Quem não se lembra dos carros chineses do início dos anos 2010, que se destacavam mais pelo preço baixo do que por serem automóveis sofisticados. Pois os automóveis do país asiático evoluíram de maneira acelerada e assustadora na última década e hoje já são lembrados por uma série de outros atributos. Este é o caso do BYD Yuan Plus.
Com preço de R$ 269.990, o BYD Yuan Plus é um dos carros mais acessíveis da marca chinesa no mercado brasileiro. SUV médio elétrico, briga na mesma faixa de preço de modelos híbridos, mas sem deixar de lado várias características presentes nos automóveis mais caros da empresa, como o SUV BYD Tan.
Confira nas próximas linhas o meu teste com o SUV da BYD, e não deixe de ver também o meu vídeo.
O SUV elétrico da marca chinesa já agrada no primeiro contato. Estamos falando de um carro de linhas arrojadas e com um desenho bem atual.
Na dianteira, a boa impressão começa pelos faróis de LED, que formam um conjunto harmonioso com a grade frontal. Esta, por sua vez, tem acabamento imitando aço escovado e uma iluminação decorativa.
Já nas laterais, os grandes destaques, sem dúvidas, são as belas rodas de 18 polegadas, que parecem ter sido retiradas de um carro-conceito. Contribui para o clima de sofisticação a traseira alta e de linhas arredondadas, com lanternas horizontais ligadas por um elemento plástico.
O para-choque, por sua vez, parece bem integrado ao conjunto, embora seja pouco saliente para proteger a carroceria em impactos de baixa velocidade. Nas medidas, o BYD Yuan Plus 4,46 m de comprimento, 1,62 m de altura, 1,88 m de largura e entre-eixos de 2,72 m. Mesmo sem parecer tão grande, são quase as mesmas medidas de um Volkswagen Taos.
Se por fora o BYD Yuan Plus tem um desenho mais unânime, o interior do SUV elétrico da marca chinesa é feito para chocar, com linhas muito arrojadas (exóticas?) e que parecem saídas de um carro futurista de algum filme de ficção científica.
Mas não é só no desenho que o SUV elétrico surpreende. Materiais macios ao toque estão por todos os lados da cabine, que ainda tem belos (e confortáveis) bancos dianteiros com desenho digno de banco de carro esportivo.
O painel digital tem uma tela bem pequena, mas que surpreende por exibir várias informações de maneira clara, inclusive com uma fonte que facilita a leitura.
Já a multimídia tem tela de 12,8 polegadas giratória (pode ser posicionada na horizontal ou na vertical). Não é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Mas tem uma interface intuitiva e é rápida, servindo ainda de tela de exibição para o excelente sistema de câmeras 360°.
Diferentemente do que acontece com carros de marcas mais tradicionais (inclusive algumas premium), o sistema de câmeras do Yuan Plus permite ver o exterior do carro em vários ângulos, inclusive numa curiosa visualização que coloca uma réplica 3D do BYD na tela.
Agora, falando do espaço interno, o BYD leva quatro adultos com bastante conforto. Na traseira, os passageiros podem aproveitar ainda as saídas de ventilação e duas portas USB, sendo uma delas USB-C. Uma pena que o porta-malas tenha capacidade de apenas 312 litros. O culpado disso é o estepe, que obrigou a elevação do piso e rouba boa parte do espaço das bagagens.
A lista de equipamentos do Yuan Plus é bem completa. Tem controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, monitor de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira, frenagem autônoma, carregador de celular por indução, faróis e lanternas de LED, ar-condicionado automático com sistema de filtragem do ar, seis airbags e câmera 360°.
Ainda na relação de itens de conforto, o SUV tem o teto solar panorâmico, cabine com iluminação personalizável e banco do motorista com ajustes elétricos.
O Yuan Plus tem um motor dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm de torque. Com esse propulsor, o SUV vai de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto a bateria de 60,5 kWh garante uma autonomia de 458 quilômetros no uso urbano com apenas uma carga.
Além do bom desempenho, o SUV da BYD também é um carro bom de guiar. A suspensão, do tipo multibraços na traseira, é firme sem ser desconfortável e parece acertada sob medida para o bom fôlego do motor, que garante arrancadas empolgantes mesmo no modo de condução mais econômico.
Aliás, além de poder variar a entrega de potência, o condutor pode ainda alterar o acerto do sistema de freios regenerativos, embora eu não tenha notado grande diferença entre os ajustes. Dá para mexer também no acerto da direção, que mesmo na calibração mais esportiva ainda fica devendo um pouco de peso em altas velocidades.
O único concorrente direto do BYD Yuan Plus é o Peugeot e-2008, que custa cerca de R$ 10 mil a menos, mas é menor (tem porte de SUV compacto) e menos potente (motor de 136 cv).
Por falar em SUVs híbridos, pelos mesmos R$ 269.990 dá para levar para casa o topo de linha Kia Sportage EX Prestige, que é tão arrojado quanto e um pouco maior. Mas que é equipado com um motor híbrido leve. Ou, ainda. o hibrido plug-in BYD Song Plus DM-i.
O BYD Yuan Plus é uma opção a ser considerada se você quer um SUV elétrico bem equipado, com bom desempenho e bom espaço para os passageiros. Mas sem ter que desembolsar mais de R$ 300 mil por isso.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.