Neste teste apresentaremos o Chevrolet Onix LT 2023, que é equipado com motor 1.0 aspirado de três cilindros em linha, acoplado a um câmbio manual, e está acima apenas da versão de entrada 1.0 MT, que é a mais simples de todas. Com isso em mente, saiba que o carro não é tão requintado, mas tem itens de segurança e foca na conectividade.
Antes líder de vendas, o Chevrolet Onix LT tem uma missão que não é das mais simples: enfrenta carros cujos projetos são mais novos e atualizados, como Hyundai HB20, Peugeot 208 e agora o novo VW Polo Track.
Trata-se de um carro com desempenho honesto, bem acertado para o uso urbano e com bom consumo de combustível, tanto na cidade como na estrada. O Onix LT não tem as respostas vigorosas vistas nas versões equipadas com o motor turbo, mas exibe boa agilidade nas rotações médias e altas.
O propulsor aspirado rende até 82 cv de potência a 6.400 rpm quando abastecido com etanol (78 cv com gasolina) e 10,6 kgf.m de torque a 4.100 rpm (9,6 kgf.m com gasolina). Esses números não empolgam - são bem diferentes dos 116 cv a 5.500 rpm e 16,8 kgf.m a 2.000 rpm (16,3 kgf.m com gasolina) entregues pelo motor turbo.
A direção, que é elétrica progressiva, proporciona boa dirigibilidade ao carro em conjunto com as suspensões, independente do tipo McPherson na dianteira e semi-independente com eixo torção na traseira. O câmbio manual de seis marchas proporciona trocas rápidas e suas relações de marcha, nem curtas nem longas demais, ajudam no consumo.
As irregularidades das ruas da cidade de São Paulo são superadas com tranquilidade e sem incômodos ao condutor e aos passageiros. Isso devido à firmeza da carroceria e à maciez na media certa das suspensões. O conforto é reforçado pelo bom isolamento acústico da cabine.
Durante os dias de teste com o Chevrolet Onix LT, abastecido com gasolina, obtivemos um consumo médio de combustível de 12,5 km/l na cidade. Um pouco menos que o resultado do Inmetro divulgado pela marca, que é de 13,3 km/l, mas ainda assim uma boa marca. Por outro lado, grata surpresa na estrada - anotamos um consumo de 20,5 km/l!
Equipado com freios a disco na frente e a tambor atrás , o Onix também exibiu frenagens seguras e sem sustos. Mas nada muito impressionante.
O interior é básico, com bastante uso de plástico, mas agradável. Os ocupantes ficam razoavelmente confortáveis. Obviamente, por ser um hatch compacto, viajar com três pessoas no banco de trás gera certo aperto e desconforto: o ideal é levar apenas duas pessoas ali atrás. O espaço no porta-malas também não é dos melhores, já que acomoda apenas 303 litros (com os bancos rebatidos, o volume aumenta para 1.151 litros).
A central multimídia é a MyLink com tela de oito polegadas. Seu uso é fácil, assim como a leitura de informações. Porém, não consegui parear o iPhone para poder visualizar as informações do GPS na central multimídia via Apple CarPlay porque o carro testado não tinha suporte a pareamento sem fio via Bluetooth, mas apenas entrada USB padrão - e o cabo do smartphone é do tipo USB-C.
Na parte da segurança, o Chevrolet Onix LT tem faróis com refletores duplos, aviso de cinto desatado para todos os ocupantes, controles de tração e de estabilidade, e airbags frontais, laterais e de cortina, entre outros itens. Além disso, o carro tem ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis e assentos dianteiros com encosto de cabeça na estrutura do banco.
Com preço inicial de R$ 81.590, o Chevrolet Onix LT 1.0 com câmbio manual deve ser considerado por pessoas que procuram um carro econômico e honesto, e não faem muita questão de requinte ou sofisticação. Apesar de não ter um desempenho impressionante, esta versão do Onix resolve bem, na rotina diária dos centros urbanos e deslocamentos rodoviários - e tem como bônus o elogiável consumo de combustível.
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