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O que sabemos do novo SUV compacto da Renault?

Utilitário esportivo poderá vir com motor 1.0 turbo e porte para brigar com rivais como Volkswagen Nivus e Fiat Pulse

por Lucas Cardoso

As informações sobre o novo SUV compacto da Renault se acumulam desde que a marca confirmou a chegada do novo modelo, ainda em março. Inédito, o modelo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, e vem para brigar com concorrentes como o Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse - que foi o SUV mais vendido no Brasil em abril. Ah, e o novo carro não é o da foto que abre essa reportagem, acima - que é o Megane europeu -, mas o modelo deve ter seu visual inspirado nele.
Apesar de ter poucas informações divulgadas oficialmente, o modelo já foi flagrado nas ruas montado sob a carroceria do Sandero. A expectativa é de que o novo SUV compacto chegue para cobrir o espaço que os hatches já não têm ocupado nas vendas da marca. Para se ter uma ideia, o Sandero foi apenas o 40º carro de passeio mais emplacado do país até abril deste ano, segundo ranking da Fenabrave.
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O que sabemos sobre o novo SUV da Renault?

O novo SUV da Renault ainda não tem nome definido, mas já é certo que será fabricado sobre a mesma plataforma modular CMF-B usada como base da nova geração do Sandero europeu, que, aliás, não virá ao nosso mercado.

Por ser uma plataforma mais atual, a CMF-B está adaptada a novas tecnologias de segurança como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem  autônoma de emergência, assistente de estacionamento e de permanência em faixa. A estrutura também permite, por exemplo, que o modelo tenha versões híbridas e futuramente elétricas.
Para competir com os rivais Nivus e Pulse, o modelo deve contar com medidas parecidas às deles. Nesse sentido, é esperado que tenha cerca de 4 metros de comprimento.

Motor turbo

O SUV novo também deve estrear os motores 1.0 turbo, de três cilindros, que vêm sendo produzidos na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Instalado sob o capô do Clio e do Megane europeu, esse motor entrega duas potências: 90 cv e 115 cv. Para combater os rivais, que tem 130 cv (Pulse) e 120 cv (Nivus), a expectativa é que apenas a maior cavalaria seja oferecida no SUV compacto nacional. A conversão do motor à tecnologia flex pode elevar ainda mais essa capacidade e aproximá-lo dos concorrentes.

A adoção de câmbios CVT em modelos como Duster e Captur também indicam a possível combinação do sistema com o motor turbo por aqui. A medida deve ajudar na economia de combustível do utilitário esportivo.
Outra alteração esperada para o modelo será no quesito design e nível de acabamento. A Renault já tem atualizado seus produtos com base no Plano Renaulution que visa a produção de carros de maior valor agregado e que tragam retorno financeiro para a montadora francesa. O visual dianteiro pode ser inspirado no Megane E-Tech europeu, mas nada está confirmado pela marca.

Ao que tudo indica, o lançamento ainda está distante de acontecer por aqui. Apesar disso, pelo andamento dos testes, é possível que o SUV compacto surja oficialmente até o fim deste ano.
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