A Toyota (ainda) não vende nenhum modelo esportivo no Brasil, mas há sete anos cogitou importar do Japão o GT86. O cupê desenvolvido em parceria com a Subaru tinha uma proposta relativamente barata de diversão ao combinar o motor boxer 2.0 aspirado de 200 cv de potência com tração traseira e dirigibilidade instigante.
No começo de 2014, a marca chegou a trazer duas unidades (uma com câmbio manual e outra automática) do GT86 para avaliar a aceitação do mercado e da imprensa especializada, que elogiou o equilíbrio dinâmico do esportivo. Na época, a Toyota até afirmou que avaliava vender o GT86 na faixa dos R$ 140 mil.
Muita coisa mudou de lá para cá e o GT86 não foi vendido oficialmente no Brasil. Não só os planos da Toyota, mas também as condições econômicas do país mudaram nos últimos anos.
Confira o vídeo da avaliação que o WM1 fez do Toyota GT86 em 2015:
Agora, a marca volta a chamar a atenção com outro esportivo japonês em terras brasileiras. A Toyota trouxe da Argentina, onde é vendido oficialmente, uma unidade do GR Yaris, a versão mais nervosa do hatch comercializado na Europa e no Japão. O carro foi flagrado pelos colegas do Autoentusiastas no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP).
No país vizinho, o GR Yaris teve apenas 300 unidades vendidas para clientes especiais da Toyota. O modelo tem preço sugerido de US$ 55 mil, cerca de R$ 290 mil em conversão direta na cotação atual.
Assim como o GT86, o GR Yaris, infelizmente, não será vendido por aqui. Segundo a assessoria de comunicação da Toyota, essa unidade foi trazida para “atividades de experiência que ocorrerão durante as últimas etapas da Stock Car deste ano”.
A marca explica que com o GR Yaris pretende “demonstrar todas as possibilidades que a GAZOO Racing pode oferecer em termos de performance, no melhor quesito ‘fun to drive’, que move essa divisão esportiva da Toyota”.
Questionada pela reportagem do WM1, a assessoria disse que não há nenhuma intenção da Toyota do Brasil comercializar o GR Yaris no país. O carro trazido para testes não está disponível para a avaliação da imprensa e só pode ser dirigido por engenheiros da empresa ou por pilotos designados por ela. Uma pena.
Apresentado em 2020, o GR Yaris foi desenvolvido pela Toyota com inspiração no carro utilizado pela marca no Campeonato Mundial de Rali. Além do porte compacto, o carro combina o motor de três cilindros mais potente do mundo a um câmbio manual de seis marchas e ao sistema de tração integral.
O propulsor do hatch de 1.280 kg é um 1.6 turbo a gasolina, que entrega 272 cv de potência e 37,8 kgf.m de torque. Os dados de fábrica informam aceleração de 0 a 100 km/h abaixo de 5,5 segundos e a velocidade máxima de 230 km/h.
Para o modelo, a Toyota criou um sistema de tração integral dotado de dois diferenciais de deslizamento limitado tipo Torsen. O motorista pode configurar o carro entre os modos de condução Normal, Sport e Track. No primeiro, a força do motor é dividida em 60% para as rodas dianteiras e 40% para as traseiras, enquanto no Sport a prioridade são as rodas traseiras (70%). No Track, dedicado às pistas, o torque é repartido em 50% para cada eixo.
Mas o sistema possui ajuste automático, que pode enviar 100% da força do motor para as rodas dianteiras ou traseiras, de acordo com as condições de pista e condução do momento.
Além desse conjunto motriz poderoso, o hatch conta com suspensão independente nas quatro rodas com preparação específica, rodas de 18 polegadas em alumínio forjado e bancos do tipo concha parcialmente revestidos de couro.