Chevrolet Bolt Ev 2023 (1)

Chevrolet Bolt EV 2023: as primeiras impressões

O elétrico passou por atualizações e se tornou o veículo mais tecnológico da marca no Brasil. Agora custa R$ 329.000


  1. Home
  2. Testes
  3. Chevrolet Bolt EV 2023: as primeiras impressões
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Chevrolet Bolt EV 2023 é o primeiro de quatro modelos elétricos prometidos pela Chevrolet para o mercado brasileiro. Além dele, que chegou com certo atraso, serão lançados o Bolt EUV, o Equinox EV e a Blazer EV.

O Bolt EV é, atualmente, o modelo mais tecnológico da Chevrolet no Brasil. Totalmente elétrico, teve o design renovado e ganhou interior mais refinado e equipamentos adicionais de segurança, conforto e conectividade. Mas a mecânica é a mesma de antes - o carro foi lançado por aqui em 2020.

Chevrolet Bolt Ev 2023 (4)
O Chevrolet Bolt EV 2023 é o primeiro de quatro modelos elétricos prometidos pela Chevrolet para o mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Motor do Chevrolet Bolt EV 2023

O Bolt EV tem um motor elétrico que, alimentado por uma bateria de 66 kWh, entrega o equivalente a 203 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque. Segundo a Chevrolet, com esses números o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
Crédito: Divulgação/Auto Compara
toggle button

Além disso, 50% da capacidade da bateria pode ser recarregada em 40 minutos em estações super-rápidas de corrente contínua (DC). Já em tomadas 220V convencionais de residências, o Bolt recarrega cerca de 40 quilômetros de autonomia a cada hora de conexão. Assim, precisa de nove horas para obter uma carga completa.

Segundo a fabricante, a autonomia do novo Bolt é de até 459 quilômetros, no ciclo WLTP, ou de 416 quilômetros no padrão americano EPA.

Com as novidades, o Bolt EV se tornou o modelo mais tecnológico da Chevrolet à venda no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Design do Bolt EV 2023

O Chevrolet Bolt EV 2023 tem um visual bem marcante. Bem baixa, exibe capô com caimento acentuado e o padrão que tem se tornado a regra no mundo automotivo: lentes finas junto ao capô, para as luzes de rodagem diurnas,  e faróis principais nas extremidades do para-choque, que foi redesenhado.

As rodas continuam com aros de 17 polegadas, mas têm novo design e pintura em dois tons. As laterais do carro também ficaram mais sofisticadas ao ganhar frisos em  black piano, que contrastam apliques cromados no entorno das janelas. Lá atrás, surgem novas lanternas de LED com formato levemente assimétrico incrustadas em uma peça plástica de tom fumê que vai de um lado a outra da tampa traseira.

O interior do novo Bolt EV ficou mais sofisticado. Agora, tem materiais de melhor qualidade e detalhes cromados
Crédito: Divulgação
toggle button

A cabine foi totalmente renovada e ganhou um aspecto mais premium, com uso abundante de materiais nobres e macios, além de revestimentos predominantemente escuros com detalhes cromados, que valorizam as novas telas.

O Bolt EV é equipado com o sistema OnStar e tem conexão com o app myChevrolet, para comandos do veículo à distância. Também está a bordo a última geração do sistema MyLink, que inclui com wi-fi, Spotify e Alexa nativos, além de Apple CarPlay e AndroidAuto com conectividade sem fio.

A multimídia é completa: exibe informações do carro e tem a última geração do sistema MyLink com wi-fi, Spotify e Alexa nativos
Crédito: Divulgação
toggle button

O porta-malas tem capacidade para 470 litros. Já com os bancos rebatidos o espaço sobe para 1.614 litros. Nos dois casos, espaço mais que suficiente tanto para o dia a dia quanto para viagens.

Cerca de 50% da carga da bateria do carro pode ser recarregada em 40 minutos em estações super-rápidas de corrente contínua (DC)
Crédito: Divulgação
toggle button

Como anda o novo Bolt

Em nossa experimentação, demos algumas voltas com o Chevrolet Bolt EV 2023 na pista de testes do Campo de Provas da General Motors em Indaiatuba, no interior de São Paulo. De cara vemos que um ponto positivo é o ruído interno na cabine, quase nulo. Coisa típica de elétricos.

Com direção elétrica e banco do motorista com ajustes elétricos, o Bolt EV é confortável de dirigir. O carro exibiu bastante agilidade e estabilidade, e se comportou muito bem em várias situações - até mesmo nos trechos da pista que simulam vias urbanas esburacadas.

Um fato interessante é que, em baixas velocidades, principalmente quando está parado e começando a se mover, o carro emite um zumbido, por questões de segurança, para avisar os pedestres que está em movimento.

O Chevrolet Bolt EV 2023 tem novas lanternas de LED com formato levemente assimétrico aplicadas sobre uma peça em tom fumê
Crédito: Divulgação
toggle button

O carro é muito tecnológico e seguro, e vem equipado com alertas de colisão frontal, de mudança de faixa e de pedestres, freio eletrônico de estacionamento, frenagem automática de emergência, dez airbags e câmera de 360 graus, entre outros recursos.

O painel do novo Bolt é fácil de entender e os comandos do carro são de fácil acesso, tanto no volante quanto na central multimídia. Falando nisso, o seletor do modo de condução é feito por um botão (P - park, N - neutro, R - ré, D - drive, One Pedal e Sport).

E foi o modo de condução que ativa o sistema "One Pedal" que mais chamou a atenção. Mas o que é isso? Ao retirar o pé do pedal do acelerador, os freios regenerativos são ativados automaticamente. Ou seja, o sistema reduz a velocidade, ajuda a parar o veículo e também é capaz de recuperar parte da carga das baterias em frenagens. O recurso aumenta a autonomia em até 5%, segundo a Chevrolet.

O design renovado vai na onda atual: lentes finas rente ao capô e faróis principais nas extremidades do para-choque
Crédito: Divulgação
toggle button

A aceleração do carro é bem bacana e até transmite certa emoção, principalmente no modo de condução esportivo. Mas tudo com muita sensação de segurança, sempre auxiliada por dispositivos como os controles de estabilidade e de tração. O volante com base reta proporciona uma boa pegada. Ah, o novo Bolt tem ainda controle de cruzeiro adaptativo (ACC).

Um charme a mais: no emblema com o nome do carro a letra "O" vem representada por dois raios
Crédito: Divulgação
toggle button

E o preço?

Nenhum carro elétrico é exatamente barato. Os custos de produção ainda são altos, e os elétricos ainda não têm a mesma escala que os modelos com motores a combustão. Quando é um modelo com muita tecnologia, segurança e conectividade, o preço é mais alto ainda. E sendo no Brasil, alguns degraus acima. Por tudo isso, o Bolt EV é um 100% elétrico que custa R$ 329.000.

É caro? É. Mas trata-se de um modelo que entrega o que promete, e mais algumas coisas. Conclusão: para quem busca um elétrico eficiente, espaçoso e cheio de recursos - e pode pagar por isso -, o Bolt EV é uma ótima opção.

Comentários