Você que foi ou esteve no Festival Interlagos Carros 2024 sabe: a unidade do GR Yaris que encantava o estande da Toyota no evento não estava lá por acaso.
A Toyota testava a aceitação do público. E parece que deu certo. Depois do relativo sucesso do GR Corolla, lançado na edição do ano passado e presente até hoje em nosso mercado - importado em pequenos lotes, mas especiais -, a Toyota decidiu trazer, no ano que vem, o GR Yaris ao Brasil.
A informação vem de uma fonte ligada à marca e foi confirmada nesta semana pela revista Quatro Rodas. Ele fará parte de um plano da marca que manterá o GR Corolla em linha e lançará no primeiro semestre do ano que vem o SUV Yaris Cross, outra grande promessa da empresa.
Para deixar claro: o GR Yaris não vai substituir o GR Corolla (que hoje custa R$ 416.990). Eles irão conviver, mesmo compartilhando o conjunto mecânico - um motor de três cilindros turbo de 1,6 litro capaz de entregar até 304 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque, controlado por um sistema de tração integral capaz de jogar toda a força às rodas traseiras, se necessário.
O câmbio manual de seis marchas é um dos pontos em questão: a marca estuda trazer uma caixa de transmissão automática de oito velocidades para seu lugar.
E quando falamos "estuda", significa que clínicas e estudos têm sido feitos. A Toyota tem vários GR Yaris no Brasil há algum tempo - e a maior prova é a unidade exposta no evento.
Como a ideia é lançá-lo somente daqui a um ano, é praticamente certo que o GR Yaris já venha com o visual reestilizado. Ele terá novos para-choques e lanternas conectadas por uma barra iluminada. Na cabine, espere por um ótimo nível de tecnologia e por reajustes pontuais para uma tocada ainda mais divertida do que o modelo atual já pode entregar.
O carrinho é menor que o Corolla, o que faria dele um esportivo compacto ainda mais interessante que o modelo "maior", até por toda a otimização que ele irá receber para adaptar o novo câmbio.