O termo teto solar nunca foi tão significativo no mercado automotivo. É que Hyundai pôs em prática, na Ásia, uma solução que vai dar aquela mãozinha a mais para um dos dramas dos carros eletrificados: o carregamento das baterias. A marca sul-coreana apresenta o Sonata Hybrid com painéis fotovoltaicos no teto. São aquelas placas que transformam a luz solar em energia para carregar as baterias que vão mover o motor elétrico do carro.
Trata-se do primeiro carro de produção em série do mundo a usar tal solução. Segundo a Hyundai, a estrutura de painéis de silício instalada no teto pode carregar de 30% a 60% das baterias diariamente do sedã médio-grande. Isso pode significar uma autonomia, no caso do Sonata, de mais de 1.300 km só no modo elétrico em um ano - levando-se em consideração seis horas de carga diária "do sol".
A ideia do fabricante é expandir o uso dos painéis em outros modelos eletrificados da linha. O Sonata Hybrid em questão combina o motor G2.0 GDi HEV com propulsor elétrico e câmbio automático de seis marchas. O modelo já está à venda na Coreia do Sul e chegará ainda este ano aos Estados Unidos, mas não há previsão de vendas na Europa e em outros mercados.