A Nissan havia prometido o X-Trail para o Brasil quando as condições fossem favoráveis, uma vez que ele viria importado. No entanto, pouco depois da afirmação do presidente Marco Silva, a marca resolveu segurar os planos para que o SUV estreasse já na nova geração, que não havia sido relevada até agora.
O novo X-Trail foi revelado graças aos registros feitos pela marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o INPI. Apesar disso, é difícil imaginar que neste momento o utilitário esportivo desembarque por aqui. As tais condições favoráveis, provavelmente, não incluem a atual cotação do dólar.
Ainda se sabe pouco sobre a nova geração do Nissan X-Trail. Em termos de motorização, é muito cotada uma versão tecnologia e-Power, que alia motor elétrico com baterias carregadas por um gerador a gasolina. O modelo será posicionado acima do Kicks, concorrendo com Jeep Compass, Chevrolet Equinox e Ford Territory.
Visualmente, o X-Trail introduz uma nova linguagem no design da dianteira, com conjunto ótico dividido, como na Fiat Toro. No entanto, a grade ainda segue com o estilo "V", presente nos modelos da marca desde o antigo (atual) Sentra que ainda é vendido no país.
Procurada, a marca japonesa afirmou por nota que o registro de patente é um procedimento normal para resguardar as propriedades da empresa. "A Nissan está sempre estudando possibilidades em seu portfólio, mas não tem nenhum anúncio a ser feito no momento”, completa o comunicado.
O X-Trail já foi vendido no Brasil. O SUV foi importado em duas gerações entre 2005 e 2010. Exemplares seminovos do utilitário são encontrados com facilidade.