O Toyota Yaris vai sair do mercado brasileiro por um tempo para voltar completamente diferente. O modelo já teria, inclusive, as datas para “morrer” e “ressuscitar”.
Segundo uma fonte ligada à Toyota, o Yaris deverá sair de linha até o início de 2024 nas carrocerias hatch e sedã. Mas voltará no último trimestre do mesmo ano, provavelmente em novembro, como SUV compacto. O nome deverá ser Yaris Cross mesmo, mas a informação ainda não foi confirmada pela Toyota.
O novo utilitário esportivo será produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo, e terá uma versão híbrida, que não será exatamente o mesmo sistema utilizado por Corolla e Corolla Cross. Em abril, a marca anunciou o investimento de R$ 1,7 bilhão em suas fábricas no Brasil para receber este novo modelo.
O Yaris (hatch e sedã), no entanto, continuará sendo feito no Brasil para outros mercados, como o da Argentina, assim como acontece atualmente com o Etios, modelo que não é mais comercializado por aqui, mas continua sendo produzido para outros países.
Aos poucos começam a pipocar informações sobre o Yaris Cross que será vendido no Brasil. Ao contrário do que muitos imaginam, o modelo não será o mesmo que atualmente é comercializado na Europa, mas similar ao apresentado recentemente na Indonésia.
O SUV nacional terá parte de seu desenvolvimento feito localmente, com foco na região, e contará com a parceria da Daihatsu, marca que pertence à Toyota e é responsável por veículos de baixo custo de produção para mercados emergentes, como Indonésia e Brasil.
A plataforma será a DNGA, uma versão inferior e mais em conta da TNGA, usada por aqui por Corolla e Corolla Cross, por exemplo. O utilitário esportivo compacto deverá ter 4,31 m de comprimento, sendo 2,62 m de distância entre os eixos, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura. O modelo europeu, apenas como forma de comparação, é menor: 4,18 m de comprimento, 2,56 m de entre-eixos, 1,76 m de largura e 1,59 m de altura.
O Yaris Cross terá versões a combustão, provavelmente com o mesmo motor 1.5 flex de quatro cilindros e aspirado do Yaris atual, que desenvolve até 110 cv de potência e 14,9 kgf.m de torque, quando abastecido com etanol. Com este motor, a transmissão sempre será automática do tipo CVT.
No entanto, o SUV também será oferecido com sistema híbrido-flex. Ou seja, além do propulsor que funciona com gasolina ou etanol, uma outra unidade de força, elétrica, será responsável por tracionar o carro. Uma coisa é certa: não será o mesmo sistema que os “irmãos” Corolla usam.
A promessa da Toyota é que seu novo SUV compacto será o híbrido mais barato do Brasil. Vamos ver.
A vida do Yaris Cross será, no mínimo, muito complicada no Brasil. O modelo concorrerá diretamente com SUVs compactos consagrados por aqui. Seus principais rivais serão o Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2023; o Chevrolet Tracker, SUV mais vendido de 2022; e ainda Hyundai Creta; Honda HR-V; e Jeep Renegade.
Se, por um lado, o Yaris Cross poderá levar vantagem diante dessa turma por ser o único híbrido, por outro poderá patinar no fato de ser o único que não terá motor turbo. Tudo bem que até o último trimestre de 2024 muitas coisas podem mudar, mas o cenário atual é esse.
As versões hatch e sedã do Yaris comercializadas atualmente no mercado brasileiro não decolaram em vendas. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em junho o Yaris Hatch registrou apenas 1.940 emplacamentos, e ficou atrás de Volkswagen Polo (carro mais vendido do mês), Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20, Citroën C3 e Peugeot 208.
Já a configuração sedã teve 1.294 unidades vendidas, e ficou atrás de Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus, apenas.
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