Como você leu aqui no WM1, a Great Wall concluiu a compra da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e agora prepara o início das operações por aqui. Maior fabricante de veículos da China, a empresa começará suas atividades comerciais em 2022, com a implementação de uma rede inicial de cerca de 60 concessionárias e modelos importados. A reportagem aproveita para adiantar alguns do carros que a Great Wall terá no Brasil.
Bom lembrar que a gigante automotiva atua globalmente com quatro divisões distintas. O maior volume de vendas está com a Haval e sua linha de SUVs. Mas a Great Wall também é referência em picapes na Ásia, com sua gama Poer - única que leva o nome do grupo. Também começa a botar as asinhas de fora com a Wey, seu braço de luxo, e com a Ora, a marca de elétricos - a mesma que exibiu, no Salão de Xangai 2021, o Punk Cat, o clone do Fusca sem motor a combustão.
Desta forma, os trabalhos vão começar com a Haval e a linha Poer. Segundo executivos e consultores, os SUVs e picapes são para garantir volume e rentabilidade iniciais. Os modelos virão importados e alguns carros da Great Wall, inclusive, já foram homologados e patenteados no INPI.
As operações no interior paulista, onde a fábrica terá capacidade para produzir até 100 mil veículos por ano, virão na sequência, com o foco na produção justamente nos utilitários menores (coisa para 2023). Nesse meio tempo, a montadora planeja importar um modelo da Ora e outro da Wey para servirem como "vitrine tecnológica".
Esse será o modelo de entrada da linha no país. Tem 4,36 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,71 m de altura e 2,56 de entre-eixos. O porte é semelhante ao do falecido Ford EcoSport.
O H2 atuaria na base do segmento de crossovers, contra o Fiat Pulse, e outros modelos que chegarão em breve, como o jipinho do Citroën C3 e o da Toyota, baseado no Daihatsu Rocky, além de versões de entrada de Caoa Chery Tiggo 2, Hyundai Creta e Renault Duster.
A estratégia com o H4 é ter um representante para atuar entre versões intermediárias e topos de linha de outros SUVs compactos, mas com melhor custo-benefício, já que esse utilitário tem porte de Jeep Compass. São 2,66 m de entre-eixos, além de 4,41 m de comprimento.
No caso, o modelo concorreria em uma faixa de segmento com Caoa Chery Tiggo 5x, Nissan Kicks, CItroën C4 Cactus, Peugeot 2008, VW T-Cross, entre outros.
Esse aí pode chegar para ser uma opção mais espaçosa no segmento dominado pelo Jeep Compass - que acaba de ser remodelado. Com 4,61 metros de comprimento e 2,69 metros de entre-eixos, o H6 se enquadraria na categoria de utilitários esportivos médios.
O modelo foi recentemente reestilizado e tem também uma opção Coupé, com linha de cintura estendida e vidro espia depois da porta traseira. Pode surfar também na onda dos SUVs acupezados maiores.
A imponente picape média seria a arma da Great Wall para ter margens melhores dentro de um segmento que registra crescimento nas vendas. A Poer miraria especialmente na líder Toyota Hilux e em modelos como Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier, Volkswagen Amarok e Mitsubishi L200.
No mercado chinês, inclusive, a picape tem itens de auxílio ao motorista. Entre os equipamentos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, monitoramento ativo de faixa e sensor de ponto cego.