Surgem informações sobre o Toyota Supra elétrico, que deve ser lançado oficialmente em 2025 - de acordo com o portal japonês Bestcarweb.
A fonte japonesa disse que o Supra de sexta geração será revelado em 2025. Seria possível esperar também versões com motores a combustão?
Antes disso acontecer, no entanto, o modelo deve receber uma versão ultra insana ainda feita sobre a geração atual, a MK5, que deve receber o sobrenome GRMN (Gazoo Racing Meister of Nürburgring), de 550 cv - vale lembrar que essa plataforma é a mesma utilizada pelo BMW Z4.
Essa configuração seria uma espécie de "despedida" do Toyota Supra como o conhecemos, com motor parrudo e foco no lado divertido, quase que sem preocupação com o meio ambiente.
Fontes, aliás, afirmam que ele poderá usar o mesmo conjunto "S58" de 560 cv do BMW M4 CSL.
De acordo com a mídia japonesa, uma fonte bem posicionada dentro da Toyota relata que o Supra a partir de 2025 terá trem de força elétrico a bateria com motor (ou motores) no eixo traseiro, além de um "design que lembra de fato o esportivo".
Na prática, a versão 100% elétrica e futura do modelo deve manter o apelo de design, apesar de trocar a posição do motor original da parte frontal para a traseira.
Algo parecido aconteceu com a oitava geração do Chevrolet Corvette, que depois de mais de 60 anos trocou o posicionamento do conjunto. Apesar disso, vale lembrar que o carro da General Motors ainda não tem esse lado voltado para a sustentabilidade, o que só deve acontecer na próxima geração.
Nenhuma declaração já foi feita pela Toyota em relação à potência ou desempenho, mas algo entre 449 cv e 500 cv já foi ventilado - número que é significativamente maior do que os atuais 387 cv do GR Supra, a versão mais potente do esportivo, que usa motor 3.0 turbo com seis cilindros em linha.
É por isso que antes do surgimento do Supra MK6 EV (apelidado de A100 Supra), o tão esperado GRMN Supra MK5 deve ser lançado - como dissemos, quase como uma despedida para o alto desempenho do cupê.
Curiosamente, a próxima geração do Supra também pode gerar um sucessor eletrificado do Mazda RX-7, que foi vinculado ao programa de desenvolvimento de produtos GR da Toyota.
Se a fonte do site japonês estiver correta e a próxima geração do Supra for só elétrica, o novo carro esportivo pode ser o misterioso "Gazoo Racing EV", que supostamente vem sendo desenvolvido ao lado do esperado Mazda RX-9 - este, porém, pode apresentar um conjunto híbrido plug-in.