SUV médio em sua versão intermediária com preço atrativo de utilitário compacto, motor 1.5 turbo, câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.
Na virada de 2019 para 2020 a Chevrolet anunciou que seu SUV médio Equinox passaria por uma reformulação de versões e preços. Em resumo, teria novas versões de entrada e intermediária (LT e Midnight) com novo conjunto mecânico, composto por motor 1.5 turbo (172 cv e 27,8 kgf.m), câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
Desse modo, o trem-de-força mais poderoso (motor 2.0 turbo de 262 cv, câmbio automático de nove marchas e tração integral) acabaria se tornando oferta somente da versão topo de linha, Premier.
Esta configuração atualmente custa mais de R$ 160 mil. A pergunta que fica é: por cerca de R$ 130 mil, vale a pena levar para casa o SUV com conjunto mecânico mais comportado? É isso que vamos responder agora.
Antes de falar sobre virtudes e pontos negativos do Equinox Midnight, é importante deixarmos claro que o preço de R$ 134.390, de certo modo, é competitivo se levarmos em consideração que alguns SUVs compactos em suas versões topo de linha (VW T-Cross, Honda HR-V e Jeep Renegade) passam de R$ 130 mil - em alguns casos, encostam nos R$ 140 mil.
Outra coisa: rivais diretos do Equinox em preço e porte, como Volkswagen Tiguan e Peugeot 3008, por exemplo, têm preços bem acima de R$ 150 mil (embora o Tiguan tenha uma versão de entrada de R$ 135.290, só que muito menos equipada na comparação com o Equinox Midnight).
Antes de falarmos diretamente do carro, uma pergunta: o que significa o "Midnight"? Em suma, nada mais do que uma filosofia da GM transformada em versões de alguns automóveis.
Assim como acontecia com o Tracker de geração anterior e a picape S10, é um conceito de carroceria e rodas pintadas de preto, combinados a um interior escurecido - reforçando o aspecto esportivo dos carros.
Pouco mais de 1.600 kg, 172 cv e 27,8 kgf.m de torque: como é o comportamento dessa mistura? Na realidade, surpreendente. O Equinox Midnight acelera bem, impressiona por saber fazer curva e freia muito bem quando necessário. Claro, a versão mais cara do SUV é mais poderosa em tudo isso... Mas também mais pesada.
O câmbio de seis marchas é outro aliado e não compromete o consumo de combustível por ter menos relações que a caixa de transmissão da versão superior: 9,5 km/litro na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina no tanque - não são números absurdamente bons, mas também não são nada ruins.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,2 segundos e a velocidade máxima é de 199 km/h. Os dados são da General Motors.
Em relação ao espaço interno, ponto positivo: ele tem o mesmo tamanho, espaço interno e porta-malas que a versão mais cara, sempre muito elogiada pelo porte e pelo conforto. Acredite: um terceiro adulto no banco de trás, sentado no meio, consegue até mexer as pernas sem precisar incomodar os colegas sentados ao lado.
Além disso, o nível de acabamento e sofisticação são obviamente inferiores se comparados aos do Equinox Premier. Mas são dignos de elogios para um carro deste valor. Na verdade, você só percebe as diferenças se for reparar nos detalhes. A acústica, por exemplo, sempre foi excelente e continua assim.
Em termos de conectividade e tecnologia, um paradoxo constrói a reputação do Equinox Midnight: ao mesmo tempo em que a central multimídia de 9 polegadas e o sistema OnStar pesam a favor, a falta do sistema de wi-fi a bordo, como já acontece no Cruze e até no Onix, jogam (muito) contra.
A Chevrolet não comenta a respeito, mas acreditamos que o SUV comece a oferecer esse conteúdo em breve. Até porque não faz sentido um carro mais caro que os dois citados não ter esse tipo de serviço.
Outra coisa. Aquele sistema que "treme" ou faz vibrar o banco do motorista de acordo com a aproximação do carro à frente, por meio de sensores, também não está na lista de itens de série das versões de entrada LT e intermediária Midnight.
Não que seja algo essencial, pois muita gente não curtia esse tipo de "aviso". Mas foi algo que sentimos falta depois de ter rodado com as novas configurações do SUV - e especialmente depois de ter conhecido a versão Premier.
Pergunta final: o Equinox Midnight é uma boa compra? Considerando os fatores de preço, espaço, conectividade, equipamentos e nível de acabamento citados acima, se você busca um SUV para usar no dia a dia - e pegar uma estrada de fim de semana -, o conjunto 1.5 mostra ser suficiente para esse tipo de cliente.
Vale lembrar, mais uma vez, que VW Tiguan, Peugeot 3008, Jeep Compass flex e outros carros dessa categoria têm motores mais fracos. Por vezes, menos equipamentos e, quase sempre, preços maiores.
CHEVROLET - EQUINOX - 2020 |
1.5 16V TURBO GASOLINA MIDNIGHT AUTOMÁTICO |
R$ 139490 |
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