Não há como negar que a proposta é tentadora: por R$ 152.490, você pode levar para casa o Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid, um sedã médio que é híbrido, mas custa bem menos que o seu concorrente direto Toyota Corolla Altis Hybrid (R$ 183.790).
Parece um bom negócio, né? Estamos falando de um carro com tamanho semelhante ao do sedã da marca japonesa e que também tem uma boa lista de equipamentos, embora custando R$ 31.300 a menos. Será mesmo? Isso você confere nas próximas linhas.
Visualmente, o Arrizo 6 Pro Hybrid é um carro bonito, com uma carroceria pensada para agradar aos clientes mais conservadores e cujas linhas transmitem a impressão de que o sedã ser mais baixo do que realmente é.
Tem praticamente a mesma cara do modelo a combustão, que era feito em Jacareí (SP) e foi lançado em 2021. Mas esse híbrido aqui é trazido da China, desde que a Caoa Chery decidiu interromper a produção de veículos na fábrica do interior paulista.
Na dianteira, o sedã médio segue fielmente a identidade visual dos modelos mais recentes da marca sino-brasileira, como os SUVs Tiggo 5x Pro Hybrid e o Tiggo 8 Pro Hybrid. Já na traseira, as lanternas de LED formam um conjunto bem horizontalizado e que dão uma personalidade própria ao modelo.
Em tamanho, são 4,64 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Dimensões bem parecidas com as do próprio Corolla e também com as do Chevrolet Cruze.
De cara, um dos pontos que mais impressiona na cabine do sedã da Caoa Chery é o ótimo acabamento. Não falta material macio ao toque em boa parte das superfícies, além dos itens em black piano e simulando aço escovado.
A escolha de materiais e revestimentos, combinado com o desenho de linhas sóbrias e de bom gosto, fica dentro daquilo que se espera de um sedã médio: carros que normalmente são comprados e guiados por um público mais exigente em termos de qualidade.
Apesar do entre-eixos mais curto em relação aos dos concorrentes, o meu filho João não teria motivos para reclamar do espaço no banco traseiro. Mesmo se ele conseguisse falar.
Além das portas com bom ângulo de abertura, que facilitam na hora de colocar a cadeirinha, o assento é confortável e acomoda com tranquilidade dois adultos, que ainda se beneficiam das saídas de ventilação.
O porta-malas tem 405 litros de capacidade. Bom, mas poderia ser melhor. O problema é a corcunda no fundo do compartimento, que esconde a bateria do conjunto motriz híbrido.
Já no banco do motorista, o assento é bem confortável e o acesso aos comandos é fácil. A coluna de direção, por sua vez, é regulável em altura e profundidade. Mundo perfeito? Nem tanto, já que algumas falhas de ergonomia marcam presença para ofuscar a festa.
O carregador de celular por indução fica muito deslocado para a direita, enquanto os botões físicos da multimídia ficam muito recuados, próximos do apoio de braço central. Por sorte, dá pra comandar o sistema pelo volante ou diretamente pela tela sensível ao toque, de 10,25 polegadas e compatível com Android Auto e o Apple CarPlay.
De série, o Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid tem seis airbags, painel digital, central multimídia com tela de 10,25 polegadas, câmera 360°, sensor de estacionamento traseiro, chave presencial, monitor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado na traseira, banco de couro com ajustes elétricos para o motorista, direção elétrica, faróis de LED com acionamento automático, retrovisores externos aquecidos, controlador automático de velocidade e teto solar.
É uma boa lista de equipamentos. Mas o modelo fica devendo itens como frenagem autônoma, assistente de manutenção em faixa ou controlador adaptativo de velocidade. Deslize que até é perdoável, já que nem todos os carros nessa faixa de preços têm esses itens.
O que não dá para deixar passar é a falta do ar-condicionado com controle automático de temperatura. O mais engraçado é que o sistema tem comando digital e - pasmem - até pode ser controlado por voz.
O Arrizo 6 Pro Hybrid é um híbrido-leve de 48V. Trocando em miúdos, quer dizer que esse sedã médio tem um motor elétrico de pequenas dimensões, que substitui o alternador e é capaz de fornecer potência e força adicionais para o propulsor 1.5 turbo flex, que ainda é o único responsável por mover o veículo.
Esse conjunto desenvolve 160 cv de potência e 25,5 kgf.m de torque. Já o câmbio é um automático CVT com simulação de nove marchas. Conjunto que permite ao sedã acelerar de zero a 100 km/h em 9 segundos. Uma boa marca para um carro sem pretensões esportivas.
Como todo híbrido leve, quem quiser levar o Arrizo 6 Pro Hybrid para casa não pode esperar o consumo de um modelo autocarregável (como o próprio Toyota Corolla) ou muito menos a eficiência de um plug-in.
Há uma melhora em eficiência em relação ao carro 100% a combustão. Mas não o suficiente para mudar a sua rotina de visitas ao posto de combustíveis. Com gasolina, o modelo registra médias de 13,5 km/l (estrada) e 12,5 km/l (cidade).
O Arrizo 6 Pro Hybrid agrada pelo visual e pela lista de equipamentos de conforto. Mas será que convence ao volante? Aperto o botão de partida no painel e... quase não ouço nada. Uma amostra do bom isolamento acústico da cabine do sedã médio.
O sedã da Caoa Chery é um carro que, por vezes, te coloca numa montanha-russa de emoções. Mal tinha sido apresentado ao carro e ele já me brindou com uma surpresa: um retrovisor interno que é eletrocrômico, mas tem um espelho que destorce a imagem e atrapalha nas manobras de estacionamento.
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Por sorte, o sistema de câmeras mais que compensa essa característica do sedã da Caoa Chery. Aliás, esse é um dos pontos do Arrizo 6 que realmente merece uma salva de palmas. Dá pra manobrar tranquilamente em espaços pequenos apenas olhando para as imagens projetadas na tela do sistema multimídia.
Depois de alguns dias de passeio, você acaba se acostumando com o retrovisor interno e passa a perceber que o Arrizo 6 Pro Hybrid é um carro que gosta de ser guiado de maneira suave, dando tempo para o motorista explorar a central multimídia e o painel digital configurável. Ou aproveitar o potente ar-condicionado, capaz de gelar até a alma.
A direção é bem leve, mas não é tão direta. Já a suspensão tem um acerto bem confortável na maior parte do tempo. Mas basta avançar com um pouco mais de velocidade por uma lombada ou em uma pista com asfalto ruim para sentir as pancadas secas do conjunto chegando ao fim do curso.
O motor 1.5 turbo flex tem injeção multiponto e não entrega aquele comportamento explosivo que vemos em outros modelos sobrealimentados. Mas não falta fôlego em uma tocada mais pacata, mesmo com o câmbio CVT sempre jogando a rotação lá no pé para baixar o consumo de combustível (e o ruído) em velocidades de cruzeiro.
Poderia ser melhor, não fosse o estranho seletor de modos de condução que, curiosamente, só tem duas opções de calibração (Eco e Sport). O resultado disso é um automóvel com comportamento bem "8 ou 80".
A opção Eco deixa as respostas do Arrizo bem lentas. Já no modo Sport, o conjunto mecânico manda a lentidão para o espaço. Mas, depois de um tempo, as respostas ásperas ao acelerador começam a incomodar.
Não faria mal se o sedã da Caoa Chery tivesse uma opção intermediária de acerto. Como acontece na maioria dos carros...
O Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid agrada a quem precisa mais de um sedã médio do que de um carro híbrido. É bem confortável e oferece um bom pacote de equipamentos de conforto na sua faixa de tamanho e preço.
Mesmo assim, tem poucas chances no mercado contra o best-seller Toyota Corolla, que parte de R$ 148.990 em sua versão de entrada GLi (que não é híbrida).
O principal benefício do Arrizo 6 Pro Hybrid está no fato de o modelo ser um híbrido no documento. Dependendo do estado, o dono paga menos IPVA - ou fica até isento. Já quem circula na cidade de São Paulo está livre do rodízio.
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