A Ford confirmou o lançamento da nova geração da Ranger Black. E ponto, já que o 'sim' da marca não foi acompanhado da divulgação da ficha técnica, preço ou de outras informações a respeito da nova versão da picape média.
A boa notícia é que a equipe do WM1 foi convidada pela Ford para ver de perto um exemplar da Ranger Black destinada ao mercado brasileiro. O contato foi bem breve, com o carro trancado e os vidros bem escurecidos.
Mas já deu para descobrir alguns detalhes da picape. Inclusive, a respeito do conjunto mecânico. Confira a seguir o que já sabemos sobre a nova Ford Ranger Black.
Com certeza você já sabe que a Ford Ranger é produzida na Argentina, né? E por lá, a marca do oval azul já comercializa a versão Black da picape. O visual escurecido é o mesmo da picape que será vendida aqui no Brasil.
A grade cromada deu lugar a uma peça com pintura grafite. Mesmo tom usado nas rodas de 18 polegadas e no Santo Antônio, que até então era item exclusivo da versão de topo Limited. O carro mostrado em Tatuí tinha ainda uma capota marítima. Item que é acessório no restante da linha.
Na Argentina, a Ranger Black é vendida com o motor 2.0 turbo diesel de 170 cv, câmbio manual de seis marchas e tração 4x4. Uma combinação presente por aqui apenas na versão XL, porém mais comum - e aceita - no país vizinho.
No Brasil, a Black terá um conjunto mecânico exclusivo e mais adequado ao nosso mercado, com o mesmo motor 2.0 da picape argentina, mas com câmbio automático de seis marchas e tração apenas nas rodas traseiras. Duvida? Além da ausência do logo V6 na lateral, confira abaixo a foto da suspensão dianteira.
A Ranger Black terá o conjunto mecânico da versão XLS 2.0 4x2, que saiu de cena no lançamento da linha 2025. Mas o posicionamento será diferente. É que a finada era mais barata até que a Ranger XL, que tinha cara mais espartana, mas combinada com a tração nas quatro rodas.
Considerando o visual mais incrementado, o conteúdo, e o posicionamento da Ranger Black na geração passada, diria que a nova picape chega com preço em torno de R$ 260 mil. Pouco abaixo da XLS 2.0 4x4, que parte de R$ 264.490.
Nessa faixa de preço, a Ranger Black brigará com as configurações turbo diesel da RAM Rampage - que tem motor de 170 cv - e com as versões de entrada dos concorrentes Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
A ausência da tração 4x4 - presente em todos os concorrentes - pode parecer um ponto negativo da Black. Mas a picape da Ford será uma opção interessante para quem busca uma picape de visual caprichado e vai rodar a maior parte do tempo na cidade.