Depois dos lançamentos da BMW R 1300 GS e da Triumph Tiger 1200, a Ducati trouxe a Multistrada V4 Rally para o mercado brasileiro. Já publicamos aqui no WM1 sobre essa versão mais aventureira quando de seu lançamento, e agora participamos de um test-ride longo em diferentes condições, incluindo fora de estrada
A moto é preparada para longas viagens já de fábrica: tem tanque para 30 litros, rodas raiadas com pneus sem câmara e maior curso das suspensões, quando comparada às da Multistrada V4S, versão para quem busca melhor desempenho no asfalto. A DesertX continua sendo a Ducati mais apta para uso fora de estrada, enquanto a Multistrada V4 Rally é a opção equilibrada para os dois usos.
No trânsito urbano, a moto surpreende pela facilidade de manobra. Apesar do tanque de
30 litros sugerir uma moto larga e pesada, descobrimos uma ótima distribuição de peso - e a ergonomia não é comprometida pelo tanque enorme
Na eletrônica que gerencia a moto são quatro modos de pilotagem. Nos modos Sport e Touring, a potência é de 170 cv. Já nos modos Urban e Enduro, é limitada a 114 cv. No modo Urban, a entrega da potência é mais suave, facilitando a pilotagem dentro da cidade.
Uma curiosidade é que essa moto tem um sistema que desativa os dois cilindros traseiros em baixas velocidades, esquentando menos e aumentando o conforto do condutor. Ao acelerar com mais intensidade e/ou atingir maiores velocidades, o sistema desativa e os quatro cilindros em V voltam a funcionar juntos.
Na estrada, o modo Sport permite explorar os 170 cv do motor, com acelerações rápidas e empolgantes. É uma moto que, se você não se controlar, te leva a maiores velocidades e ainda mais emoção.
A moto tem assento ajustável entre 87 cm e 89 cm, e opções de banco e kit de suspensão mais baixos para atender pilotos de diferentes estaturas. Em terra batida, a resposta do motor no modo Enduro e o trabalho das suspensões tornam a pilotagem bem mais fácil do que eu esperava pelas proporções dessa Ducati Multistrada V4 Rally.
Apesar de o pneu original não ser o melhor para o uso no fora de estrada, é adequado para a maioria das situações. Para um uso mais intensivo fora do asfalto, pode ser interessante considerar outro modelo de pneu.
Na estrada, a sensação de esportividade é marcante, com suspensões ajustáveis
eletronicamente via painel. Com espaço livre para mostrar seu poder, a moto ultrapassa
facilmente os 200 km/h.
Ajustar as suspensões para maior firmeza aumenta a estabilidade em altas velocidades e pode deixá-la mais agradável de pilotar nessa condição. O ideal é testar configurações para chegar à sua favorita. Quando deixei no ajuste de suspensões "piloto e garupa", a moto me passou mais confiança para acelerar.
As tecnologias de detector de ponto cego e o controle de cruzeiro adaptativo sempre
me impressionam. O detector de ponto cego é um aliado prático: se algo entra no seu ponto cego, no respectivo lado acenderá uma luz laranja no retrovisor. Se você olhar no retrovisor com a luz acesa, não verá nada. Se virar a cabeça, lá estará o veículo no seu ponto cego!
R19 na frente e 170/60 R17 atrás. Rodas raiadas