O Chevrolet Bolt EV 2023 é o primeiro de quatro modelos elétricos prometidos pela Chevrolet para o mercado brasileiro. Além dele, que chegou com certo atraso, serão lançados o Bolt EUV, o Equinox EV e a Blazer EV.
O Bolt EV é, atualmente, o modelo mais tecnológico da Chevrolet no Brasil. Totalmente elétrico, teve o design renovado e ganhou interior mais refinado e equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade. Mas a mecânica é a mesma de antes - o carro foi lançado por aqui em 2020.
O Bolt EV tem um motor elétrico que, alimentado por uma bateria de 66 kWh, entrega o equivalente a 203 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque. Segundo a Chevrolet, com esses números o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.
Além disso, 50% da capacidade da bateria pode ser recarregada em 40 minutos em estações super-rápidas de corrente contínua (DC). Já em tomadas 220V convencionais de residências, o Bolt recarrega cerca de 40 quilômetros de autonomia a cada hora de conexão. Assim, precisa de nove horas para obter uma carga completa.
Segundo a fabricante, a autonomia do novo Bolt é de até 459 quilômetros, no ciclo WLTP, ou de 416 quilômetros no padrão americano EPA.
O Chevrolet Bolt EV 2023 tem um visual bem marcante. Bem baixa, exibe capô com caimento acentuado e o padrão que tem se tornado a regra no mundo automotivo: lentes finas junto ao capô, para as luzes de rodagem diurnas, e faróis principais nas extremidades do para-choque, que foi redesenhado.
As rodas continuam com aros de 17 polegadas, mas têm novo design e pintura em dois tons. As laterais do carro também ficaram mais sofisticadas ao ganhar frisos em black piano, que contrastam apliques cromados no entorno das janelas. Lá atrás, surgem novas lanternas de LED com formato levemente assimétrico incrustadas em uma peça plástica de tom fumê que vai de um lado a outra da tampa traseira.
A cabine foi totalmente renovada e ganhou um aspecto mais premium, com uso abundante de materiais nobres e macios, além de revestimentos predominantemente escuros com detalhes cromados, que valorizam as novas telas.
O Bolt EV é equipado com o sistema OnStar e tem conexão com o app myChevrolet, para comandos do veículo à distância. Também está a bordo a última geração do sistema MyLink, que inclui com wi-fi, Spotify e Alexa nativos, além de Apple CarPlay e AndroidAuto com conectividade sem fio.
O porta-malas tem capacidade para 470 litros. Já com os bancos rebatidos o espaço sobe para 1.614 litros. Nos dois casos, espaço mais que suficiente tanto para o dia a dia quanto para viagens.
Em nossa experimentação, demos algumas voltas com o Chevrolet Bolt EV 2023 na pista de testes do Campo de Provas da General Motors em Indaiatuba, no interior de São Paulo. De cara vemos que um ponto positivo é o ruído interno na cabine, quase nulo. Coisa típica de elétricos.
Com direção elétrica e banco do motorista com ajustes elétricos, o Bolt EV é confortável de dirigir. O carro exibiu bastante agilidade e estabilidade, e se comportou muito bem em várias situações - até mesmo nos trechos da pista que simulam vias urbanas esburacadas.
Um fato interessante é que, em baixas velocidades, principalmente quando está parado e começando a se mover, o carro emite um zumbido, por questões de segurança, para avisar os pedestres que está em movimento.
O carro é muito tecnológico e seguro, e vem equipado com alertas de colisão frontal, de mudança de faixa e de pedestres, freio eletrônico de estacionamento, frenagem automática de emergência, dez airbags e câmera de 360 graus, entre outros recursos.
O painel do novo Bolt é fácil de entender e os comandos do carro são de fácil acesso, tanto no volante quanto na central multimídia. Falando nisso, o seletor do modo de condução é feito por um botão (P - park, N - neutro, R - ré, D - drive, One Pedal e Sport).
E foi o modo de condução que ativa o sistema "One Pedal" que mais chamou a atenção. Mas o que é isso? Ao retirar o pé do pedal do acelerador, os freios regenerativos são ativados automaticamente. Ou seja, o sistema reduz a velocidade, ajuda a parar o veículo e também é capaz de recuperar parte da carga das baterias em frenagens. O recurso aumenta a autonomia em até 5%, segundo a Chevrolet.
A aceleração do carro é bem bacana e até transmite certa emoção, principalmente no modo de condução esportivo. Mas tudo com muita sensação de segurança, sempre auxiliada por dispositivos como os controles de estabilidade e de tração. O volante com base reta proporciona uma boa pegada. Ah, o novo Bolt tem ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Nenhum carro elétrico é exatamente barato. Os custos de produção ainda são altos, e os elétricos ainda não têm a mesma escala que os modelos com motores a combustão. Quando é um modelo com muita tecnologia, segurança e conectividade, o preço é mais alto ainda. E sendo no Brasil, alguns degraus acima. Por tudo isso, o Bolt EV é um 100% elétrico que custa R$ 329.000.
É caro? É. Mas trata-se de um modelo que entrega o que promete, e mais algumas coisas. Conclusão: para quem busca um elétrico eficiente, espaçoso e cheio de recursos - e pode pagar por isso -, o Bolt EV é uma ótima opção.