Aceleramos o primeiro carro "inteligente" da BMW, 100% elétrico, semiautônomo e extremamente luxuoso que chegou ao Brasil custando até R$ 799.950.
O teste de hoje é com um monstro de tecnologia: BMW iX, novo SUV elétrico da marca que também é o carro mais tecnológico, seguro e conectado que a empresa já construiu em toda sua história - na visão da própria desenvolvedora. O SUV chegou com duas versões: xDrive40, de R$ 654.950, e a xDrive50, do nosso teste, de R$ 799.950.
Mas o que o BMW iX oferece para ser tão especial? E por que custa tão caro, mesmo quando comparado a modelos rivais como Audi e-tron, Jaguar i-Pace e Mercedes EQC, que hoje cobram menos para oferecer nível de tecnologia equiparado ao modelo da BMW? É isso que vamos descobrir!
Bom, a gente começa com uma volta pelo carro para falar sobre design. Iniciamos pela frente: o iX tem aquela grade grandona, inaugurada pelo Série 4, mas nele o item não é só funcional, pois ainda é regenerativa. Isso mesmo: se regenera sozinha de alguns amassadinhos graças a um tipo de resina especial feita com nanotecnologia – aquela mesma da armadura do Homem de Ferro.
É por isso que atrás dessa grade ficam todos os sensores e radares que auxiliam na condução. Já os faróis, como nos carros mais luxuosos da BMW, são de laser.
O perfil é de um SUV grande. O iX tem praticamente o mesmo tamanho de um X5 (são 4,95 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,70 m de altura e 3 m de entre-eixos), embora seja largo como um X7. Destaque para as rodas com desenho aerodinâmico que têm 22 polegadas e são funcionais, pois diminuem o arrasto, e para as maçanetas, integradas à carroceria.
Na traseira o destaque vai para a coluna C com efeito estético exclusivo e para as lanternas, que são bem horizontalizadas, em laser, minimalistas e bem agressivas. Tem um detalhe: na versão xDrive40, são vermelhas; na xDrive50, são pintadas de grafite em alusão ao visual mais nervoso. E você também deve ter reparado que ele não tem saída de escape... afinal o conjunto é 100% elétrico.
Bom, e qual é a proposta desse carro? Tecnicamente, o iX é o SUV elétrico da BMW pensado e criado para encarar utilitários elétricos de luxo de outras marcas premium, como o Audi e-tron, o Jaguar i-Pace e o Mercedes-Benz EQC, BYD Tan e demais modelos desse porte e dessa faixa de preço - como dissemos no início.
Completaço, é considerado pela própria marca como o primeiro carro inteligente da empresa e símbolo de uma "nova era de mobilidade", pois foi concebido desde o início para ser 100% elétrico - justamente por isso, tem uma série de componentes reciclados, feitos de garrafa PET por exemplo.
Tem mais: segundo a BMW, o carro ainda tem a manha de aprender a entender gostos e preferências do motorista e de se adaptar aos seus costumes, de modo que consiga dar sugestões aos ocupantes por meio do sistema de inteligência artificial. Começou a ficar assustado? Espere para se surpreender ainda mais.
O espaço interno, com direito a assoalho plano em toda a extensão da carroceria, tem assentos que foram "recém-desenvolvidos", segundo a BMW, com apoios de cabeça integrados. O carro é muito espaçoso para cinco pessoas, que vão com conforto do começo ao fim da viagem.
Na parte de trás cabem três pessoas adultas com folga, como em um SUV grande. Quem vai ali ainda tem os benefícios de saídas de ar exclusivas e de entradas USB para o recarregamento de aparelhos eletrônicos.
Mas acho que o mais legal da cabine do iX é o teto. É de vidro, mas não tem cortina de proteção. E se o sol estiver muito forte, o que fazer? Simples: basta tocar em um botão para que o fique fosco e ofereça conforto luminoso e térmico para quem estiver dentro - a tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana do vidro que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine.
É a mesma usada nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner. Impressionante, né?
Acelerar um BMW é sempre um prazer, principalmente porque a marca pensa nisso e sempre tenta equilibrar o carro em proporções que se traduzam em conforto e esportividade para as mãos do motorista. O iX tem isso. Com dois motores, um em cada eixo – e isso nas duas versões -, o carro entrega 326 cv e 64,2 kgf.m de torque na primeira, a xDrive40, e 523 cv e 78 kgf.m na segunda, a xDrive50.
Isso significa que tem números de carro esportivo. Na versão 40, arranca de 0 a 100 km/h em 6,1 s; na 50, em absurdos 4,6 s. A velocidade máxima é de 200 km/h e o carro não passa disso justamente para não forçar o conjunto, já que o foco de um carro elétrico não é bem a esportividade, mas a mordomia de poder rodar por muitos quilômetros sem precisar gastar combustível nem poluir o planeta.
Vale lembrar que o iX, como todo EV, não tem câmbio, e sim um seletor do próprio conjunto mecânico que define se o carro vai para a frente ou para trás. Mas o iX tem muito mais do que isso, já que vem com sistema de tração nas quatro rodas comandado eletronicamente, capaz de concentrar toda a força no eixo traseiro ou distribuir 25% dela para cada uma das rodas, de acordo com o tipo de terreno.
E é nessa hora em que dirigimos que o sistema de inteligência artificial do carro funciona. Uma função considerada "revolucionária" ligada ao sistema de navegação faz o seguinte: assim que você coloca o destino, o iX calcula a autonomia máxima, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito. Incrível, não?
Por ser elétrico, certamente você vai querer saber quais são os números de autonomia dele e em quanto tempo consegue recuperar toda a carga da bateria, certo? Pois se você espera por números impressionantes, acertou: o iX tem 76,6 kWh de capacidade na versão 40 e 111,5 kWh na 50. Com esses números, entrega 425 km e incríveis 630 km de autonomia, respectivamente.
Em carregadores ultrarrápidos, o utilitário esportivo consegue recuperar 70% do nível de carga em apenas 31 minutos na versão xDrive40 e em 35 minutos na xDrive50.
O iX também é o primeiro modelo da marca a vir de série com um Wallbox de 22 kW com o Flexible Fast Charger – um carregador rápido, portátil e flexível. O kit acompanha um conector de três pinos com potência de 1.8 kW, mas o cliente também recebe opções de cabos que podem aumentar a potência para até 11 kW. Já em tomada 220V, o carro precisa de cerca de 11 horas para finalizar a recarga.
Na parte de dentro, o maior destaque é a tela gigante que liga o quadro de instrumentos à central multimídia – promessa da BMW, com esse painel, é de "revolucionar a relação entre carro e homem". O sistema recebe comandos de voz, gestos ou da forma mais tradicional, por botões – que são feitos de cristais, que reforçam a pegada de luxo do SUV.
Chamado de BMW Live Cockpit Professional, o sistema é composto por uma incrível tela curvada que é, na verdade, a união de duas telas, uma com 12,3" atrás do volante e uma maior, com 14,9", na parte central.
A menor, da esquerda, é programável em design e permite que você configure os itens de controle do veículo, que são responsáveis por exibir informações do quadro de instrumentos. Já a maior faz a função de sistema de entretenimento e tem compatibilidade, claro, com CarPlay e Android Auto – tudo sem fio, em conexão feita por Bluetooth.
Obviamente, o iX também é semiautônomo. Na BMW, o pacote de equipamento é oferecido como item de segurança e chamado de Driving Assistant Professional. Inclui o ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro) e o Lane Keeping Assistant. Com os dispositivos acionados, o carro consegue acelerar, frear e até fazer curvas sem que o motorista precise agir.
Também equipado com o Parking Assistant Plus, o carro consegue estacionar 100% sozinho – sem precisar acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela da multimídia, por meio de uma série de câmeras de altíssima resolução.
O carro ainda tem alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, de mudanças involuntárias de faixa e controle e prevenção de aproximação frontal. Tem também uma câmera interna para que você possa filmar a cabine, se for necessário... Ou mesmo em casos de segurança.
Calma que ainda não acabou! O BMW iX é o primeiro carro da marca a ter compatibilidade com conexão 5G - rede de internet da super conectividade que ainda não está disponível no Brasil. Mas falaremos sobre isso quem sabe em um próximo teste, quando esse tipo de tecnologia já estiver disponível.
Bom, amigos, a conclusão é a seguinte: se o futuro dos automóveis for realmente elétrico como todas as fabricantes supõe, o iX será um representante digno dessa nova geração da mobilidade.
O iX é considerado pela marca como o precursor dessa nova geração, assim como foi o primeiro carro com motor a combustão que surgiu quando a tração dos automóveis era feita por cavalo. Pelo menos é desse jeito que a marca enxerga esse camarada. O carro não é barato, mas pela quantidade de tecnologia e de features que oferece, parece até valer menos do que deveria.
BMW - IX - 2022 |
ELÉTRICO XDRIVE50 SPORT |
R$ 846950 |
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