Mas apesar de ser muito inspirada no principal modelo da marca alemã, a R 1.200 GS com grande capacidade on e off-road (atualmente R 1.250 GS), a BMW G 310 GS gosta mesmo é da cidade.
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Como anda a BMW G 310 GS
O motor monocilíndrico de 313 cm³ injetado e com refrigeração líquida rende 34 cv de potência a 9.250 rpm e 2,8 kgf.m de torque a 7.500 rpm. Com refrigeração líquida, é gerenciado por um câmbio com seis marchas cujas relações de marchas são relativamente curtas.Com peso de apenas 175 quilos em ordem de marcha, a moto ainda tem enxutos 2,07 m de comprimento, 88 cm de largura (com os espelhos), 1,23 m de altura e 1,42 m de entre-eixos. Todo esse conjunto torna a BMW G 310 GS particularmente ágil no trânsito urbano. É muito tranquilo passar com a moto nos corredores formados entre os carros. E as retomadas são vigorosas - ou seja, se você pensa em usar essa moto na cidade, vai receber conforto de sobra e pilotagem divertida.
Segurança
Segurança é outro item que sobressai nesta BMW. Toda a iluminação da motocicleta é em LED - ou seja, farol dianteiro, indicadores de direção (as famosas setas) e lanterna traseira. A moto também vem equipada com ABS nos freios, cujos discos têm tamanho de gente grande: 300 mm com pinça de quatro pistões na frente e 240 mm com pinça de pistão simples na traseira. As frenagens são bem seguras.Outro barato é que esse ABS pode ser desligado em trajetos off-road, o que permite frenagens e derrapagens bem controladas. Porém, o curso de 18 cm nas suspensões - dianteira invertida e traseira monochoque - limitam a vocação off-road da moto, fato reforçado pelas rodas de liga leve e pelos pneus Metzeler Tourance 110/80 R19 e 150/70 R17.
Na estrada
Na estrada, a G 310 GS não é das mais confortáveis. O motor garante uma velocidade de cruzeiro entre 110 km/h e 120 km/h com tranquilidade, sem forçar a rotação, mas acima disso já começa a gritar um pouco. Além disso, a aerodinâmica limitada faz com que o condutor receba bastante vento no peito - apesar do pequeno protetor dianteiro.Pilotando por apenas duas horas na rodovia, a ergonomia da moto em conjunto com o banco de maciez limitada castigou um pouco a cervical e a lombar deste piloto.
O painel de instrumentos é simples, mas todo digital e com fácil visualização e manuseio. Estão ali as luzes-espia padrão, velocímetro, conta-giros, hodômetros total e parciais e consumos de combustível médio e instantâneo.
Consumo
Apesar de ter um tanque relativamente pequeno, com capacidade para 11,5 litros de gasolina, a G 310 GS permite longas jornadas e viagens sem paradas frequentes para abastecimento. Anotamos uma média de 35 km/h na cidade e de 30 km/l na estrada - o consumo maior na estrada é natural em motor de baixa cilindrada, já que ali trabalham em giros mais altos por mais tempo.Com essas médias, em teoria temos uma autonomia de cerca de 400 quilômetros na cidade e de 345 quilômetros na estrada - índices muito bons!
Esses números foram obtidos com uma pilotagem tranquila, sem forçar o motor, apenas com o piloto a bordo e respeitando os limites de velocidade. Dependendo do peso de motociclista e garupa, de alguma bagagem e também da mão no acelerador, essas médias certamente vão variar bastante.
E o preço?
A BMW G 310 GS cedida para avaliação veio na cor Triple Black e custa a partir de R$ 37.990. Mas a moto também é vendida nas cores Style Rallye (azul, preto e cinza com detalhes em vermelho) e Branco Polar (branco com cinza).A principal rival da G 310 GS é a Kawasaki Versys X-300 ABS, que custa um pouco menos, R$ 33.810 (mais frete) e tem um motor bicilíndrico mais potente, com 40 cv. A japonesa ainda vem de fábrica com embreagem assistida e deslizante e rodas raiadas, tendo um pouco mais de aptidão para o off-road que a moto da BMW.
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