No ano passado a General Motors anunciou que seu investimento bilionário seria, entre outros fins, para a produção de uma nova picape em São Caetano do Sul (SP), no lugar da finada Chevrolet Montana, na mesma planta onde atualmente também são fabricados os modelos Tracker e Spin - e onde também eram feitos Joy e Joy Plus (a geração antiga do Onix), que saíram de linha no início deste ano.
Embora a empresa ainda não tenha revelado muitos detalhes, conseguimos informações sobre a nova picape (que herdará o nome Montana) com fontes ligadas à fabricante. A principal delas é a de que utilizará a plataforma do Tracker, a mesma de Onix e Onix Plus, conhecida pela sigla GEM. Esta semana, inclusive, a nova Chevrolet Montana pareceu cheia de camuflagem pelas ruas de São Paulo.
Isso já é fato: a novíssima picape da GM chegará com porte e proposta maior para encarar a grande personagem deste segmento de picapes intermediárias, a Fiat Toro - que mudou de linha e ganhou novidades no ano passado. Aqui, vale lembrar que além do carro da Stellantis, outras duas promessas da categoria também devem surgir em breve: Hyundai Santa Cruz e VW Tarok - picape da marca alemã que poderá ser fabricada na Argentina.
Colocamos dessa maneira porque a recém-lançada Ford Maverick, ao nosso ver, não briga tanto assim contra os modelos desse segmento de picapes intermediárias, já que tem preços em um patamar superior. A característica do modelo do oval azul que bate com essas outras picapes é o fato de tentar trazer o conforto de carro de passeio, por isso, já produzimos uma reportagem em que comparamos Ford Maverick e Fiat Toro, líder do segmento.
O modelo inédito que foi alarmado pela Chevrolet faz parte do ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões anunciado pela marca para o Brasil no começo de 2021. Segundo a GM, a picape está ainda servirá para "ampliar a presença da marca Chevrolet no próspero segmento de picapes".
Data de estreia? Possivelmente, no segundo semestre deste ano, de acordo com nossas fontes. Vale destacar, também, que a futura Montana deverá utilizar o motor 1.2 turboflex que vemos no Tracker e pode, até, oferecer sistema de tração 4x4, embora isso ainda não esteja definido também. Mas sua estreia já é certa, já que o modelo será exportado para outros mercados latino-americanos.
A fábrica de SCS já se prepara para a produção do novo modelo, que acontecerá justamente no espaço que era destinado à picape pequena que conhecíamos há uma década.
O fim da participação da GM no segmento de picapes pequenas, amplamente dominado pela Fiat Strada (que tem 80% de participação), também pode ser justificado pelo desempenho acanhado da Montana antiga no mercado - foram só 2.182 unidades no ano passado, contra incríveis 109.107 do modelo da Stellantis, que também foi o automóvel mais vendido do Brasil.