Aceleramos a versão mais cara do SUV médio com desenho de carroceria acupezado que tem motor 2.0 turbo, câmbio automatizado e tração nas quatro rodas.
Audi Q5 Sportback S Line Black: completinho, bem-acabado, esperto e muito tecnológico, esse carro pode ser seu por praticamente R$ 450 mil (o preço exato, atualmente, é de R$ 447.990). Venha comigo nesse teste que vou te mostrar todas as suas virtudes – e também os pontos não tão legais do modelo.
Lembramos que o principal objetivo do Audi Q5 - desde o ano passado, quando reformulou sua proposta para o mercado brasileiro - é ser o SUV mais vendido da Audi no país e no mundo, apesar de ser mais caro que o Q3. Na linha 2022, são três versões com carroceria SUV e duas configurações com o estilo Sportback. Os preços também aumentaram, mas vamos focar no que interessa: a tecnologia a bordo.
Este é o primeiro facelift dado ao Q5 de segunda geração, lançado ao mundo e no Brasil em 2017. E a mudança estética foi muito boa a meu ver, pois deu ao SUV um desenho mais moderno, futurista e agressivo.
Em resumo, a frente ficou mais invocada e recebeu uma série de incrementos tecnológicos. Nos faróis, por exemplo, há LED desde a versão de entrada, que evolui de acordo com as configurações. Nas mais caras, são full-LED. E na topo de linha, como essa que testamos, há tecnologia matricial. Lá atrás as lanternas também são diferentes e têm OLED, mas já já a gente chega na traseira.
Na lateral do carro, note pelas fotos, o grande destaque é o shape de cupê. Aquela tendência que começou a conquistar o público com a primeira geração do BMW X6 agora se faz presente em diversos utilitários, até do segmento de compactos, como por exemplo o VW Nivus. No Q5 é a mesma coisa: carro grande, linha de cintura alta e caimento de teto fluido, bem esportivo.
Já as belas rodas de 20 polegadas são só dessa versão e opcionais - de série são aro 19".
Na traseira, como descrevemos, o grande destaque, além do formato da carroceria mais acentuado, são as lanternas de OLED, que têm desenhos diferentes – e nesse caso, o cliente pode escolher qual é a holografia da sua lanterna na hora de fechar a compra do Q5 na concessionária. Também gostei do para-choques bem alto e dessa linda cor azul. Curtiu o visual? Então agora vamos lá para dentro.
A sensação de luxo ao entrar na cabine do Q5 aumentou quando comparamos esse modelo ao anterior - e isso é ainda mais sentido nessa versão topo de gama, chamada Black, que tem o pacote de acabamento S Line de série. Repare que todo o formato do painel foi pensado na maior comodidade do motorista, que tem tudo à mão.
Dá para ajustar altura do banco por comandos elétricos e também a posição do volante em altura e profundidade, o que é ótimo para quem gosta de dirigir em uma posição mais altinha. Assim como no Q3 que testei no final do ano passado, essa configuração é pensada para oferecer o nível máximo de conforto e tecnologia ao comprador de um SUV dessa categoria.
Começa até a ficar repetitivo listar tudo que um carro desse porte e dessa significância financeira tem como conteúdo, mas não podemos deixar de falar sobre a extensa lista de equipamentos do Q5, que faz dele um dos modelos mais tecnológicos do seu segmento.
Desde a versão de entrada, o carro vem de série com ar-condicionado de três zonas; carregador de celular por indução; retrovisor anti-ofuscante; sistema de áudio com oito alto-falantes de 80W; a central multimídia MMI Touch; piloto automático; painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas; bancos dianteiros com ajustes elétrico; chave presencial; start-stop; volante multifuncional; sensor de estacionamento na frente e atrás com câmera de ré e os faróis e lanternas em LED.
Na versão do meio, o carro ganha o kit visual de incrementos da linha S Line; sistema de navegação (GPS); som com 10 alto-falantes e 180W; controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema de aviso para saídas de faixa; bancos dianteiros esportivos; bancos traseiros rebatíveis com ajuste longitudinal e de inclinação; rodas exclusivas; os faróis Full-LED com função matrix e teto solar panorâmico.
Nessa configuração mais completa do teste, o Q5 tem tudo isso e ainda traz os equipamentos de auxílio à condução, como o sistema que corrige o volante em escapadas de faixa (chamado de Audi Side Assist com "Exit Warning") e o de alerta de colisão traseira com assistente de tráfego reverso, além do revestimento do teto preto; do memorizador de posição para o banco do motorista e volante com base aplanada.
Fora isso, o carro tem uma série de opcionais como as rodas de 20 polegadas que já comentamos, lanternas de OLED que também já mencionamos e ainda um sistema de som premium da grife Bang&Olufsen, do head-up display e uma série de outros detalhes. Muita coisa né? Agora bora acelerar e falar do que a gente mais gosta.
O carro é bem esperto viu? Culpa do turbo. O Audi Q5 e o Q5 Sportback são movidos pelo motor 2.0 turbo da família TFSI de 249 cv e 37,7 kgf.m de torque, que recebe comandos de uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem com sete marchas, que é banhada no óleo.
Para dar mais segurança e oferecer ainda mais conforto, a Audi o equipou com o sistema de tração integral quattro. Resumo da brincadeira: o SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, praticamente o mesmo que um Golf GTi, e atingir 237 km/h de velocidade máxima.
Fora isso, o Audi Q5 é um carro realmente gostoso de tocar. Sabe fazer curva, freia muito e principalmente arranca como se não fosse um utilitário de 1.930 kg, e sim um hatch na flor da idade com vontade de engolir o asfalto. É fato, a combinação do motor turbo com esse câmbio bem acertado é um tesão.
Ah, mas e o consumo? Bom, aqui entra outra discussão a respeito do tema. Muitos de vocês podem me falar: ah, mas a pessoa que paga R$ 450 mil num carro não precisa e na maioria das vezes nem quer saber de consumo! E eu concordo, mas para quem tem interesse no tema, vale dizer que os dados são bem interessantes: 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, sempre com gasolina.
O espaço traseiro não é ruim pois falamos de um carro médio com entre-eixos de 2,82 m, o mesmo do sedã Audi A4. Dei carona para três adultos e ninguém reclamou do aperto. Mas para uma viagem grande, duas pessoas certamente terão muito mais tranquilidade do que três. Quem senta lá atrás também tem saídas exclusivas de ar e entrada USB para o carregamento de celulares ou tablets.
O porta-malas é menor no Q5 Sportback do que na versão SUV. São 510 litros no Q5 cupê contra 520 litros na configuração tradicional. É muito pouco, praticamente um porta-luvas de diferença, então quase não dá para dizer que se bagageiro for sua prioridade, o Q5 SUV é a escolha mais racional, afinal o Sportback também tem um belo espaço para guardar as coisas.
Resumo da ópera: o Q5 era o último carro dessa leva de modelos tradicionais da Audi, sem ser elétrico, que precisava de retoques para seguir firme com seus objetivos aqui no Brasil. Vale lembrar que, apesar disso, o carro já tem um sistema de bateria maior, que podemos chamar de híbrido leve, para ajudar no quesito de emissões, mas apostamos que sua próxima geração deva ser bem diferente.
E isso explica o motivo de do modelo continuar um excelente carro, gostoso de dirigir, confortável e tecnológico. Dentro dessa nova realidade financeira que vivemos, esse SUV acupezado disputa clientes com quem tem praticamente R$ 500 mil. Portanto se um SUV médio premium estiver nos seus planos, vale dar uma olhada nesse camarada, que concorre com BMW X4 e Mercedes GLC Coupé.
AUDI - Q5 - 2022 |
2.0 45 TFSI GASOLINA SPORTBACK S LINE BLACK QUATTRO S TRONIC |
R$ 437990 |
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