A produção nacional de uma nova picape média da RAM está cada vez mais perto de ganhar as ruas. Chamado, por enquanto, de RAM 1.200, o modelo da marca do grupo Stellantis já faz testes de rodagem no país - mas camuflada e, acreditem, sob uma carroceria de sedã!
Essa estratégia não é novidade para as marcas do grupo. A Fiat mesmo já fez isso tempos antes de lançar a Toro, ao usar a carroceria de um Linea como "mula" para testar os componentes da picape intermediária e validar seu powertrain.
Os testes com a RAM 1.200 teriam o mesmo objetivo de validar componentes e motorização, o que pode indicar uma fase intermediária no processo de lançamento da picape. Isso corrobora o que foi dito pelo presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Fiolsa recentemente, quando deixou claro o interesse de produzir novos modelos no país. A fala de Filosa aconteceu durante o 4º Congresso Latino-Americano de Negócios da Indústria Automotiva, organizado pela editora AutoData.
A estratégia, dadas as devidas proporções, deverá ser a mesma usada pela Jeep, que era importadora e se transformou em uma montadoras nacional de porte respeitável com a produção do Renegade no Brasil.
A produção da RAM 1.200 no país deverá ser feita na planta da Jeep em Goiana (PE). Lá já são feitos os modelos Compass, Renegade e Commander, e também a Fiat Toro.
Aliás, a chegada da produção local é fortalecida pelo grande sucesso da Toro no país. Vale lembrar que, desde que foi lançada, a picape intermediária monobloco se tornou um dos principais produtos da Fiat.
Nessa pegada, é esperado que a RAM 1.200 siga pelo mesmo caminho, combinando o visual agressivo inspirado nos das irmãs maiores 1.500, 2.500 e 3.500, mas com porte médio. A ideia seria competir com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger, entre outras.
Sabe-se que uma eventual RAM 1.200 nacional seria montada sobre a mesma plataforma monobloco Small Wide da Toro e também dos Jeep Renegade, Compass e Commander, mas com dimensões um pouco maiores. Demais detalhes sobre a picape ainda são apenas especulações. Ainda não se sabe, por exemplo, qual será o motor - ou os motores - da picape. Na lista de possibilidades estão o Tiger Shark 2.0 turbo flex, o 2.2 Multijet turbodiesel e um 1.5 turbodiesel de três cilindros.