O irmão maior se inspirando no irmão menor. Pois é, a lógica da vida se inverte quando projetamos o futuro do novo Volkswagen Touareg. Isso porque flagras recentes sugerem que a atualização visual do SUV grandalhão da marca alemã prevista para este ano terá um toque de estilo já visto no nosso Taos.
foto
Nos flagrantes (também chamados de "spy-shots"), o modelo parece ter recebido ajustes como a adoção de uma barra de LED na grade dianteira que acompanha o design das luzes de rodagem diurnas (DRLs). A tomada de ar frontal também parece ter ficado mais destacada. O estilo deve ser ainda mais presente na versão R-Line, que pode trocar os acabamentos cromados por detalhes em black piano.
É o que sugere a projeção feita pelo site russo Kolesa, em que o SUV perde todas as partes na cor do carro que compunham o visual da dianteira na porção central. Pelo design imaginado, as molduras destinadas às luzes de neblina mantém o mesmo visual, mas ficam mais evidentes. A solução estética é similar à que já é feita no Taos.
A projeção também aponta para uma redesenho das lanternas traseiras. Diferentemente do atual, onde há uma barra inferior que acompanha o desenho da peça, o novo design traz uma barra de LED na parte superior e pequenas seções na parte inferior.
Lançado em 2002, o Touareg completa duas décadas este ano e aguarda por mudanças na geração atual, que já tem quatro anos de circulação. O SUV posicionado no segmento premium da marca atualmente é comercializado apenas em alguns países da Europa e na China.
Nos mercados europeus, o Touareg é vendido em pelo menos cinco versões, e cada uma delas tem duas opções de motores - por exemplo, um 3.0 V6 turbodiesel com 231 cv de potência e outra similar, porém um pouco mais potente - com 286 cv.
Já na China o modelo pode ser encontrado em versões equipadas com o motor 2.0 TSI a gasolina, que rende 229 cv de potência. Em todos os lugares a transmissão é a mesma: automatizada de oito marchas, com dupla embreagem.
Por aqui, nenhuma informação sugere a chegada do irmão maior de Taos e Tiguan em sua nova geração. Importado, o modelo foi vendido no Brasil até 2019. Em seu último ano de vendas por aqui, o utilitário da VW emplacou apenas seis unidades, segundo dados da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave).
fotoQuando se despediu, o Touareg era vendido por aqui em duas configurações: uma com motor 3.6 V6, capaz de entregar 280 cv, e outra V8, de 380 cv. Nos dois casos, o câmbio era o mesmo automatizado de dupla embreagem e oito marchas usado atualmente lá fora. Os preços do modelo na época ainda eram salgados para o mercado brasileiro: variavam de R$ 337.630 da opção menos potente e chegavam a R$ 402.744 na mais nervosa.