Chevrolet Equinox 1.5 Turbo Premier Awd 4236

Chevrolet Equinox é ótima escolha para famílias

Aceleramos a versão mais cara do SUV, de R$ 222 mil, que tem muito espaço interno, bom porta-malas e bastante tecnologia

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 27,8 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,1 km/litro
      Estrada: 10,8 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 468 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.2

Overview

Aceleramos a versão mais cara da linha 2022 do SUV médio, a Premier, que vem com muito espaço interno, motor 1.5 turbo e muita tecnologia embarcada.


  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • + Acabamento
  • + Tecnologia
  • + Desempenho
  • - Preço
  • - Consumo
  • - Falta de apelo
 
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Você viu aqui no WM1 que a Chevrolet atualizou o Equinox para nivelar o SUV aos principais rivais do segmento. Mas quais são os trunfos deste SUV, que vem importado do México? Para o teste de hoje, trouxemos a versão mais cara, a Premier, e vamos descobrir tudo que ela tem de bom - e também algumas coisas que não são tão legais.

Vale lembrar que o Equinox é o concorrente da GM para o Jeep Compass, grande líder entre os SUVs médios, e para Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos e outros utilitários dessa faixa de preço, como Caoa Chery Tiggo 7 Pro, Mitsubishi Eclipse Cross e Ford Territory. Hoje, tem a versão RS, de entrada, a R$ 204.990; e a Premier, topo de gama, por R$ 221.990. E qual o grande negócio?

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Como é o novo Equinox

O design evoluiu bastante. De frente, de certos ângulos, o novo Equinox me lembra alguns modelos da Volvo, justamente por conta do friso que nasce na gravatinha da grade e atravessa os faróis, que são sempre de LED (nas duas versões). As luzes de seta seguem na parte de baixo, mas agora a seção ficou mais verticalizada.

De lado, o SUV tem novas rodas. Mas o grande destaque é o tamanho. Com 4,65 m de comprimento, 2,73 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura, ele é maior que todos os carros que citamos no início do texto e chega perto ao tamanho de um Tiguan, ainda que o carro da Volks seja superior e compita contra Ford Bronco Sport, Peugeot 3008 e outros SUVs que já encostam nos R$ 280 mil.

Na traseira, novidade no formato óptico das lanternas e um novo protetor de pára-choques. Curioso notar que a versão mais cara, Premier, manteve a opção de tração integral, algo que veio do primeiro Equinox importado para o Brasil - aquele que tinha motor 2.0 e o câmbio de nove marchas usado pelo Camaro nos Estados Unidos.

Por dentro

Se você prestou atenção, leu que o sistema de tração integral continua. E isso é ótimo para diversas situações, como a necessidade de encarar estradas de terras um pouco mais chatas onde carros 4x2 dão aquela "penada". Só que o motor é o mesmo, tanto na versão mais cara como na RS, de entrada.

Falamos do conjunto 1.5 turbo com injeção direta (de gasolina, não flex), que rende 172 cv e 27,8 kgf.m de torque. Sim, beber só gasolina pode pesar contra, mas mesmo assim vale dizer que a Chevrolet faz questão de deixar claro que, entre os concorrentes, o Equinox é o mais rápido, já que pode acelerar de zero a 100 km/h em 9,2 segundos e atingir 199 km/h de velocidade máxima.

Aliado a este motor está o câmbio automático de seis marchas com aquelas opções de trocas de marcha por um botão lateral da própria alavanca, algo totalmente sem sentido. Mas, se mantiveram, é porque tem cliente que gosta. Só que o grande foco do SUV não é a esportividade. Nem na versão RS. Os focos do Equinox são o espaço interno e a boa lista de equipamentos que ele oferece.

Espaço interno

Na parte de trás o carro merece destaque, pois recebe muito bem três adultos por não ter eixo central elevado, ainda que duas pessoas tenham mais espaço para esticar as pernas. Outra coisa muito boa é a oferta de uma saída USB para quem vai lá atrás, além de saídas de ar exclusivas, bem como de um porta-copos e descansa-braços central. Uma ótima escolha para famílias.

Tudo isso, diga-se, sem atrapalhar o espaço do porta-malas, que é muito bom e recebe até 478 litros de bagagem - e que pode chegar a 1.627 litros se os bancos traseiros forem rebatidos.

O espaço interno do Equinox é um dos melhores da categoria - e esse é o maior destaque do SUV frente aos rivais
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Muito bem equipado

A boa oferta de equipamentos nivela o Equinox aos carros dessa categoria, ainda que de certa forma ele custe mais caro. Na Premier, vem com alerta de colisão frontal com detecção de pedestre; frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego e de movimentação traseira; vibração de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de itens no banco traseiro.

Fora isso, ele tem tudo que um carro desse valor precisa ter, como direção elétrica, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento por botão, carregador de celular sem fio, estacionamento automático, bancos dianteiros com ajuste elétrico, wifi, telecinética OnStar, teto solar panorâmico e a central multimídia MyLink de última geração, além de diversos controles via aplicativo.

Na comparação com a versão RS, vale dizer, ele traz de adicional o teto solar, o sistema AWD, o carregador de celular sem fio e mais alguns outros detalhes, além de leves diferenças estéticas, já que o Equinox RS tem acabamentos pintados de preto, como as rodas, que na versão Premier são diamantadas e de aro 19".

Chevrolet Equinox 1.5 Turbo Premier custa, hoje, R$ 221.990. Tem boa oferta de equipamentos e muito luxo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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E como roda?

Na hora de dar um rolê a primeira coisa sobre a qual precisamos falar, como destaque, é a suspensão traseira independente - que faz uma diferença enooorme em curvas. É assim também no Compass e no Taos, embora não aconteça da mesma maneira com o Corolla Cross.

O Equinox tem bom fôlego: roda bem, tem motor muito bem acertado com a caixa de câmbio e não faz feio em necessidades como ultrapassagens ou arrancadas de faróis. Calma, aqui vamos repetir: ele não é um carro ligeiro, mas vale lembrar que nenhum concorrente tem esse tipo de proposta, certo? E mais: mesmo assim, entre os rivais que citamos, ele é o mais rápido.

Só que tem um diferencial: bebe só gasolina. Segundo dados do Inmetro, faz 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada graças ao "baixo peso" de 1.561 quilos - isso se considerarmos o tamanho do SUV. Em nossas mãos, o carro registrou uma média de 10 km/l, muito boa se lembrarmos que rodamos sempre com outra pessoa a bordo e com o ar-condicionado ligado.

Também gostei muito da posição de dirigir e do nível do acabamento. É bem cuidado, sem excesso de plásticos duros e muitas partes do painel são forradas com materiais macios ao toque, o que reforça sua proposta de ser luxuoso, com a vantagem de também ser... o mais espaçoso dessa categoria!

Com teto solar panorâmico, a versão Premier é a mais completa e conectada da linha 2022 do modelo
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Conclusão

Meus amigos, a conclusão desse nosso rolê com o Equinox é a seguinte: o carro é bom, muito bom, mas foi claramente posicionado em uma faixa de preço onde o comprador dificilmente vai olhar para ele - afinal, por esse valor já é possível enxergar opções mais caras ou partir para um Compass com motor a diesel.

Ainda assim, o Equinox não deixa de ser um ótimo produto, que certamente vai emplacar tudo o que a GM trouxer de fora - afinal, vem importado do México em lotes limitados. E isso vai contribuir para que o modelo continue sendo o Chevrolet mais vendido do mundo.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

CHEVROLET - EQUINOX - 2022
1.5 16V TURBO GASOLINA PREMIER AWD AUTOMÁTICO
R$ 230510

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 172
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 27,8
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 210
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,2
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,8
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • Automático
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • AWD

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4652
  • Largura (mm)
  • 1843
  • Altura (mm)
  • 1697
  • Entre-eixos (mm)
  • 2725
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 59
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 468

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MyLink
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 8
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Concierge - Nomenclatura (comercial)
  • OnStar
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 19
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 235/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 19
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 235/50
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.4
  • Tecnologia9.4
  • Vida a bordo9.7
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter9.4
  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • + Acabamento
  • + Tecnologia
  • + Desempenho
  • - Preço
  • - Consumo
  • - Falta de apelo
 
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