Todos os modelos nacionais da Toyota terão oferta de híbrido flex até 2026. A declaração foi feita pelo próprio presidente da marca no Brasil, Evandro Maggio, durante entrevista a um pequeno grupo de jornalistas brasileiros e de mídias internacionais.
De acordo com a coluna do jornalista Fernando Calmon, publicada nesta quinta-feira (13), Maggio também revelou a possibilidade de a fabricante japonesa produzir localmente baterias para atender a demanda do mercado brasileiro.
“Fomos pioneiros e 40% das vendas atuais do Corolla Cross são de híbridos flex”, declarou o executivo. Além do SUV médio, o Corolla sedã também é equipado com este sistema de propulsão, que atualmente é oferecido apenas pela Toyota. “Os concorrentes só agora se movimentam nessa direção”, completou Maggio.
Para tornar essa estratégia possível até 2026, a Toyota está investindo R$ 11 bilhões no Brasil até 2030. Várias frentes estão sendo contempladas, mas uma delas é tornar possível a produção local do sistema híbrido flex, que atualmente é importado.
A ampliação da fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, também é uma das ações importantes para que novos produtos de volume sejam produzidos localmente.
Entre estes produtos de volume que serão fabricados em Sorocaba está o Yaris Cross. O SUV compacto da Toyota está em fase final de preparação para chegar ao mercado brasileiro, e, definitivamente, será um produto com uma opção de sistema híbrido flex.
O modelo não foi confirmado oficialmente pela marca, mas no início de maio o SUV foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O início da produção estava inicialmente programado para o final deste ano, mas por conta de atrasos no processo, as primeiras unidades deverão sair da linha de montagem somente no início de 2025.
Nos próximos meses, novas informações sobre o SUV compacto deverão surgir. Então fique ligado no WM1 para não perder nenhuma delas.