SUV mais barato do Brasil Citroën Basalt 1

Basalt 1.0 manual: o SUV baratinho vale a pena?

O SUV ganhou nova versão de entrada, a Feel 1.0 manual. Será que o preço é o suficiente para aumentar as vendas?

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 10,5/3250 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,3 km/litro
      Estrada: 10,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 490 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview


  • + espaço interno
  • + porta-malas
  • + economia de combustível
  • - conforto acústico
  • - falta de assistentes de condução
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Basalt 1.0 manual: o SUV baratinho vale a pena?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os SUVs conquistaram de vez o coração dos brasileiros. E não é achismo! De acordo com os dados da federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mais de 50% dos carros zero-quilômetro vendidos em janeiro pertencem a essa categoria.

Mas, até pouco tempo, quem queria um utilitário esportivo tinha que desembolsar uma boa quantia. Agora, a Citroën chegou com uma proposta tentadora: o Citroën Basalt Feel 1.0 manual, um SUV espaçoso com preço de hatch. Mas será que vale a pena?

Preço: SUV com valor de compacto

Antes mesmo da versão manual, o Basalt Feel automático já era o SUV mais barato do Brasil. Com a chegada da transmissão manual, ficou ainda mais acessível: R$ 91.990.

Para se ter uma ideia, esse preço é menor que o de um Chevrolet Onix (a partir de R$ 93.760) ou de um Volkswagen Polo Track (R$ 92.990), ambos 1.0 e manuais. Ou seja, você pode sair com um SUV novinho pelo mesmo valor de um hatch "popular".

O ponto forte do Basalt com câmbio manual é o preço: R$ 91.990
Crédito: Divulgação
toggle button

Visual arrojado

Gosto é pessoal e não se discute, mas o Basalt tem um design que não passa despercebido. A carroceria cupê e as linhas robustas dão um toque de sofisticação ao modelo.

Na frente, o conjunto óptico traz faróis halógenos com luzes de rodagem diurnas (DRLs) em LED. As rodas de liga leve de 16 polegadas mantêm o estilo esportivo, e os retrovisores têm repetidores de seta. Na traseira, as lanternas salientes dão aquele charme extra.

O visual é arrojado e as rodas têm aros de 16 polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Espaço e porta-malas generosos

Além do preço, outro ponto forte do Basalt é o espaço interno. Com entre-eixos de 2,64 metros, ele acomoda bem os passageiros, mesmo os mais altos.

E o porta-malas? Com 490 litros de capacidade, carrega de tudo: malas, carrinho de bebê, e muitas compras. O único detalhe é um desnível entre a carroceria e o assoalho, o que pode dificultar um pouco na hora de colocar e tirar objetos mais pesados.

O porta-malas também é um dos pontos altos do SUV: capacidade para 490 litros
toggle button

Equipamentos de série: o essencial, mas sem luxos

Por ser um SUV de entrada, o Basalt Feel manual não traz tantos mimos, mas entrega um pacote honesto:

  • Painel digital colorido de sete polegadas customizável
  • Central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Câmera de ré
  • Três entradas USB
  • Seis alto-falantes
  • Ar-condicionado manual
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros
  • Alarme
  • Travas elétricas
  • O acabamento é todo em plástico, o que é comum na categoria, e os bancos são revestidos em tecido. O ponto positivo é que os passageiros traseiros têm duas entradas USB tipo A. Mas não há saída de ar-condicionado para eles.

    Mesmo sendo versão de entrada, o SUV tem multimídia de 10,1 polegadas e painel de controle de sete polegadas
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Motor e desempenho: SUV tem foco na economia

    O Basalt Feel manual é equipado com o motor 1.0 Firefly de até 75 cv de potência e 10,7 kgf.m de torque com etanol. Não é um foguete, e precisa de 15,2 segundos para atingir 100 km/h. A velocidade máxima é de 157 km/h.

    Mas é um carro econômico: faz até 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina e 9,2 km/l e 10,1 km/l, respectivamente, com etanol. Ou seja, com um tanque de 47 litros, pode rodar até 686 quilômetros sem precisar abastecer.

    A suspensão prioriza o conforto, garantindo uma condução leve. No entanto, faltam assistências de condução.

    Custo de revisão e seguro

    Não adianta ter um carro barato e gastar horrores com manutenção, certo? A Citroën oferece revisões programadas até os 60 mil quilômetro por um total de R$ 5.531.

    Já o seguro anual custa, em média, R$ 5.202,37. No entanto, não se esqueça que esse preço varia de acordo com o perfil do segurado e região de residência.

    Somadas, as seis primeiras revisões do Basalt manual custam R$ 5.531
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Vale a pena investir no SUV mais barato do Brasil?

    O Citroën Basalt Feel manual tem como principal atrativo o preço. Mas não é só isso. O modelo tem conectividade via Android Auto e Apple CarPlay sem fio, um painel 100% digital e um porta-malas maior que os de muitos SUVs mais caros, além de vir de série com câmera de ré.

    No entanto, alguns pontos poderiam ser melhores. O carro não tem uma entrada USB tipo C e carregador por indução. A ausência de sensor de estacionamento e chave presencial também são sentidas. Já o isolamento acústico poderia ser mais eficiente. Além disso, a antena convencional - em vez da moderna tipo shark - prejudica o visual do SUV.

    A versão mais barata do Basalt pode roubar vendas de hatches como Onix e Polo
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    De forma geral, o Citroën Basalt Feel manual é uma opção interessante para quem quer um SUV acessível, espaçoso e econômico. Entrega mais que muitos hatches pelo mesmo preço, embora falte um pouco de tecnologia e conforto.

    Agora, a pergunta que não quer calar: será que o preço competitivo será suficiente para o Basalt se destacar mais nesse concorrido segmento?

    Ficha Técnica

    CITROËN - BASALT - 2025
    1.0 FIREFLY FLEX FEEL MANUAL
    R$ 100490

    Motor / Desempenho / Consumo +

    • Cilindrada (litros)
    • 1.0
    • Cilindrada cm³
    • 999
    • Disposição dos cilindros
    • Linha
    • Número de cilindros
    • 3
    • Taxa de compressão
    • 13,2:1
    • Número de válvulas por cilindro
    • 4
    • Comando de Válvulas
    • DOHC
    • Comando de válvulas variável
    • Não
    • Combustível (comercial)
    • Flex
    • Combustível secundário
    • Gasolina
    • Alimentação
    • Aspirado
    • Potência (cv/rpm)
    • 75/6000
    • Torque (kgfm/rpm)
    • 10,5/3250
    • Potência secundária (cv/rpm)
    • 71/6000
    • Torque secundário (kgfm/rpm)
    • 10/3250
    • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
    • 9,3
    • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
    • 10,2
    • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
    • 13
    • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
    • 14,6

    Transmissão +

    • Transmissão
    • Manual
    • Número de marchas
    • 5
    • Localização do câmbio
    • Assoalho
    • Tração
    • Dianteira

    Freios / Suspensão / Direção +

    • Freios dianteiros
    • Disco ventilado
    • Freios traseiros
    • Tambor
    • Freio de estacionamento
    • Eletrônico
    • Suspensão - Dianteira
    • McPherson
    • Suspensão - Molas dianteiras
    • Helicoidal
    • Suspensão - Traseira
    • Eixo de torção
    • Suspensão - Molas traseiras
    • Helicoidal
    • Direção - Assistência
    • Elétrica
    • Direção - Ajustes
    • Altura

    Dimensões e Capacidades +

    • Comprimento (mm)
    • 4343
    • Largura (mm)
    • 1821
    • Altura (mm)
    • 1585
    • Entre-eixos (mm)
    • 2645
    • Altura em relação ao solo (mm)
    • 180
    • Diâmetro de giro (mm)
    • 11
    • Ângulo de ataque (graus)
    • 20,5
    • Ângulo de saída (graus)
    • 28
    • Capacidade tanque de combustível (litros)
    • 47
    • Capacidade do porta-malas (litros)
    • 490
    • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
    • 1120
    • Carga útil (kg)
    • 400

    Tecnologia / Conectividade +

    • Sistema de áudio - Tipo
    • Multifunções
    • Bluetooth
    • Função Streaming
    • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
    • 10
    • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
    • Sim
    • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
    • Apple CarPlay + Google Android Auto
    • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
    • Via espelhamento (smartphone)
    • Tipo de espelhamento
    • Sem cabo
    • Carregador 12V
    • USB-C
    • Controle de áudio
    • No volante

    Rodas e Pneus +

    • Tipo de roda - Tipo de roda
    • Liga leve
    • Dianteira - Aro (pol.)
    • 16
    • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
    • 205/60
    • Traseira - Aro (pol.)
    • 16
    • Traseira - Pneus (largura/perfil)
    • 205/60
    • Estepe
    • Convencional

    Garantia +

    • Garantia total do veículo - Duração (meses)
    • 36
    • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
    • 36
    • No Bolso8.6
    • Tecnologia9.4
    • Vida a bordo8.9
    • Desempenho5.3
    • Opinião do repórter8.8
    • + espaço interno
    • + porta-malas
    • + economia de combustível
    • - conforto acústico
    • - falta de assistentes de condução
     
    8.6

    Compartilhar
    Comentários