A Hyundai quer uma picape no Brasil. Isso não é segredo para ninguém e relativamente óbvio para quem tem pretensões claras de ganhar cada vez mais espaço por aqui. No entanto, o fato de a marca sul-coreana não dar pistas sobre a futura caminhonete permite especulações em torno de qual modelo será vendido em nosso mercado.
O primeiro nome que aparece na cabeça de todos é o da Santa Cruz, picape do porte de Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage, e que é vendida nos Estados Unidos.
O WM1 consultou algumas fontes próximas à Hyundai sobre a possibilidade de a caminhonete que é sucesso em solo norte-americano ser vendida no Brasil, e todas negaram categoricamente qualquer chance.
De acordo com elas, a Santa Cruz é uma picape desenvolvida exclusivamente para os EUA, e sua importação para o Brasil a tornaria muito cara, especialmente neste momento em que o Real está desvalorizado frente ao Dólar. Ou seja, inviável para um produto que tem o objetivo de trazer volume de vendas.
Na realidade, a Hyundai sempre negou a Santa Cruz. No período em que anunciou as chegadas de Palisade e Ioniq 5 ao Brasil, a picape foi cogitada e imediatamente negada pela montadora.
Fala-se muito também de uma picape do Creta. Pelo o que apuramos, o SUV médio não deverá ser a base para uma nova picape. O mais provável é que a Hyundai desenvolva algo novo.
Para isso, uma das possibilidades é que a recém firmada parceria com a Chevrolet para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias resulte em uma caminhonete para o mercado brasileiro, e também para a América Latina.
Não se sabe se será uma picape intermediária ou média. Analisando o crescimento do mercado das intermediárias e o fato de o segmento das médias ser tradicionalista e pouco aberto a novos produtos - há anos é dominado por Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 -, desenvolver uma irmã da Chevrolet Montana pode ser uma saída interessante.
Opine: uma picape da Hyundai para competir com Rampage, Toro e Maverick seria uma boa para o mercado brasileiro?