Há muito tempo a Red Bull deixou de ser apenas uma bebida energética para se tornar uma marca associada a vários tipos de esporte, que vão desde o futebol às corridas aéreas, passando por sua famosa e vencedora equipe de Fórmula 1. E justamente esse braço automotivo do grupo que confirmou nesta terça-feira (28/6) os trabalhos na criação do hipercarro RB17.
Com projeto liderado por Adrian Newey, o gênio responsável pelos Fórmula 1 da Red Bull, o modelo vai estrear apenas em 2025 e será uma máquina híbrida homologada apenas para uso em pista, com vários elementos inspirados nos carros de F1. Equipado com um motor V8, o RB17 será capaz de despejar uma potência combinada de mais de 1.100 cv.
A Red Bull divulgou apenas um esboço do hipercarro, que pouco revela sobre as linhas reais da máquina, que percebe-se que terá estrutura desenhada ao redor de uma "banheira" de fibra de carbono. Ao todo, serão produzidas no Red Bull Technology Campus, em Milton Keynes, no Reino Unido, apenas 50 unidades do RB17, com preço inicial de 5 milhões de libras (cerca de R$ 32 milhões).
Além do carro, que terá um programa de manutenção personalizado e modelado pela fábrica para cada comprador, os donos do RB17 terão acesso a um clube de proprietários centrado na Red Bull Racing, que dará aos felizardos a possibilidade de dirigir em simuladores e participar de aulas e experiências exclusivas em autódromos.
O RB17 não será o primeiro hipercarro com o dedo da Red Bull em seu desenvolvimento. O Aston Martin Valkyrie foi criado pela tradicional marca britânica de carros esportivos em parceria com o braço de engenharia da equipe de Fórmula 1. Tanto que o protótipo inicial do modelo recebeu o nome de AM-RB 001 Concept.
O Valkyrie terá uma produção total de 175 unidades, sendo 150 da versão de rua e 25 da variação para pista AMR Pro, que terá um conjunto motriz híbrido composto por um propulsor V12 a gasolina e outro elétrico para desenvolver mais de 1.100 cv.