Em uma conferência com investidores, a marca confirmou o lançamento do Polo Track como carro de entrada no Mercosul. Não foram dados mais detalhes sobre o modelo e a Volkswagen Brasil diz que não comenta o assunto, mas fontes ligadas a fornecedores dizem que o hatch manterá o design antigo, enquanto o restante da linha adotará o face-lift de meia vida - o modelo já foi flagrado.
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Tem mais: esse modelo poderá ter apliques "aventureiros" leves, como molduras nas caixas de rodas e detalhes escurecidos nos para-choques. Uma forma de diferenciar a versão de entrada e não fazê-la parecer tão "velha" em relação à gama renovada. O VW Polo em questão teria apenas o motor 1.0 aspirado de 84/75 cv.
Para a gente refrescar a memória, não é a primeira vez que a Volks usa essa estratégia: manter uma versão com desenho anterior de um modelo convivendo com o carro atualizado. Foi assim com diferentes fases do Gol. Outros fabricantes também fizeram isso a valer, como Fiat (com Palio Fire) e Chevrolet (Corsa Classic), só para ficar nesses exemplos.
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Por falar em Gol...
Pois é, com essa versão de entrada, como fica o Gol nessa brincadeira? O Polo mais barato pode ser o tempo que a Volkswagen precise para saber se prossegue com o projeto da nova geração do compacto - que estava prevista para 2022/23, mas foi suspensa - ou se deixa a função de veículo de entrada da marca para o Track.
Uma coisa é certa: pelo menos de imediato o Gol não sairá de linha com a chegada do Polo Track. O que vai acontecer com o veterano hatch é justamente perder as versões com motor 1.6.
O posicionamento ficaria assim, se fosse hoje - atenção, hoje, porque esses preços devem mudar a curto prazo:
- O novo Polo de entrada começaria com preços iniciais de R$ 63 mil, enquanto a linha renovada partiria de R$ 70 mil com o mesmo motor 1.0 aspirado - hoje, a linha começa em R$ 63.490. Outra opção é deixar o Track na faixa entre R$ 63 mil e R$ 70 mil, e o novo Polo começaria já com o 1.6 16V de 120/110 cv - que hoje custa R$ 75.675.
- O Gol, por sua vez, deixaria de ter as configurações 1.6 (com o velho EA111 de 104/101 cv) e 1.6 16V automática. Continuaria apenas com o 1.0 12V e aliviado em equipamentos para se manter nos R$ 57.030 atuais e brigar diretamente com o Chevrolet Joy. Por uma razão simples: o Polo Track não conseguiria ter preço tão "competitivo" como o do Gol - com o perdão da expressão.
E Fox e Up?
O Up! já está no corredor da morte há um bom tempo. Se manteve em linha em 2020 (quando vendeu pouco mais de 8 mil unidade o ano inteiro), graças a estoques de 2019. Passou a viver por aparelhos com a linha 2021, quando foi homologado para quatro pessoas para atender à nova legislação (de cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes) e vendido em versão única. Não vira 2022.
O Fox terá destino igual. Vendido apenas em duas versões, o veteraníssimo compacto (lançado em 2002) sobrevive pelo custo/benefício, já que parte dos R$ 58.190. Mas acaba em "conflito" com o Gol mais barato e com o futuro Polo Track. E as 20 mil unidades vendidas em 2020 não justificam sua manutenção em linha.
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