O Chevrolet Equinox Premier chega com bom preço inicial e boa lista de equipamentos de série. Surpreende a performance, culpa do bom casamento entre o motor 2.0 turbo de quatro cilindros e a transmissão automática de 9 marchas.
Ser uma referência no efervescente segmento de SUVs. Este é o objetivo da Chevrolet com a chegada do Equinox, lançado na noite de quinta-feira (19) em São Paulo. E, podemos garantir, potencial para isso podemos afirmar que potencial para isso tem, afinal, nós do WM1 já aceleramos o modelo na pista de provas da General Motors, em Indaiatuba (SP). Confira a avaliação completa!
Não é preciso entrar no Equinox para ficar impressionado. Basta analisar o custo-benefício para ver que competitivo o Chevrolet é! Oferecido em versão única Premier, que estreia no SUV, mas passará a ser a versão topo de linha de todos os modelos da marca no lugar da LTZ, o Equinox custa R$ 149.900. Sem opcionais, com exceção da pintura – são cinco cores disponíveis, com valores de R$ 1.000 ou R$ 1.700.
Por este valor, o Chevrolet traz – além do motor 2.0 turbo de quatro cilindros e transmissão automática de 9 marchas – ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, seis aribags (duplo frontal, laterais e de cortina), ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil, bancos revestidos em couro, assento do motorista com ajustes elétricos e memória, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade (manuais), central multimídia com tela de 8 polegada sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve de 19 polegadas ‘calçadas’ com pneus P235/50 R19, sistema de som Bose, serviço de concierge OnStar (pacote completo), auxiliar de estacionamento para vagas transversais e longitudinais, abertura elétrica do porta-malas e limitador e controlador de velocidade.
Destaque especial para o pacote de segurança do Equinox. Além dos airbags e dos freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), o SUV tem câmera de ré, sensores dianteiro e traseiro, alerta de colisão frontal, alerta de movimentação traseira que avisa o motorista, por meio de alerta sonoro e vibração no banco (se algum objeto está passando enquanto tira o Equinox de uma vaga de supermercado, por exemplo), alerta de objeto no ponto cego, alerta de distância do carro à frente, assistente de permanência na faixa de rolagem (caso o carro comece a sair sem que o motorista tenha dado seta, o sistema vibra o volante e atua trazendo o veículo de volta para a faixa – atenção: não é um sistema de condução autônoma!)
De todos os recursos, no entanto, o mais interessante para papais e mamães é o alerta de esquecimento de objetos ou crianças no banco traseiro. Ao abrir uma das portas traseiras, o recurso supõe que algo ou alguém foi colocado no banco traseiro. Ao chegar no destino e desligar o veículo, um aviso é mostrado no painel de instrumentos alertando para a possibilidade de ter algo (uma bolsa, por exemplo) ou alguém (um bebê) no banco traseiro.
Não é preciso entrar no Equinox para ficar impressionado. Basta analisar o custo-benefício para ver que competitivo o Chevrolet é!
Ok, o custo-benefício do Equinox já se mostrou interessante e competitivo. No entanto, será que o Chevrolet roda legal? As expectativas eram modestas. Estamos falando de um cara que tem 4,65 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,69 metro de altura. Praticamente certo que vai ser bem mais ou menos. O SUV, no entanto, volta a surpreender com uma agilidade interessante entregue de maneira ‘elegante’. “Como assim elegante?”, você deve estar se perguntando. Explicamos...
O motor 2.0 Ecotec turbo de quatro cilindros – o mesmo que equipa o Camaro nos Estados Unidos – tem interessantes 262 cv de potência, mas agrada mesmo é pelo torque de 37 kgf.m a partir de baixas rotações, que atrelado ao câmbio automático de 9 marchas deixa o Equinox sempre pronto para uma boa retomada, se necessário. E é aqui que entra a palavra ‘elegante’, pois esta saúde extra para, digamos, efetuar uma ultrapassagem, é entregue de maneira intensa e linear. Não em forma de uma ‘pancada’, como em alguns SUVs de seis ou oito cilindros. Até mesmo as trocas de marchas, quando buscamos este máximo de performance, conseguem ser suaves e quase imperceptíveis, quando acontece quando estamos apenas levando a família para passear. Incrível como a Chevrolet sintonizou de maneira harmônica performance e conforto.
Importante dizer que parte desta sagacidade do Equinox está no peso. Com 1.693 kg, o Chevrolet se revela relativamente leve para um utilitário esportivo do seu porte. Não é uma ‘pluma’, mas está longe de sofrer com a ‘balança’ como alguns de seus concorrentes.
Gostamos muito do comportamento do Chevrolet nas curvas. Sendo tração dianteira (4x2) – apesar de ter a opção AWD (tração integral), selecionada por meio de um botão no console central para rodar em estradinhas de terra batida, nada de off road (pelo amor de Deus!)
O ajuste da suspensão também me chamou demais a atenção – independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e 4-link na traseira. Esperava algo molenga acima do aceitável, como era o Captiva V6. Mas não! O comportamento mostrou-se mais para o firme, sem deixar de ser ‘soft’. As imperfeições do asfalto são absorvidas com facilidade e mesmo abusando em algumas crateras na pista de provas da Chevrolet em nenhum momento os amortecedores deram fim de curso (batida seca). Nas curvas e frenagens mais fortes, a carroceria inclina leve e sem exageros, algo comum para um carro com centro de gravidade ‘lá no céu’, como o Equinox.
Gostamos muito do comportamento do Chevrolet nas curvas. Sendo tração dianteira (4x2) – apesar de ter a opção AWD (tração integral), selecionada por meio de um botão no console central para rodar em estradinhas de terra batida, nada de off road (pelo amor de Deus!) -, há muito equilibro na entrada das curvas, sem sinais de saídas de frente, como seria natural. E este equilíbrio é comprovado pelo fato de os controles de tração e estabilidade (itens de série) praticamente não atuarem. Somente uma ou duas vezes, quando realmente passamos do limite, a eletrônica deu o ar da graça – e com bastante intensidade...
O Chevrolet Equinox é um carro para a família – nada de casais jovens sem filhos. Por fora, como falamos antes, o SUV é grandalhão e impõe respeito. Por dentro, no entanto, não chega a ser aquele latifúndio que sugere. Porém, com distância entre os eixos de 2,72 metros, há espaço agradável para levar até três pessoas no banco traseiro – ponto positivo para o duto traseiro curto, o que atrapalha menos aquele que sempre leva a pior e viaja na posição central (normalmente o mais catatau da galera).
O acabamento não faz feio de acordo com o ponto de referência. Em termos de design, o Equinox é muito parecido com os modelos da família Cruze – tanto o sedan quanto o hatch. A diferença é que a qualidade dos materiais e, principalmente, da montagem colocam o SUV alguns degraus acima. Os encaixes das peças não apresentam folgas, como no Cruze. Poderia apenas usar menos cromado...
De acordo com a Chevrolet, o custo das revisões periódicas até 60.000 km custa R$ 3.132, valor realmente competitivo quando comparado à concorrência. Já o seguro, cotado de acordo com o Autocompara, teve valores bem divergentes para o perfil de homem, 35 anos, morador da Zona Norte de São Paulo. Na seguradora mais em conta o valor foi de R$ 7.400 e na mais salgada, R$ 22.750! As franquias variaram de R$ 5.000 a R$ 10.000.
Vai fazer barulho! O Chevrolet Equinox chega com algo que o consumidor de SUV busca: custo-benefício atraente, afinal, opções não faltam. Destaque para o pacote de equipamentos de segurança. O desempenho também é interessante, assim como o espaço interno. Sua briga será pesada, principalmente com Jeep Compass (por conta do preço), Peugeot 3008 (por conta do design), Honda CR-V (por conta da solidez da marca) e até com as versões de entrada do Audi Q3 (por conta do status). Vamos ver.
CHEVROLET - EQUINOX - 2018 |
2.0 16V TURBO GASOLINA PREMIER AWD AUTOMÁTICO |
R$ 155990 |
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