O novo SUV da Renault chega até o final deste mês. Imagens de patentes já revelaram como deverá ser o visual do modelo, e hoje você descobre um pouco mais sobre ele.
Como dissemos, o modelo vai ocupar uma zona de mercado que hoje é ocupada pelo Stepway - que não é exatamente um SUV, e sim uma versão aventureira do hatch Sandero.
Com a chegada do novo utilitário compacto, o Stepway deve ser "rebaixado" e se manter somente no segmento de entrada da categoria, com motor 1.0 aspirado e preço na faixa dos R$ 80 mil - como a versão 1.0 recém-lançada e testada pela Webmotors.
Vale dizer que futuramente um possível novo Volkswagen Gol também poderá habitar essa região do mercado, assim como uma série de novos produtos, que preferimos chamar de SUVs subcompactos.
O novo SUV da Renault ainda não tem nome, mas tem gente que afirma que ele poderá se chamar Clio. Pelo que se sabe, a ideia é começar a "mostrá-lo" até o final do ano e lançá-lo no começo de 2024.
Segundo fontes, o SUV será nacional e fabricado sobre a plataforma modular CMF-B. E vai estrear um inédito motor 1.0 turbo no país.
Esse motor deve ter três cilindros. Espera-se, portanto, que seja uma evolução do atual 1.0 SCe, ainda sem injeção direta, mas com turbo e variador de fase na admissão e no escape.
Pelas imagens e pelo porte, o SUV da Renault deve chegar para peitar Fiat Pulse e demais SUVs subcompactos que são ou serão vendidos por preços inferiores a R$ 100 mil.
Visualmente, vai trazer nova identidade visual - com faróis duplos e luzes de rodagem diurnas (DRLs) com LEDs -, que pode seguir a ideia inaugurada pelo Volkswagen Taos e receber uma linha iluminada que une os faróis e vai até o logotipo central, no meio da grade.
Note pelas imagens que essa "linha" representa só o conjunto de luz de posição. Os canhões principais ficam mais abaixo e têm acabamento de plástico - exatamente como o cliente do segmento gosta. Note, ainda, que o para-choque traz uma segunda entrada de ar, bem larga.
Na traseira as lanternas são pequenas, quase como as do Clio europeu - que, veja só, foi quem serviu de inspiração para a reestilização do Sandero nacional.
Por dentro, as imagens das patentes mostram que a tela da central multimídia tem estilo flutuante, o que indica que a Renault deve fazer uma mudança maior na cabine, ainda que o sistema Media Nav Evolution deva continuar - já que, de fato, ele é muito bom.