A Volkswagen do Brasil revelou, nesta sexta-feira (23/8), que investirá R$ 13 bilhões em suas três fábricas no estado de São Paulo. A sede de Anchieta, no ABC paulista, fará dois carros inéditos; a de Taubaté será responsável por outro modelo completamente novo, que será 100% desenvolvido no Brasil; e por fim a de São Carlos promete elaborar um novo motor com foco na eficiência.
O aporte é parte do investimento de R$ 16 bilhões da Volks anunciado em fevereiro que será feito no Brasil até 2028 - os outros R$ 3 bilhões serão destinados à sede de São José dos Pinhais (PR). E tem mais: a marca também anunciou que as fábricas Anchieta e Taubaté terão biometano em sua matriz energética, o que permitirá reduzir em até 99% as emissões de CO² em parte do processo produtivo.
Esses três novos modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen, que prometeu lançar 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia de híbridos e elétricos. A Volks disse ainda que também terá uma nova plataforma - inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (o projeto MQB Hybrid). Essa ofensiva já rendeu dois (dos 16) lançamentos: o novo T‑Cross e a Nova Amarok.
"O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. Temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, com 123 lojas, 26% da cobertura da rede VW no Brasil. O volume de vendas também é o maior, com 46% de emplacamentos", foi o que justificou Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.
"A Volks é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte de R$ 16 bilhões até 2028. Hoje, as fábricas paulistas e o centro de peças de Vinhedo (SP) somam 10 mil empregos diretos e 100 mil indiretos, movimentando a economia do Estado”, afirmou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Foi em São Bernardo do Campo (SP), aliás, que a Volkswagen iniciou sua expansão global, já que a unidade da Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.