Fizemos uma lista com 7 modelos da categoria que devem estrear no país no ano que se aproxima. Mas pode ser que venham mais (ou menos, claro).
Não incluímos as picapes intermediárias da Volkswagen e da Hyundai na seleção (Tarok e Santacruz, respectivamente), mas existe ainda uma chance de que ambas apareçam por aqui.
As picapes que vêm por aí em 2023
1. Fiat Landtrek
A Fiat vai lançar uma picape média em 2023 para combater modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok, entre outras. Ela já está confirmada.Será baseada na Peugeot Landtrek, um modelo que já existe lá fora e que chegou a ser cogitado para nosso mercado. Mas ainda não está confirmado que o nome será Fiat Landtrek, importante dizer.
A importação deverá vir do México, onde a picape é produzida. Por lá, usa motor 2.4 turbo a gasolina de 210 cv e 1.9 turbodiesel de 150 cv e câmbio manual - algo meio sem sentido por aqui.
2. Chevrolet Silverado
A GM deve anunciar por aqui em 2023, depois de mais de 25 anos, o retorno da Chevrolet Silverado. A picape deve desembarcar para fazer frente à RAM e à Ford F-150, outra especulada para voltar.Antes uma picape de porte médio para grande, a nova Silverado vendida nos Estados Unidos, de onde virá importada, é gigante e promete ser posicionada acima do atual line-up da S10, que hoje varia de preço entre R$ 249.230 e R$ 320.360.
3. Ford Maverick híbrida
A Ford terá três lançamentos no segmento de picapes no ano que vem - o que faz muito sentido desde que a empresa deixou de produzir carros no Brasil e preferiu focar em segmentos de nicho.A Maverick híbrida deve ser a primeira a chegar.
Isso porque a marca já vende a Maverick convencional por aqui, o que já facilita muita coisa. Na versão eletrificada, um motor 2.5 aspirado de 164 cv e 21,4 kgfm de torque se une a um elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm - juntos, são 193 cv. O câmbio é CVT.
4. Ford Ranger
A nova geração da Ranger é outro lançamento da marca previsto para o ano que vem. Construída sobre uma nova plataforma, ela chegará para atualizar a gama da picape média da empresa.Vale lembrar que a nova Ranger divide base de construção com a nova Amarok, que por ora não está nos planos da Volkswagen para o mercado brasileiro.
A nova Ranger, conforme já dito aqui pelo WM1, tem influência visual da grandona F-150 e será importada da Argentina.
Usa motor 2.0 turbodiesel, 2.3 turbo a gasolina e ainda um V6 a diesel lá fora, sempre com câmbio automático - de seis ou 10 marchas. Obviamente, tem tração integral.
5. Ford F-150
Outro lançamento previsto para 2023, da Ford, picape, é a tão aguardada F-150 - simplesmente o carro mais vendido em toda a história nos Estados Unidos.A confirmação veio na Agrishow, em abril. Vale lembrar que a Ford registrou no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) patentes de peças da picape F-150, em 2021.
A Ford F-150 é o principal modelo da Série F, linha de picapes mais vendida dos Estados Unidos há 45 anos consecutivos.
A picape já é vendida na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Equador e também é o modelo que lidera o segmento de picapes grandes na América do Sul, de acordo com a Ford. Mais uma rival para RAM 1500 e Chevrolet Silverado.
6. RAM Dakota
É possível que a Dakota (antes Dodge, agora da marca RAM) volte ao Brasil no ano que vem. Fontes garantem que uma picape feita com base na estrutura da Fiat em Goiana (PE) - onde a Stellantis faz Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander - deva sair de lá até o final do ano que vem.Colocamos o nome Dakota porque executivos da empresa já chegaram a utilizar esse nome - mas pode ser que seja outra alcunha. Apelidada de "Torona" - justamente por utilizar a plataforma da Toro -, ela hoje é identificada internamente pelo código de projeto número 291.
Será, portanto, uma picape média, do porte de Ranger, Hilux, S10, Amarok, Frontier e cia. E deverá usar motores turbodiesel de 2 litros e sistema de tração 4x4 oriundos da linha de produção dos modelos da Jeep na planta pernambucana.
7. Great Wall Poer
Já falamos por aqui e confirmamos: a Great Wall Motors (GWM) será mais uma fabricante automotiva que irá investir em picape média no ano que vem.Depois de iniciar operações com a estreia do SUV Haval H6, a marca chinesa - que recentemente comprou a fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis (SP) para produzir seus modelos localmente - deve concentrar esforços no lançamento de uma picape média da Poer, submarca voltada para comerciais leves.
O nome para nosso mercado ainda não foi definido, mas o lançamento deve seguir com o conceito apresentado pelo SUV H6 - que pertence à empresa de SUVs da GWM que se chama... Haval.
Comentários