Completo e com preço competitivo, o BYD Yuan Pro é uma opção interessante para quem busca um SUV compacto elétrico para uso na cidade.
Ninguém para a BYD. Mesmo sem produção local de automóveis - programada para começar em 2025 -, a marca já domina o segmento de subcompactos e SUVs médios elétricos e já é a décima força do mercado automotivo brasileiro. O próximo alvo dessa ofensiva são os SUVs compactos. E a arma escolhida pelos chineses é o Yuan Pro.
O nome oficial do carro é BYD Yuan Pro. Mas tem gente chamando de SUV do Dolphin. É que o SUV compacto é ligeiramente maior que o hatch com alma de monovolume, mas ambos são produzidos sobre a mesma plataforma e-Platform 3.0. Que também é usada no SUV médio Yuan Plus e até no grandalhão sedã/cupê de quatro portas Seal.
Na China, o Yuan Pro é vendido com o nome de Yuan Up e é uma novidade também por lá, já que estreou no país asiático em fevereiro deste ano. Mas será que o Yuan Pro convence? Confira no teste quais são os poucos bacanas - e outros nem tanto - do SUV compacto elétrico da BYD.
O BYD Yuan Pro estreia no mercado brasileiro com preço de R$ 182.800. Valor bem atraente, já que posiciona o elétrico entre modelos compactos 100% a combustão, como o Volkswagen T-Cross Highline (R$ 179.990) e o Hyundai Creta Ultimate (R$ 187.890).
Há quem tenha achado feio o BYD Yuan Pro. Mas gosto é gosto, não é mesmo? Eu achei esse SUV compacto elétrico um carro bem bonito. Justamente por ter um visual mais caixotão e com linhas mais robustas que as dos modelos da linha Ocean da marca.
Esse Pro parece um carro maior e mais parrudo do que realmente é. Algo que cai bem em um SUV, mesmo que compacto. Mesmo assim, o DNA da BYD está presente. Duvida? É só bater o olho na frente e na traseira para sacar que você está diante de um carro da marca chinesa.
Agora, vamos às dimensões. São 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Medidas que posicionam o Yuan Pro acima de modelos como o Volkswagen T-Cross (4,22 m de comprimento) e Hyundai Creta (4,30 m de comprimento).
Apesar de ser um carro maior que o Dolphin, o Yuan Pro aparenta ser menos espaçoso que o 'Golfinho'. Mesmo assim, é um carro com bom espaço interno na dianteira e também no banco traseiro. Em linha com os SUVs compactos espaçosos do mercado.
O teto alto é um ponto positivo para quem tem crianças pequenas, já que facilita muito a tarefa de colocar e retirar o pequeno da cadeirinha. Mas mais do que o espaço, o que me impressionou mesmo foi o acabamento, com materiais e qualidade no mesmo padrão dos modelos mais caros da BYD.
Há materiais macios ao toque em várias superfícies e até iluminação decorativa com LEDs nas portas e console central. Algo que não se vê normalmente em SUVs compactos. Mesmo os mais caros.
O layout interno - com linhas bem agradáveis e atuais - também é um espelho dos BYD mais caros: painel digital configurável de 8,8 polegadas e multimídia de 12,8 polegadas. Com tela giratória, é claro.
A ergonomia também é bem boa, com direito até a redundância de comandos também vista nos BYD mais caros. Por exemplo: dá para controlar o ar-condicionado também pelo volante multifuncional e o sistema de som pelo volante, pelo botão no console, ou pela tela multimídia.
O único deslize - na dianteira - são as portas USB dianteiras, que ficam no nível mais baixo do console e exigem certo malabarismo para serem acessadas. E por falar em deslize, aqui está outro ponto que realmente me incomodou nesse BYD Yuan Pro: o porta-malas, que tem apenas 265 litros de capacidade. É menos espaço que na maioria dos hatches compactos.
Basta abrir a tampa para entender o que acontece. O bagageiro tem boa largura, mas é muito raso. A explicação para isso é que a BYD decidiu oferecer um estepe convencional no lugar de um kit de reparo. A instalação da roda sobressalente e das ferramentas roubou mais de 20 cm de altura do porta-malas.
O BYD Yuan Pro estreia no Brasil em versão única, bem recheada de itens de conforto.
Tem bancos de couro com ajustes elétricos nos assentos dianteiros, seletor de modos de condução, ar-condicionado com controle automático de temperatura, carregador de celular por indução, monitor de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, painel digital de 8,8 polegadas e multimídia de 12,8 polegadas com espelhamento sem fio, além de seis airbags, faróis de LED com acendimento automático e rodas de 17 polegadas.
O que faz falta mesmo no Yuan Pro é um pacote ADAS, algo que já é comum entre os SUVs compactos a combustão e está disponível como opcional para o modelo vendido no mercado chinês. Aliás, é uma pena que a marca tenha deixado de fora os assistente tecnológicos de condução, já que o pacote inclui até um head-up display.
Ou seja, esqueça a frenagem autônoma ou assistente de manutenção em faixa. O máximo de assistentes tecnológicos que esse carro aqui tem são os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, um sistema de câmeras 360° - muito eficiente, por sinal - e o controlador automático de velocidade. Daquele tipo convencional mesmo.
O Yuan Pro escolheu para o mercado brasileiro o motor mais potente disponível para o SUV na China: um propulsor dianteiro que desenvolve 177 cv de potência e 29,6 kgf.m de torque.
Conjunto que permite ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atingir 160 km/h de velocidade máxima. Belas marcas para um elétrico sem pretensões esportivas.
A bateria, de 45,1 kWh, também é a de maior capacidade disponível para o Yuan Pro. E ela que permite ao modelo rodar até 250 quilômetros com uma carga. Autonomia mais condizente com o uso urbano.
Um detalhe interessante do modelo é a função Vehicle to Load (VtoL), que com o uso de um adaptador permite ao carro se transformar em uma fonte de eletricidade, alimentando dispositivos domésticos como um cafeteira ou um notebook.
O BYD Yuan Pro se comporta como um típico carro da marca chinesa ao volante. Tem direção direta, porém bem leve, e um conjunto de suspensão de curso curto e calibragem bem macia.
Mas eu gostei da experiência de guiar esse SUV compacto. Mesmo maciozão e molengão, me pareceu mais 'na mão' que outros modelos da BYD, sem uma suspensão traseira saltitante ou a tendência da carroceria se pendurar nas rodas da frente nas curvas mais fechadas.
É claro que ficaria bem mais bacana se tivesse uma direção mais pesada e uma suspensão mais firme. Mas não me senti inseguro ao volante do Yuan Pro.
Gostei também da posição de guiar, já que mesmo os motoristas com menos de 1,70 m de altura conseguem se sentir bem sem obrigatoriamente precisar jogar o assento nas posições mais elevadas.
Com quase 30 quilos de torque, o motor entrega um desempenho bem bacana para um SUV compacto, com respostas muito ágeis e arrancadas de cantar pneu sem muito esforço.
O isolamento acústico também merece aplausos, já que mesmo em alta velocidade quase não se houve o ruído dos pneus no asfalto. Algo que é facilmente audível sem o ronco de um motor a combustão.
Mesmo entregando agilidade e silêncio na estrada, o Yuan Pro é um carro que funciona melhor na cidade. É que a autonomia, de 250 quilômetros no padrão Inmetro, é relativamente curta. E fica ainda menor no uso rodoviário, onde o consumo de eletricidade é maior e a regeneração de energia é quase nula.
Vale destacar que esse não é um problema específico do Yuan Pro, mas algo que é comum a todos os carros elétricos. Ou seja: o dono do Yuan Pro terá que se planejar bem mais para encarar uma viagem com o modelo. E mesmo assim, terá que contar com a sorte.
Antes de fechar esse teste, preciso falar em custos. O plano de manutenção do BYD Yuan Pro prevê revisões a cada 20 mil quilômetros ou 12 meses.
Pela tabela da marca, até os 60 mil quilômetros, o proprietário terá que desembolsar R$ 1.870 no plano de manutenção obrigatória. A garantia é de seis anos para o veículo e de oito anos para a bateria. Ambas, sem limite de quilometragem.
Valor baixo para um SUV do seu porte e preço. Para efeito de comparação, no Volkswagen T-Cross Highline, o custo das revisões até 60 mil quilômetros é de R$ 3.393,97. No Hyundai Creta Ultimate a conta vai a R$ 4.697,19.
Com baixo custo de manutenção, preço competitivo, bom espaço para passageiros e lista completa de itens de conforto, o BYD Yuan Pro pode ser uma opção interessante para quem busca um SUV compacto para uso urbano e não faz questão de um pacote ADAS.
Olhando para os predicados desse novato, tenho certeza de que o BYD Yuan Pro será capaz de alterar o equilíbrio de forças do segmento dos SUVs compactos. E você nem precisa acreditar no que eu estou dizendo. Basta ver os números de emplacamento da marca nos últimos tempos.
BYD - YUAN PRO - 2025 |
45,1 KW ELÉTRICO |
R$ 182800 |
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