Picapes que devem ser lançadas no Brasil em 2023

Fizemos uma lista com 7 possíveis lançamentos de picapes que podem - e devem - estrear em nosso mercado no ano que vem

  1. Home
  2. Segredos
  3. Picapes que devem ser lançadas no Brasil em 2023
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2023 espera por diversos lançamentos e será movimento para o setor automotivo. E picapes serão assunto quente no ano que vem, mais uma vez.

Fizemos uma lista com 7 modelos da categoria que devem estrear no país no ano que se aproxima. Mas pode ser que venham mais (ou menos, claro).

Não incluímos as picapes intermediárias da Volkswagen e da Hyundai na seleção (Tarok e Santacruz, respectivamente), mas existe ainda uma chance de que ambas apareçam por aqui.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

As picapes que vêm por aí em 2023

1. Fiat Landtrek

A Fiat vai lançar uma picape média em 2023 para combater modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok, entre outras. Ela já está confirmada.

Será baseada na Peugeot Landtrek, um modelo que já existe lá fora e que chegou a ser cogitado para nosso mercado. Mas ainda não está confirmado que o nome será Fiat Landtrek, importante dizer.

A importação deverá vir do México, onde a picape é produzida. Por lá, usa motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 1.9 turbodiesel de 150 cv e câmbio manual - algo meio sem sentido por aqui.

Fiat Landtrek é um dos lançamentos previstos para 2023 - modelo, médio, foi desenvolvido pela Peugeot
Crédito: Reprodução/JM Design
toggle button

2. Chevrolet Silverado

A GM deve anunciar por aqui em 2023, depois de mais de 25 anos, o retorno da Chevrolet Silverado. A picape deve desembarcar para fazer frente à RAM e à Ford F-150, outra especulada para voltar.

Antes uma picape de porte médio para grande, a nova Silverado vendida nos Estados Unidos, de onde virá importada, é gigante e promete ser posicionada acima do atual line-up da S10, que hoje varia de preço entre R$ 249.230 e R$ 320.360.

Chevrolet Silverado é um dos modelos de picape que deve voltar a ser vendido no Brasil em 2023
toggle button

3. Ford Maverick híbrida

A Ford terá três lançamentos no segmento de picapes no ano que vem - o que faz muito sentido desde que a empresa deixou de produzir carros no Brasil e preferiu focar em segmentos de nicho.

A Maverick híbrida deve ser a primeira a chegar.

Isso porque a marca já vende a Maverick convencional por aqui, o que já facilita muita coisa. Na versão eletrificada, um motor 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm de torque se une a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm - juntos, são 193 cv. O câmbio é CVT.

Ford Maverick Hybrid é um dos 10 lançamentos que a Ford promete fazer em 2023
Crédito: Divulgação
toggle button

4. Ford Ranger

A nova geração da Ranger é outro lançamento da marca previsto para o ano que vem. Construída sobre uma nova plataforma, ela chegará para atualizar a gama da picape média da empresa.

Vale lembrar que a nova Ranger divide base de construção com a nova Amarok, que por ora não está nos planos da Volkswagen para o mercado brasileiro.

A nova Ranger, conforme já dito aqui pelo WM1, tem influência visual da grandona F-150 e será importada da Argentina.

Usa motor 2.0 turbodiesel, 2.3 turbo a gasolina e ainda um V6 a diesel lá fora, sempre com câmbio automático - de seis ou 10 marchas. Obviamente, tem tração integral.

Nova Ford Ranger é feita lado a lado com a nova Volkswagen Amarok, mas só a Ranger virá ao Brasil
toggle button

5. Ford F-150

Outro lançamento previsto para 2023, da Ford, picape, é a tão aguardada F-150 - simplesmente o carro mais vendido em toda a história nos Estados Unidos.

A confirmação veio na Agrishow, em abril. Vale lembrar que a Ford registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) patentes de peças da picape F-150, em 2021.

A Ford F-150 é o principal modelo da Série F, linha de picapes mais vendida dos Estados Unidos há 45 anos consecutivos.

A picape já é vendida na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Equador e também é o modelo que lidera o segmento de picapes grandes na América do Sul, de acordo com a Ford. Mais uma rival para RAM 1500 e Chevrolet Silverado.

Ford F-150 deverá ser a terceira picape que a marca norte-americana lançará no Brasil em 2023
Crédito: Divulgação
toggle button

6. RAM Dakota

É possível que a Dakota (antes Dodge, agora da marca RAM) volte ao Brasil no ano que vem. Fontes garantem que uma picape feita com base na estrutura da Fiat em Goiana (PE) - onde a Stellantis faz Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander - deva sair de lá até o final do ano que vem.

Colocamos o nome Dakota porque executivos da empresa já chegaram a utilizar esse nome - mas pode ser que seja outra alcunha. Apelidada de "Torona" - justamente por utilizar a plataforma da Toro -, ela hoje é identificada internamente pelo código de projeto número 291.

Será, portanto, uma picape média, do porte de Ranger, Hilux, S10, Amarok, Frontier e cia. E deverá usar motores turbodiesel de 2 litros e sistema de tração 4x4 oriundos da linha de produção dos modelos da Jeep na planta pernambucana.

RAM Dakota já foi flagrada fora do Brasil e, por aqui, será posicionada como porta de entrada da empresa
Crédito: Autología México
toggle button

7. Great Wall Poer

Já falamos por aqui e confirmamos: a Great Wall Motors (GWM) será mais uma fabricante automotiva que irá investir em picape média no ano que vem.

Depois de iniciar operações com a estreia do SUV Haval H6, a marca chinesa - que recentemente comprou a fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis (SP) para produzir seus modelos localmente - deve concentrar esforços no lançamento de uma picape média da Poer, submarca voltada para comerciais leves.

O nome para nosso mercado ainda não foi definido, mas o lançamento deve seguir com o conceito apresentado pelo SUV H6 - que pertence à empresa de SUVs da GWM que se chama... Haval.

Great Wall Poer será a primeira picape média chinesa (sem contar a elétrica da JAC) à venda no Brasil
toggle button
Comentários
Wid badge
Wid pop up

Campo obrigatório