É oficial: o próximo hiperesportivo da Bugatti será híbrido e não vai usar o famoso motor W16 que há mais de décadas faz parte do catálogo da empresa, aplicado no Veyron e no Chiron - e em todas as suas derivações. A confirmação veio de Mate Rimac, CEO da empresa.
Foi justamente por isso que a tradicional marca francesa foi recentemente assumida por meio de uma joint-venture pela croata Rimac, fabricante especializada em supercarros elétricos. Justamente por isso, a notícia era dada como certa, ainda que a oficialização só tenha acontecido agora.
A confirmação do novo hipercarro eletrificado foi notícia da Automotive News, que fez uma entrevista com o executivo. De acordo com Rimac, o próximo carro Bugatti será "altamente eletrificado, mas não elétrico", mesmo que isso um dia aconteça. "Um dia quem sabe, mas não agora", completa o CEO.
O executivo também confirmou que o novo conjunto não será feito com base no atual W16, ainda que diversas fontes garantissem que o motor W16 fosse receber propulsores elétricos para aumentar ainda mais seu nível de eficiência. Desse modo, podemos concluir que depois de quase 17 anos (o Veyron, que é o primeiro Bugatti a utilizar o conjunto, lá em 2005), o motorzão será aposentado.
A Rimac ainda garantiu que o novo trem-de-força será inteiramente projetado na Croácia, ainda que não vá ser 100% elétrico - curioso, afinal a marca de supercarros elétricos nunca chegou a produzir um motor térmico. O jeito é esperar pelos próximos capítulos. O novo Bugatti é aguardado para 2025 ou, no mais tardar, 2026.