Veja os carros que deixarão o mercado em 2021

Muitas despedidas estão previstas para até o fim do ano. Tem esportivo, hatch famoso, veterano, monovolume queridinho...

  1. Home
  2. Segredos
  3. Veja os carros que deixarão o mercado em 2021
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Muitos carros deixarão o mercado brasileiro ainda este ano, que já foi marcado pela despedida de modelos como Toyota Etios, Chevrolet Montana e Volkswagen Up!, além da saída da Ford. Faz parte do ciclo de vida e do jogo da indústria. Os motivos são os mais variados e isso não significa que você tenha que vender o seu modelo usado do dia para a noite.

De qualquer forma, fizemos um pequeno guia dos carros que deixarão o mercado ainda em 2021. Até para você usar de argumento, se quiser comprar um deles, para barganhar no preço final na concessionária ou na agência independente. Confira.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Carros que deixarão o mercado

Volkswagen Fox

Thumbnail Vw Fox
Fox está entre os carros que deixarão o mercado em breve
Crédito: Divulgação
toggle button

Esse já até saiu de linha em São José dos Pinhais (PR), segundo notícia publicada pelo site Autos Segredos. O Fox foi lançado em 2003 para aproveitar uma versão simplificada da arquitetura do Polo lançado um ano antes. Passou por poucas modificações ao longo desses quase 20 anos e se manteve como compra racional, graças ao bom custo/benefício.

A Volkswagen nega o fim de produção. O carro, de qualquer forma, continua a figurar no site da montadora, em duas versões: Connect, por R$ 61.690, e Xtreme, com preço de R$ 67.430, sempre com o velho motor 1.6 8V de 104/101 cv. Em 2021, foram 13.616 unidades emplacadas, segundo a Fenabrave, até agosto.

Fiat Uno

Entre os carros que deixarão o mercado está o Uno, hoje vendido em versão única
Crédito: Divulgação
toggle button

A segunda geração do compacto recentemente foi reduzida a uma solitária versão, a Attractive com motor 1.0 e preço de R$ 63.490. É uma espécie de rito de passagem para os carros que deixarão o mercado. Projeto brasileiro, o hatch quadradinho foi lançado em 2010 e ainda conviveu uma época com o seu antecessor, rebatizado de Mille.

Depois de boas vendas durante muitos anos, o Uno ficou perdido na linha Fiat no Brasil depois da chegada do Argo, maior e mais moderno, e do Mobi, que usa a mesma plataforma e é bem mais em conta. Nos oito primeiros meses de 2021, o carro anotou 18.637 unidades vendidas.

Renault Sandero RS

Versão esportiva do Sandero está entre os carros que deixarão o mercado
Crédito: Divulgação
toggle button

Esportivo mais acessível do mercado, o Sandero mais divertido de todos os tempos também chega ao fim. Reportagem da revista Quatro Rodas diz que um último lote da configuração RS foi produzido em São José dos Pinhais (PR). O hot hatch ainda aparece no site da marca francesa e é negociado por R$ 95.790.

Equipado com motor 2.0 de 150 cv e câmbio manual de seis marchas, o Sandero RS dificilmente sobreviveria às novas leis de emissões Proconve 7, que entrarão em vigor em janeiro de 2022. Além do propulsor mais potente, o carro ainda recebe acerto diferenciado em amortecedores, molas, direção e freios, suspensão mais baixa e design com detalhes esportivos.

Honda Fit

Honda Fit é case de sucesso, mas não ganhará nova geração no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

O Fit está entre os carros que deixarão o mercado para dar lugar a seu sucessor. O modelo será substituído pelo City hatch, já que a Honda optou por não fazer a nova geração do monovolume aqui, já lançada lá fora, mas considerada muito cara. A decisão encerra uma história de sucesso do modelo no Brasil, considerado um dos automóveis mais confiáveis do mercado.

Nesta terceira geração, lançada em 2014, o Fit é produzido em Itirapina (SP). Um dos poucos monovolumes ainda fabricados no país, é comercializado em cinco versões, com preços de R$ 77.700 a R$ 104.200. Mas nos primeiros oito meses deste ano, foram apenas 5.356 carros vendidos.

Hyundai ix35

Hyundai Ix35 já está com mais de 11 anos no mercado brasileiro e nem existe mais na Coreia do Sul
Crédito: Divulgação
toggle button

O ix35 deve dar adeus ainda este ano. Segunda geração global do Tucson, o SUV médio foi lançado aqui em 2010 na carona do sucesso do seu antecessor. Em 2013, começou a ser fabricado em Anápolis, Goiás, onde chegou a conviver com as linhas de montagem do velho Tucson e do seu sucessor, o New Tucson, ao mesmo tempo.

Este ano, foram parcas 2.032 unidades negociadas até agosto. Isso na única versão disponível, com custo/benefício interessante e preço de R$ 130.990. O motor é o manjado 2.0 16V flex de 167/157 cv que trabalha com o câmbio automático de seis marchas.

Fiat Doblò

Fiat Doblò persiste na versão Essence mas será um dos carros que deixarão o mercado
Crédito: Divulgação
toggle button

Esse desafia a morte a cada ano praticamente. Mas parece que em 2021 não tem mais jeito e o Doblò será um dos carros que deixarão o mercado. Na verdade, nos últimos três anos, a multivan compacta feita sobre a base primeira geração do Palio (1996) só entra no forno em Betim (MG) para atender a pedidos de frotistas e locadoras. Este ano, foram 4.505 unidades.

O Doblò foi lançado em 2001 e passou apenas por uma leve reestilização, em 2009. Ainda figura no site da Fiat e é outro que é vendido em única opção Essence, com sete lugares e preço de R$ 123.490, com motor 1.8 E.torQ. Ah, tem o furgãozinho Doblò Cargo também, que foi ressuscitado em 2020 e custa R$ 110.990.

Comentários
Wid badge