A Fiat vai chegar atrasada na festa de SUVs compactos. Por isso mesmo, não adianta só levar amendoim e cerveja quente para o "convescote". A marca italiana se mexe para que o Progetto 363 chegue no segmento com alguns diferenciais, não só dentro da linha geral do fabricante, como na categoria. E isso passa por conectividade e conjunto mecânico.
Segundo fontes dentro da empresa, o SUV da Fiat será lançado entre o fim de setembro e o mês de outubro. Uma das novidades será uma central multimídia da família UConnect inédita dentro da marca italiana, com tela entre 8" e 9", que depois será aplicada nas linhas Argo e Cronos.
Na carona, e conforme o WM1 noticiou, o crossover virá com o pacote de serviços digitais e de conveniência Fiat Connect Me, que estreou na renovada picape Toro 2022. Ou seja, será possível ligar o motor, localizar o veículo e acessar informações do modelo remotamente pelo celular ou por assistentes pessoais, como a Alexa.
Caberá ao SUV da Fiat também fazer as honras das novidades mecânicas dentro da montadora. O modelo será o primeiro da marca no Brasil a usar o câmbio automático continuamente variável do tipo CVT. A caixa virá com marchas simuladas e opção de aletas no volante para trocas sequenciais. A transmissão depois equipará outros modelos da Fiat, como a Strada
Paralelamente a isso, o crossover compacto vai estrear o novo motor 1.0 turbo tricilíndrico (T3) da família GSE. Com injeção direta e comando variável de válvulas MultiAir (de terceira geração), promete potência acima dos 130 cv e torque superior aos 20 kgf.m, com etanol.
Além da nova central multimídia, o Progetto 363 também terá pacote de auxílio ao motorista, com itens como frenagem autônoma de emergência, detecção de pedestres e de colisão e sensor de ponto cego - todos opcionais. Outro item praticamente certo é o carregador de celular por indução.
Desde a primeira aparição do SUV da Fiat no Big Brother Brasil 2021, a marca lançou uma votação para escolha do nome do carro. São três opções: Domo, Pulse e Tuo, que podem ser votadas nas redes sociais da marca. O termo Pulse, porém, lidera com folgas.
O futuro SUV da Fiat não terá vida fácil no mercado. Isso porque vai brigar com versões de entrada de modelos já estabelecidos no segmento de utilitários esportivos, como Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade e Volkswagen Nivus. E ainda vai ter de encarar uma leva de novos crossovers de entrada programado para o mercado - confira as principais novidades do segmento aqui.
Todo mundo chamou o Progetto 363 de "SUV do Argo" por dois anos, mas agora a Fiat ficou chateada. O fabricante jura que o novo crossover estreia a plataforma MLA (de Modular Architecture).