prisma"?
Alguns flagras e até teasers da GM nos revelaram que o sedã terá a mesma identidade visual que o carro vendido na China, que podemos ver nas fotos desta reportagem. A frente, mais globalizada, tem um farol que até pode remeter a modelos de outras marcas, mas o desenho da grade dividido por um friso com a gravatinha da Chevrolet (formando uma espécie de "bocona") e o detalhe de LED na parte inferior (que devem estar nas versões de topo) mostram um conjunto bem harmonizado e moderno.
De modo prático, o novo Onix vai ganhar um traço visual dianteiro parecido com o da nova geração do Tracker, que também vai receber uma nova geração baseada nest novo conceito de design mais globalizado - o SUV deve ser lançado em 2020.
Olhando para o Onix Plus de lado, um vinco que nasce nos faróis e começa a cair depois da maçaneta da porta dianteira eleva a linha de cintura do sedã, certamente para parecer maior do que é. Já na traseira, as lanternas serão seccionadas e têm design agressivo, dando um aspecto esportivo - e lembrando um pouco também o novo Kia Cerato. O posicionamento da gravatinha no centro da tampa do porta-malas, deixando o espaço para a placa na parte inferior do para-choque, reforça essa sensação de sobriedade.
Por dentro, olhando para o painel do carro chinês, vemos que ele será mais um modelo vendido no Brasil a adotar a chamada tela central "flutuante", posicionada na parte de cima do centro do console. Além disso, o volante também deverá ter base achatada, outra tendência atual de mercado, e os comandos do ar-condicionado serão posicionados em frente à manopla de câmbio, em uma parte inferior do console. Já os vincos do painel seguirão o design externo e serão marcantes e conectados até mesmo com as quadro saídas de ar. O quadro de instrumentos, por fim, deverá ter dois grandes mostradores analógicos nas extremidades e uma tela digital central com informações da condução.
O Onix Plus também deverá receber a tecnologia de wi-fi à bordo em uma configuração de topo, que deverá se chamar Premier, assim como já faz o Cruze. Os preços do novo modelo devem ficar entre R$ 65 mil e R$ 80 mil - no entanto, também são esperadas até o final do ano versões com motor aspirado, que serão mais baratas e voltadas a frotistas.