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Tudo que sabemos sobre o novo SUV médio da Renault

Marca francesa terá um modelo fabricado no Brasil para concorrer com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e outros

por André Deliberato

Você viu aqui no WM1, em agosto do ano passado, que este ano nasceria em São José dos Pinhais (PR) um novo SUV médio da Renault. Pois o modelo está confirmado e chegará para disputar clientes com o líder Jeep Compass e também com outros modelos, como Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, Caoa Chery Tiggo 7 e afins.
Vamos reunir nesta reportagem tudo o que já foi confirmado sobre o carro e também as informações de bastidores que a equipe do WM1 já obteve nesse período pré-lançamento - lançamento - que está previsto para o início do segundo semestre.
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O nome do novo SUV médio da Renault

A marca ainda mantém o nome do carro sob sigilo, mas certamente não será o retorno do Captur ou do Koleos, como já cogitado por alguns sites especializados da imprensa latina.
"Boreal" é outro nome bem citado, mas também não é certo de que será o utilizado.
Captur, afinal, era um SUV compacto com porte até menor que o do Duster. Koleos era outro SUV, que chegou a ser especulado e estudado para ser vendido no Brasil na década passada, mas que acabou não vindo.
Lá fora, o novo SUV médio da Renault se chama Symbioz - e você também já viu o modelo  aqui no WM1. É híbrido por lá e foi posicionado justamente entre o Captur europeu e o Koleos.
Mas, calma. O novo produto nacional da Renault não será exatamente como o Symbioz, apesar de serem considerados "primos". O SUV feito no Brasil será maior, até porque espaço interno e conforto são duas exigências do consumidor local.

Renault nacional mais tecnológico

Outra coisa certa é que o novo SUV médio da Renault será o carro mais tecnológico e sofisticado já produzido pela empresa no país.
O modelo usará a mesma plataforma modular do Kardian - a Renault Group Modular Platform (RGMP) - e, portanto, será mais um produto equipado com os mais modernos sistemas de auxílio à condução (pacote ADAS) e com possibilidade de hibridização.
O motor aguardado para o carro, segundo fontes ligadas à marca, é o 1.3 TCe turboflex que equipa o Duster, a picape Oroch e que também movia as versões mais caras do Captur. São 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol. O câmbio esperado é o já tradicional CVT.
A versão híbrida, que virá na sequência - possivelmente entre o final de 2025 e o início de 2026 -, ainda promete fazer história, pois se tornaria o primeiro híbrido-flex da história da empresa.

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