Avaliamos o Honda Civic com motor 2,0L

Mantendo as boas qualidades do modelo equipado com motor 1,8L, o 2,0L agrada em uma porção de coisas. Mas será que ele bate o Corolla


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Rodrigo Samy
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No início do ano, o WebMotors foi convidado para conhecer de perto o novo Honda Civic equipado com motor 2,0L de 155 cv quanto está abastecido com etanol. A nossa manchete da época foi a seguinte: “Honda Civic ganha novo motor 2,0L Flex e quer tirar Corolla da liderança”.

 

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Atualmente, três meses após o ingresso da opção 2,0L à linha de montagem, a Honda comemora o marco de o Civic ser o veículo mais vendido do país no segmento de sedans médios, totalizando 15.822 unidades vendidas em 2013. De acordo com a marca japonesa, a opção mais potente aumentou em 41,3% a comercialização do sedã, no acumulado de 2013 contra o de 2012. Em contrapartida o seu principal rival, o Toyota Corolla tem a sua 11ª geração apresentada nos EUA.

 

Para ver se a força do novato é realmente superior ao da versão anterior, equipada com um conjunto de 1,8L, o WebMotors resolveu avaliar o Civic. Quando andamos na opção antecessora dissemos que: “O imbatível Toyota Corolla pode estar com a sua confortável posição contada, será? O ataque pode vir de vários lados, dos europeus - Jetta, Fluence e 408 – dos asiáticos – Cruze e Elantra – ou até mesmo do seu compatriota Honda Civic”. Na época, o Civic ganhava a sua nova reformulação e ainda não havia previsão do ingresso no novo propulsor. 

 

Da frase citada acima há praticamente um ano, algumas verdades continuam em prática. Uma delas responde a primeira pergunta, já a outra reafirma quem continua sendo os concorrentes do Corolla e do Civic.

 

Um detalhe que chamou a atenção do WebMotors na avaliação do modelo equipado com motor 1,8L, foi a falta de emoção. Por estar equipado com uma série de equipamentos que controlam os trajetos do carro, o sedã deixou de lado aquela impressão de apetite. Ou seja, ficou bem menos arisco. O tal detalhe, justificado com as inovações tecnológicas da nona geração, não se confirmou no novo Civic. O modelo de 140 cv, de acordo com as referências de tanque a tanque feitas pelo Webmotors, fez 6,3 km/l de etanol no circuito urbano, sendo que o indicado pelo computador de bordo era de 6,3 km/l. Com gasolina, o Civic fez 12,6 km/l sendo o indicado pelo carro 10,3 km/l.

 

Já o modelo de 155 cv, de acordo com as referências de tanque a tanque feitas pelo Webmotors, o Civic fez 5,8 km/l de etanol no circuito urbano. Com gasolina, o Civic fez 11,6 km/l. Conforme os testes do Inmetro, o Honda Civic 2,0L automático faz 6,5 km/l na cidade e 10,2 km/l, ambos os números com etanol. Com gasolina o Civic fez 9,4 Km/l no regime urbano e 12,8 km/l na estrada.

 

Câmbio automático

Equipado com uma transmissão automática de cinco velocidades, o Civic não se demostrou um aguerrido “trocador” de marchas. Faltou uma agilidade nada natural em qualquer modelo automático equipado com uma embreagem. O desprazer só fica menor por causa da possibilidade das trocas manuais por meio das borboletas atrás do volante. Como o modelo atual manteve o botão ECON, introduzido na versão 2012, a condução pode acabar ficando mais morosa ainda quando ele estiver acionado.

 

Apesar da certa morosidade da transmissão, o Civic é um veículo ágil e leve. Tanto é que registra uma relação peso/potência de 8,35 kg/cv. Quando o assunto é disparo na abertura de semáforos, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 10,9s.

 

Conclusão

Com uma série de modelos entre os concorrentes do Civic, vale uma boa debruçada na internet (classificados do WebMotors) para entender que a compra deve ser racional. O Civic avaliado custa R$ 83,89 mil. O mesmo modelo, versão topo, equipado com motor 1,8L custa, pela tabela WebMotors, R$ 80 mil. A diferença é bem pequena se você for pensar que o investimento é alto. Porém, a evolução de um carro para o outro é bem nítida, inclusive no consumo. O Toyota Corolla, na versão Altis 2.0, pode ser encontrado na tabela WebMotors a partir de R$ 80 mil.

 

Além dos dois “clichezão” da categoria, o consumidor pode optar ainda pelos modelos Chevrolet Cruze, Volkswagen Jetta, Renault Fluence e Peugeot 408. O Honda Civic 2014 é vendido com três anos de garantia e estará disponível nas cores: Branco Taffetá Sólido, Cinza Paladium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado em todas as versões.

 

Os valores sugeridos para o sedã são:

Honda Civic LXS 2014 1.8 Mecânico - R$ 66.690

Honda Civic LXS 2014 1.8 Automático - R$ 66.690

Honda Civic LXR 2014 2.0 Automático - R$ 74.290 (LXR)

Honda Civic EXR 2014 2.0 Automático - R$ 83.890 (EXR)

 

Ficha Técnica – Honda Civic 2.0 FlexOne 2014

Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 1.997 cm³, 16V; Potência: 155 cv (E) e 150 cv (G) a 6.300 rpm; Torque: 19,5 kgfm a 4.800 rpm (E) / 19,3 kgfm a 4.700 rpm (G);Transmissão: automática de cinco marchas, tração dianteira; Suspensão: Dianteira do tipo McPherson e traseira Multi-Link; Freios: ABS e EBD com disco dianteiro ventilado e traseiro sólido ; Direção: Assistência Elétrica; Dimensões: 4.525 mm de comprimento, 1.755 mm de largura, 1.450 mm de altura e 2.668 m de entre eixos; Peso em Ordem de Marcha: 1.306 kg

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