Mesmo com porte grande, conjunto mecânico potente e bela lista de equipamentos, o BYD Tan ainda custa menos que os concorrentes.
Os carros chineses mudam rápido e de maneira constante. Foi assim que passaram tão rapidamente daqueles automóveis simples e baratos para máquinas tecnológicas e que rivalizam com produtos de marcas tradicionais. Um exemplo recente dessa filosofia é o BYD Tan 2025.
Primeiro carro de passeio da BYD no Brasil, o SUV elétrico grandalhão da marca chinesa estreou por aqui há pouco tempo - em 2022 -, mas já mudou. Além do visual atualizado - e em sintonia com a identidade visual mais recente da marca - a liha 2025 do Tan ganhou também melhorias no conjunto mecânico. Mas será que esse gigante plugado ainda vale a pena?
Quem não manja de carro dificilmente vai dizer que o BYD Tan é um carro chinês. É que esse é um SUV superlativo em vários sentidos, incluindo no visual.
Com 4,97 metros de comprimento, 1,75 m de altura, 1,96 m de largura e entre-eixos de 2,82 m, além de enormes rodas de 22 polegadas, é um carro imponente e com medidas bem generosas.
Na linha 2025, o SUV perdeu a dianteira bem convencional - tinha até grade, algo bizarro para um elétrico -, e agora ostenta a mesma identidade dos outros BYD movidos por bateria. Já na traseira, o para-choque mudou para combinar com o facelift.
Mesmo com a plástica, o Tan escapou daquela sina de ter ficado com uma dianteira destoante do resto do carro. Ainda é um modelo com linhas bastante harmoniosas.
O BYD Tan 2025 não passou por grandes mudanças na cabine. Ganhou apenas novos materiais de acabamento. Ou seja: não tem linhas tão sinuosas e nem a inspiração marinha dos carros menores da marca.
Mas a central multimídia com tela grande (15,6 polegadas) está no painel. E é giratória, claro! Com revestimentos de qualidade em boa parte das superfícies e luzes de LED para todos os lados, o BYD Tan impressiona ao olhar e convence como um produto "premium".
Só não leva nota máxima em acabamento por alguns deslizes, como os botões do console central - que imitam aqueles sensíveis ao toque, mas são do tipo convencional - e os plásticos simples nas superfícies inferiores das portas e na tampa do porta-luvas. Mas, tirando esses detalhes, o Tan é um carro que trata muito bem o motorista e os ocupantes.
Achar a posição ideal de condução não é um problema, já que a coluna de direção tem regulagem elétrica e os bancos dianteiros, além dos ajustes elétricos de praxe, são aquecidos, ventilados e equipados com um eficiente massageador com três níveis de intensidade e vários programas de massagem.
Com quase 5 metros de comprimento, o BYD Tan também é muito espaçoso. Principalmente para quem vai no banco traseiro, que é corrediço e tem ajuste de inclinação do assento, além de controle independente de temperatura do ar-condicionado. Cinco adultos viajam de boa e sem aperto.
E dá para levar mais duas pessoas nos banquinhos rebatíveis que ficam no porta-malas. Ainda são mais adequados para crianças ou pessoas com até 1,70 m, mas são bem confortáveis. Quer mais? Lá também é possível se refrescar com as saídas de ar-condicionado dedicadas.
A lista de equipamentos do BYD Tan 2025 é tão ampla que preciso dividir por tópicos.
Começando pelos itens de conforto, os destaques são bancos dianteiros elétricos com aquecimento, ventilação, massagem e memória de posição, volante aquecido e com regulagens elétricas de altura e profundidade, sistema de afasta o banco e o volante para facilitar o acesso, ar-condicionado de três zonas e purificador de ar, multimídia com som de 12 alto-falantes e teto solar panorâmico.
Já o pacote tecnológico e de segurança tem seis airbags, câmera 360° de alta resolução, monitor de pontos cegos, head-up display, suspensão com amortecedores eletrônicos, sensores de estacionamento frontais e traseiros, e ainda o pacote ADAS, com itens como controlador adaptativo de velocidade, frenagem autônoma e assistente de manutenção e centralização em faixa.
O carro tem até uma câmera de selfie, que permite fazer retratos e vídeos em HD da cabine e, também, a gravação do material em um cartão SD. Mas só funciona com o veículo estacionado. Já faz uns dias que devolvi o Tan, mas ainda estou tentando achar uma utilidade para esse recurso...
O BYD Tan tem dois motores elétricos (um em cada eixo), que despejam 517 cv de potência combinada. Na linha 2025, esse conjunto ficou mais forte: são 71,4 kgf.m de torque, contra os 69,3 kgf.m de antes.
Essa mudança é feito da adoção de uma nova bateria de 108,8 kWh - a anterior tinha 86,4 kWh. Com maior capacidade, a autonomia também aumentou: passou de 309 quilômetros para 408 quilômetros no ciclo PBEV do Imnetro.
Por outro lado, como as novas baterias são cerca de 200 quilos mais pesadas, o Tan ficou mais lento. Se acelerava de zero a 100 km/h em 4,4 segundos, agora atinge essa mesma velocidade em 4,9 segundos. De qualquer forma, uma marca muito bacana para uma máquina de 2,6 toneladas.
A BYD mexeu também na suspensão, que recebeu amortecedores eletrônicos com dois níveis de ajuste de firmeza.
E é justamente no comportamento da suspensão que está a principal novidade dinâmica do Tan na linha 2025. Os amortecedores eletrônicos fizeram muita diferença no comportamento do SUV.
Com acerto voltado para o conforto, o Tan ainda é aquele SUV com comportamento de barca, que oscila bastante ao passar por ondulações no asfalto e deixa a carroceria inclinar em curvas. Um acerto adorado pelo público chinês, mas nem tanto pelo brasileiro.
Já na calibragem esportiva o comportamento da máquina muda e fica mais firme. Ainda dá para chamar o acerto de macio. Mas o Tan ganha mais chão. Principalmente se você optar também pelo acerto mais pesado do sistema de direção.
Eu gostei do acerto mais firme. Afinal, estamos falando de um carro de 2,6 toneladas com potência e torque de sobra. Que acelera com MUITA agilidade e garante uma boa dose de diversão. E na hora de parar, os freios com pinças Brembo fazem jus à fama da grife italiana.
Mesmo com essas mudanças para deixar o Tan mais “esportivo”, o SUV grandalhão da BYD ainda é mais recomendado para quem valoriza uma pegada mais confortável. Tem muito luxo e o isolamento acústico é digno dos modelos de marcas premium.
O BYD Tan é um carro cheio de recursos. Mas poderia se sair melhor em usabilidade. Acerta, por exemplo, ao colocar na lateral dos bancos dianteiros botões físicos para o controle do sistema de massagem. Mas erra na tradução literal da multimídia do chinês para o português, que deixou várias funções com nomes bem confusos.
Vou trazer para você, caro leitor, apenas um exemplo. Um dos recursos do Tan 2025 é o Aviso de Emergência de Colisão Automático. Sacou o que é? Não? Esse é o nome da BYD para o sistema que aciona o pisca-alerta automaticamente em caso de colisão. Aqui vale uma dica: a tradução para o inglês é melhor.
Ainda falando na multimídia, o acesso aos comandos do ar-condicionado é difícil com o espelhamento do smartphone ativo. Talvez seja pensando nisso que a BYD permite controlar a temperatura do sistema pelo volante multifuncional. Recurso exótico - mas bacana -, que também está presente em outros carros da marca.
Com revisões a cada 20 mil quilômetros, o BYD Tan tem um custo de manutenção fixo, até os 50 mil quilômetros, de R$ 3.020. Valor baixo para um carro desse porte. Para você ter uma ideia, é a mesma faixa de preço das checagens periódicas em SUVs compactos com motor a combustão.
Já o preço do seguro no Auto Compara também ficou abaixo de outros SUVs da mesma faixa de mercado ou porte: R$ 10.771,07. Vale destacar que esse valor foi calculado para o meu perfil (homem, casado, 37 anos) e não inclui bônus e nem possíveis descontos adicionais.
O BYD Tan 2025 é vendido em versão única, com preço de R$ 529.890. O ponto forte desse SUV elétrico chinês é o custo-benefício.
Pode até soar estranho dizer isso de um automóvel de mais de meio milhão de reais, mas esse Tan oferece uma combinação única de porte, conjunto mecânico e pacote de equipamentos na sua faixa de preços.
SUVs elétricos de porte e propostas semelhantes ao Tan, como o Audi Q8 e-tron, o BMW iX e o Mercedes-Benz EQE custam entre R$ 140 mil e R$ 170 mil a mais. Uma diferença considerável. Mesmo para um público que não conta moedas na hora de fechar o orçamento do mês.
BYD - TAN - 2022 |
ELÉTRICO AWD |
R$ 487590 |
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