Audi Q5 e Q5 Sportback 2021

Audi Q5 Sportback: completo, esperto e tecnológico

Testamos a versão acupezada do SUV da Audi na configuração mais cara, a S Line Black, que custa R$ 447.990

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 37/1600 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 510 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.4

Overview

Aceleramos a versão mais cara do SUV médio com desenho de carroceria acupezado que tem motor 2.0 turbo, câmbio automatizado e tração nas quatro rodas.


  • + Conjunto mecânico
  • + Espaço interno
  • + Acabamento
  • + Lista de equipamentos
  • - Preço
 
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Audi Q5 Sportback S Line Black: completinho, bem-acabado, esperto e muito tecnológico, esse carro pode ser seu por praticamente R$ 450 mil (o preço exato, atualmente, é de R$ 447.990). Venha comigo nesse teste que vou te mostrar todas as suas virtudes – e também os pontos não tão legais do modelo.

Lembramos que o principal objetivo do Audi Q5 - desde o ano passado, quando reformulou sua proposta para o mercado brasileiro - é ser o SUV mais vendido da Audi no país e no mundo, apesar de ser mais caro que o Q3. Na linha 2022, são três versões com carroceria SUV e duas configurações com o estilo Sportback. Os preços também aumentaram, mas vamos focar no que interessa: a tecnologia a bordo.

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Antes, falemos sobre o design do Audi Q5

Este é o primeiro facelift dado ao Q5 de segunda geração, lançado ao mundo e no Brasil em 2017. E a mudança estética foi muito boa a meu ver, pois deu ao SUV um desenho mais moderno, futurista e agressivo.

Em resumo, a frente ficou mais invocada e recebeu uma série de incrementos tecnológicos. Nos faróis, por exemplo, há LED desde a versão de entrada, que evolui de acordo com as configurações. Nas mais caras, são full-LED. E na topo de linha, como essa que testamos, há tecnologia matricial. Lá atrás as lanternas também são diferentes e têm OLED, mas já já a gente chega na traseira.

Na lateral do carro, note pelas fotos, o grande destaque é o shape de cupê. Aquela tendência que começou a conquistar o público com a primeira geração do BMW X6 agora se faz presente em diversos utilitários, até do segmento de compactos, como por exemplo o VW Nivus. No Q5 é a mesma coisa: carro grande, linha de cintura alta e caimento de teto fluido, bem esportivo.

Já as belas rodas de 20 polegadas são só dessa versão e opcionais - de série são aro 19".

Na traseira, como descrevemos, o grande destaque, além do formato da carroceria mais acentuado, são as lanternas de OLED, que têm desenhos diferentes – e nesse caso, o cliente pode escolher qual é a holografia da sua lanterna na hora de fechar a compra do Q5 na concessionária. Também gostei do para-choques bem alto e dessa linda cor azul. Curtiu o visual? Então agora vamos lá para dentro.

No interior

A sensação de luxo ao entrar na cabine do Q5 aumentou quando comparamos esse modelo ao anterior - e isso é ainda mais sentido nessa versão topo de gama, chamada Black, que tem o pacote de acabamento S Line de série. Repare que todo o formato do painel foi pensado na maior comodidade do motorista, que tem tudo à mão.

Dá para ajustar altura do banco por comandos elétricos e também a posição do volante em altura e profundidade, o que é ótimo para quem gosta de dirigir em uma posição mais altinha. Assim como no Q3 que testei no final do ano passado, essa configuração é pensada para oferecer o nível máximo de conforto e tecnologia ao comprador de um SUV dessa categoria.

 Caimento de teto atrapalha muito pouco o volume do porta-malas (10 litros menor)
Audi Q5 e Q5 Sportback 2021
Legenda: Caimento de teto atrapalha muito pouco o volume do porta-malas (10 litros menor)
Crédito: Divulgação
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Lista de equipamentos

Começa até a ficar repetitivo listar tudo que um carro desse porte e dessa significância financeira tem como conteúdo, mas não podemos deixar de falar sobre a extensa lista de equipamentos do Q5, que faz dele um dos modelos mais tecnológicos do seu segmento.

Desde a versão de entrada, o carro vem de série com ar-condicionado de três zonas; carregador de celular por indução; retrovisor anti-ofuscante; sistema de áudio com oito alto-falantes de 80W; a central multimídia MMI Touch; piloto automático; painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas; bancos dianteiros com ajustes elétrico; chave presencial; start-stop; volante multifuncional; sensor de estacionamento na frente e atrás com câmera de ré e os faróis e lanternas em LED.

Na versão do meio, o carro ganha o kit visual de incrementos da linha S Line; sistema de navegação (GPS); som com 10 alto-falantes e 180W; controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema de aviso para saídas de faixa; bancos dianteiros esportivos; bancos traseiros rebatíveis com ajuste longitudinal e de inclinação; rodas exclusivas; os faróis Full-LED com função matrix e teto solar panorâmico.

Audi Q5 Sportback e Q5 tradicional têm versão S Line Black, que pode ter o acabamento escurecido
Crédito: Divulgação
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Nessa configuração mais completa do teste, o Q5 tem tudo isso e ainda traz os equipamentos de auxílio à condução, como o sistema que corrige o volante em escapadas de faixa (chamado de Audi Side Assist com "Exit Warning") e o de alerta de colisão traseira com assistente de tráfego reverso, além do revestimento do teto preto; do memorizador de posição para o banco do motorista e volante com base aplanada.

Fora isso, o carro tem uma série de opcionais como as rodas de 20 polegadas que já comentamos, lanternas de OLED que também já mencionamos e ainda um sistema de som premium da grife Bang&Olufsen, do head-up display e uma série de outros detalhes. Muita coisa né? Agora bora acelerar e falar do que a gente mais gosta.

Como anda

O carro é bem esperto viu? Culpa do turbo. O Audi Q5 e o Q5 Sportback são movidos pelo motor 2.0 turbo da família TFSI de 249 cv e 37,7 kgf.m de torque, que recebe comandos de uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem com sete marchas, que é banhada no óleo.

Para dar mais segurança e oferecer ainda mais conforto, a Audi o equipou com o sistema de tração integral quattro. Resumo da brincadeira: o SUV consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, praticamente o mesmo que um Golf GTi, e atingir 237 km/h de velocidade máxima.

Fora isso, o Audi Q5 é um carro realmente gostoso de tocar. Sabe fazer curva, freia muito e principalmente arranca como se não fosse um utilitário de 1.930 kg, e sim um hatch na flor da idade com vontade de engolir o asfalto. É fato, a combinação do motor turbo com esse câmbio bem acertado é um tesão.

Ah, mas e o consumo? Bom, aqui entra outra discussão a respeito do tema. Muitos de vocês podem me falar: ah, mas a pessoa que paga R$ 450 mil num carro não precisa e na maioria das vezes nem quer saber de consumo! E eu concordo, mas para quem tem interesse no tema, vale dizer que os dados são bem interessantes: 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada, sempre com gasolina.

Linha Sportback da Audi tem crescido e marca aposta que tendência é superar o desenho tradicional
Crédito: Divulgação
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Cabe uma família?

O espaço traseiro não é ruim pois falamos de um carro médio com entre-eixos de 2,82 m, o mesmo do sedã Audi A4. Dei carona para três adultos e ninguém reclamou do aperto. Mas para uma viagem grande, duas pessoas certamente terão muito mais tranquilidade do que três. Quem senta lá atrás também tem saídas exclusivas de ar e entrada USB para o carregamento de celulares ou tablets.

O porta-malas é menor no Q5 Sportback do que na versão SUV. São 510 litros no Q5 cupê contra 520 litros na configuração tradicional. É muito pouco, praticamente um porta-luvas de diferença, então quase não dá para dizer que se bagageiro for sua prioridade, o Q5 SUV é a escolha mais racional, afinal o Sportback também tem um belo espaço para guardar as coisas.

Conclusão

Resumo da ópera: o Q5 era o último carro dessa leva de modelos tradicionais da Audi, sem ser elétrico, que precisava de retoques para seguir firme com seus objetivos aqui no Brasil. Vale lembrar que, apesar disso, o carro já tem um sistema de bateria maior, que podemos chamar de híbrido leve, para ajudar no quesito de emissões, mas apostamos que sua próxima geração deva ser bem diferente.

E isso explica o motivo de do modelo continuar um excelente carro, gostoso de dirigir, confortável e tecnológico. Dentro dessa nova realidade financeira que vivemos, esse SUV acupezado disputa clientes com quem tem praticamente R$ 500 mil. Portanto se um SUV médio premium estiver nos seus planos, vale dar uma olhada nesse camarada, que concorre com BMW X4 e Mercedes GLC Coupé.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

AUDI - Q5 - 2022
2.0 45 TFSI GASOLINA SPORTBACK S LINE BLACK QUATTRO S TRONIC
R$ 437990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1984
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 249/6000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 37/1600
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 237
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 6,3
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 7
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • S-tronic
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral permanente

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco ventilado
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4689
  • Largura (mm)
  • 1893
  • Altura (mm)
  • 1660
  • Entre-eixos (mm)
  • 2819
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 70
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 510
  • Peso bruto (kg)
  • 1930

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 20
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 255/45
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 20
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 255/45
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.1
  • Tecnologia9.3
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho9.3
  • Opinião do repórter9.5
  • + Conjunto mecânico
  • + Espaço interno
  • + Acabamento
  • + Lista de equipamentos
  • - Preço
 
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