Depois da manjada estratégia de lançamento em doses homeopáticas, a Volkswagen acaba de marcar a apresentação oficial do Taos para o próximo dia 27 de maio. Mas você não precisa esperar até lá para saber preços, equipamentos e curiosidades sobre o novo SUV médio produzido na Argentina. A gente conta antes o que já sabemos sobre o VW Taos!
O novo utilitário esportivo da Volks usará sempre o 1.4 TSI turbo de 150 cv e 25,5 kgf.m de torque máximo a 1.500 rpm. É o mesmo motor que equipa as versões topo de linha do T-Cross, além das esportivas GTS de Polo e Virtus.
O câmbio é o automático de seis marchas com mudanças sequenciais em aletas no volante. Além disso, o conjunto terá quatro modos de condução, de econômico até a opção "Sport".
O VW Taos será negociado em duas versões de acabamento, inicialmente. A de entrada será a Comfortline, cujo preço ficará entre R$ 140 mil e R$ 150 mil para brigar com as configurações iniciais de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
A topo de linha será a Highline. Esta terá preços na faixa de R$ 160 mil a R$ 180 mil para tentar a sorte também com modelos como Ford Territory, Caoa Chery Tiggo 8, Chevrolet Equinox, Hyundai Tucson e Mitsubishi Eclipse Cross.
A linha ainda terá um pacote estético de lançamento de nome previsível. Chamado Launch Edition, agregará teto-solar, capas dos retrovisores pintadas de preto, além de rodas escurecidas.
A linha toda será equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, ar-condicionado automático bizona, freio de estacionamento elétrico, chave presencial com partida por botão, quadro de instrumentos eletrônico (Active Info Display) e multimídia VW Play.
A Highline terá alguns mimos a mais. Os bancos dianteiros terão aquecimento e os do motorista receberão ajustes elétricos. O painel eletrônico tem tela maior de 10", contra 8" da Comfortline.
O VW Taos Highline também pode receber o pacote de auxílio ao motorista. Este reúne controle de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão frontal e traseira com frenagem de emergência, sensor de ponto cego e estacionamento automático.
A central VW Play que estreou no Nivus e chegou às linhas Polo e Virtus será de série no futuro SUV médio. Ela tem tela de 10", permite comandar funções do carro, vem com aplicativos nativos - receberá, em breve, Spotify - e permite conexão sem fio, mas só com Apple CarPlay - para Android Auto, terá de ser no velho cabo.
O VW Taos tem dimensões bem próximas ao do líder da categoria, o Compass. São 4,46 m de comprimento, 2,68 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas tem capacidade para 498 litros, maior que o do Jeep e que o do Corolla Cross.